CICLO
Foco no Arquivo


Prosseguem as sessões “O Trabalho no Ecrã”, em colaboração com a equipa de investigação do projeto WORKS, que está a ser desenvolvido pelo CIES-IUL, em parceria com o CRIA e o CECL-UNL e o financiamento da FCT. Com incidência sobre a imagem do trabalho no cinema, o projeto é conduzido pelos investigadores Luísa Veloso (coordenadora), Frédéric Vidal, Emília Margarida Marques, Jacques Lemière, João Sousa Cardoso e João Rosas. “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema” é um projeto em curso, que inclui já o estudo de cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca com o objetivo de analisar as representações do trabalho no cinema português e, de modo mais alargado, as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho ao longo do século XX. “Numa época em que o trabalho sofre alterações rápidas e profundas, esta rubrica propõe-se suscitar uma reflexão sobre as várias formas de filmar o trabalho, pondo em diálogo uma variedade de géneros e registos cinematográficos”, escreve a equipa de investigadores.

 
03/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

O DIA DO DESESPERO
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1992 - 76 min | M/12
 
03/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O DIA DO DESESPERO
de Manoel de Oliveira
com Mário Barroso, Teresa Madruga, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória
Portugal, 1992 - 76 min | M/12
Projeto Works

sessão acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS, seguida de debate com Fátima Sá e Melo Ferreira e António Monteiro Cardoso

Oliveira aproxima-se dos últimos anos de Camilo Castelo Branco a partir de cartas do escritor, refletindo os seus conflitos e dramas e a relação atormentada com Ana Plácido. Inteiramente filmado na casa de Camilo em S. Miguel de Seide, é um dos mais austeros filmes de Oliveira. O plano que acompanha as rodas da carruagem no início do filme, assim como o plano-sequência final, tornam O DIA DO DESESPERO um exemplo elucidativo da utilização que Oliveira deles faz.
O debate que se segue à projeção conta com a participação de Fátima Sá e Melo Ferreira (CIES-IUL) e António Monteiro Cardoso (IHC/FCSH-UNL).