CICLO
Double Bill


Em junho, com o feriado de 13, o “Double Bill” (uma sessão, dois filmes, um bilhete único) fica reduzido a três sábados. No primeiro veremos A WOMAN’S FACE (George Cukor, 1949) seguido de PARTY GIRL (Nicholas Ray, 1958). A ponte óbvia entre os dois filmes vem da coincidência de ambos se centrarem em duas mulheres, Vicki Gayle (Cyd Charisse) e Anna Holm (Joan Crawford), cujas vidas são marcadas pelas cicatrizes que lhes desfiguram a cara. No entanto, muitos fios se podem tecer entre eles: Anna (a chantagista no filme de Cukor) e Vicky (a bailarina no filme da Ray) terão ou não outras marcas comuns para além da cicatriz na cara? O que torna tão diferente a forma como Cukor e Nick Ray olham e filmam essa desfiguração na mulher? Estes e outros haverá a desfiar… Na segunda dupla de filmes o jogo centra-se em dois homens que se vêm metidos num perfeito jogo de caça em que a presa passa a ser homem. Em THE MOST DANGEROUS GAME (1932), Ernest B. Schoedsack lança o caçador Bob (Joel McCrea) numa ilha onde se vê envolvido numa perfeita caça ao homem. Em MAN HUNT (1941) Fritz Lang lança o desportivo britânico Alan Thorndike (Walter Pidgeon), numa fuga aos seus perseguidores, os generais SS que o tinham apanhado “por brincadeira” a fazer pontaria a Hitler. E, mais uma vez, para além da ideia da caça ao homem que liga os dois filmes, muitas outras serão as possíveis relações a estabelecer. No terceiro “Double Bill” veremos dois filmes em que um grupo de pessoas se vê encurralado num espaço sem saída: No caso de Hitchcock, LIFEBOAT (1944), tudo se passa dentro de um barco salva-vidas e em LE HAVRE de Aki Kaurismaki (2012) é num contentor que um grupo de refugiados africanos desembarca em Havre.
Três sessões, seis filmes que nada têm de comum entre si? Ou neles poderemos encontrar marcas comuns, cicatrizes, ou infernos a cada qual tenta escapar, quer se trate de uma fuga a si próprio ou àquilo que o quer aniquilar?
 

 
06/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

A WOMAN’S FACE | PARTY GIRL
duração total da projeção: 204 min | M/12
 
20/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

THE MOST DANGEROUS GAME | MAN HUNT
duração total da projeção: 164 min | M/12
27/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

LIFEBOAT | LE HAVRE
duração total da projeção: 189 min | M/12
06/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
A WOMAN’S FACE | PARTY GIRL
duração total da projeção: 204 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

A WOMAN’S FACE
A Cicatriz do Mal
de George Cukor
com Joan Crawford, Melvyn Douglas, Conrad Veidt, Osa Massen, Reginald Owen
Estados Unidos, 1941 – 105 min / legendado em português
PARTY GIRL
A Rapariga daquela Noite
de Nicholas Ray
com Cyd Charisse, Robert Taylor, Lee J. Cobb, John Ireland, Kent Smith
Estados Unidos, 1958 – 99 min / legendado em português

A WOMAN’S FACE é um dos mais originais e menos conhecidos filmes de Cukor, com Joan Crawford numa das suas mais arrebatadoras criações. De rosto e carácter desfigurados, a personagem de Crawford é assombrada pelo mal, refletindo a marca profunda da cicatriz que a infância lhe deixou. Cukor filma o seu rosto num jogo de luz e sombras revelador do drama interior que a atormenta. Obra-prima de Nicholas Ray, PARTY GIRL leva-nos à Chicago dos anos trinta e ao império dos gangsters, para nos contar a história de amor de um advogado aleijado e corrupto por uma bailarina e a sua redenção. Este veio a ser o último filme de Ray feito em Hollywood e entusiasmou a crítica europeia da época. Filmado em cores magníficas e em scope. Extraordinária presença de Lee J. Cobb, no papel de um gangster sádico.
 

