21/05/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
"Este filme devia simplesmente contar a minha história de amor com o New Deal, a minha história de amor com as regiões mais remotas deste país, eu queria dizer como os amava e como os admirava", conta Kazan numa entrevista. O realizador parte de um velho conflito: a chegada do homem novo a uma sociedade que, antiga, lhe resiste. Muitos westerns se baseiam nisso. Mas esta epopeia moderna é a epopeia dolorosa do homem problemático. E o homem que surge aqui é um homem magoado. Montgomery Clift chegava depois do seu acidente. Nicholas Ray trabalhou com Kazan no teatro, que o levou com ele para Hollywood, onde a sua primeira tarefa foi a de assistente de realização em A TREE GROWS IN BROOKLYN, primeira longa-metragem de Kazan. Os dois mantiveram-se próximos durante muitos anos: quando Ray andava à procura de um ator para REBEL WITHOUT A CAUSE Kazan convidou-o para ver as rushes de EAST OF EDEN, protagonizado por um jovem desconhecido chamado James Dean. Kazan era Kazan, Ray era Ray; mas WILD RIVER será, porventura, o filme do primeiro em maior vizinhança com o universo e os temas do segundo.