20/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
THE MOST DANGEROUS GAME | MAN HUNT
duração total da projeção: 164 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

THE MOST DANGEROUS GAME
O Malvado Zaroff
de Irving Pichel, Ernest B. Schoedsack
com Joel McCrea, Fay Wray, Leslie Banks
Estados Unidos, 1932 – 62 min / legendado em português
MAN HUNT
Feras Humanas
de Fritz Lang
com Walter Pidgeon, Joan Bennett, George Sanders, John Carradine
Estados Unidos, 1941 – 102 min / legendado em português

THE MOST DANGEROUS GAME é a primeira e mais famosa das inúmeras adaptações da novela de Richard Cornell (1924), sobre um perverso aristocrata russo, senhor de uma ilha nos mares do Sul onde se entrega ao "mais perigoso jogo": a caça ao homem (náufragos que primeiro recolhe, antes de os lançar aos pântanos). "Depois da caçada, a orgia" é o lema do sádico conde. Sexto filme americano de Fritz Lang, o “Lang contra Hitler”, MAN HUNT é uma espécie de fábula política sobre o regime nazi. Em vésperas da Segunda Guerra, um turista inglês é apanhado pela Gestapo quando tem Hitler na mira da sua espingarda de caça… descarregada. Os nazis exploram a situação como um atentado para tentar responsabilizar o governo britânico. Conseguindo evadir-se, a personagem de Walter Pidgeon é alvo de uma perseguição por agentes alemães na Grã-Bretanha, até ser encurralado numa caverna de montanha. Foi o primeiro dos quatro Langs com Joan Bennett, numa assombrosa criação. “Admito que o meu coração estava inteiramente com ela [Joan Bennett/Jenny]” (Fritz Lang). Filmou-a de modo inesquecível neste filme, e numa muito comovente cena de amor e sacrifício numa ponte londrina.
 

27/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
LIFEBOAT | LE HAVRE
duração total da projeção: 189 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

LIFEBOAT
Um Barco e Nove Destinos
de Alfred Hitchcock
com Tallulah Bankhead, Walter Slezak, William Bendix, Hume Cronyn, John Hodiak
Estados Unidos, 1943 – 96 min / legendado em português
LE HAVRE
Le Havre
de Aki Kaurismaki
com André Wilms, Blondin Miguel, Jean-Pierre Darroussin, Kati Outinen
Alemanha, França, Finlândia, 2011 – 93 min / legendado em português

Um dos mais prodigiosos tours de force de Hitchcock, que centra toda a ação da hora e meia de LIFEBOAT num salva-vidas onde se juntam os oito sobreviventes de um barco torpedeado por um submarino alemão e um tripulante deste submarino, que eles recolhem e acaba por os dominar. Com argumento adaptado de uma história de John Steinbeck, escrita a pedido de Hitchcock, o filme, realizado em plena Segunda Guerra Mundial, também é um notável exemplo de propaganda política, mais exatamente antinazi. De 2011, LE HAVRE é a mais recente longa-metragem do finlandês Aki Kaurismaki, o filme de uma cidade portuária da Normandia francesa protagonizado pelas personagens de Marcel Marx (André Wilms) e Arletty (Kati Outinen) que aí procuram um novo começo, em que ele, escritor sem sorte, se torna engraxador de sapatos e conhece uma criança africana refugiada de quem se torna protetor. “Neste mundo ‘de cinema’ – a fotografia de Timo Salminen faz o milagre habitual: recupera uma luz de estúdio, totalmente em desuso, a aplica-a mesmo às cenas de exteriores – o cinema ainda pode mais do que a vida. É o mais otimista dos filmes de Kaurismaki em muitos anos, mesmo se, por todas, se trata de um otimismo ‘de fábula’” (Luís Miguel Oliveira, Ípsilon).