CICLO
Double Bill


Os feriados de abril deixam apenas dois sábados para “Double Bill” (uma sessão, dois filmes, um bilhete único). Por este motivo, uma terceira sessão sobre os “temas” dos Duplas Sessões deste mês terá lugar em maio. Em abril, baseamos a programação desta nova rubrica na ideia de continuidade e contraste, com filmes que podem ter laços evidentes ou contrastar, de maneira aparentemente marcante, embora tenham laços secretos. Está no primeiro caso o programa que junta LE SAMOURAÏ e GHOST DOG – THE WAY OF THE SAMURAI, realizados com vinte e dois anos de intervalo. A obra-prima de Jean-Pierre Melville, lacónica e precisa, foi o ponto de partida de GHOST DOG, de Jim Jarmusch, que é um remake indireto do filme francês, embora tenha uma componente irónica que não existe de todo no filme de Melville. O outro programa reúne dois filmes que tudo parece separar: o período em que foram feitos (separam-nos 60 anos) e o sistema de cinema em que se inserem, industrial num caso, artesanal no outro. Mas à sua maneira, são dois filmes sobre a insubmissão. WILD BOYS OF THE ROAD é um dos filmes mais duros sobre a crise financeira e económica americana dos anos trinta. LE MAIRE, L’ARBRE ET LA MÉDIATHÈQUE, um dos filmes mais livres de Eric Rohmer, é uma sátira ferina à instrumentalização da cultura pelos políticos. Como o filme de Wellman, embora com outros meios, este também é um filme sobre a insubmissão.

 
11/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

WILD BOYS OF THE ROAD | L’ARBRE, LE MAIRE, ET LA MÉDIATHÈQUE
duração total da projeção: 178 min | M/12
 
18/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

LE SAMOURAÏ | GHOST DOG – THE WAY OF THE SAMURAI
duração total da projeção: 217 min | M/12
11/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
WILD BOYS OF THE ROAD | L’ARBRE, LE MAIRE, ET LA MÉDIATHÈQUE
duração total da projeção: 178 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

WILD BOYS OF THE ROAD
de William Wellman
com Frankie Darro, Edwin Philips, Dorothy Coonan
Estados Unidos, 1933 – 68 min / legendado eletronicamente em português
L’ARBRE, LE MAIRE, ET LA MÉDIATHÈQUE
de Eric Rohmer
com Fabrice Luchini, Pascal Gréggory, Arielle Dombasle
França, 1993 – 110 min / legendado eletronicamente em português

WILD BOYS OF THE ROAD é um filme impiedoso sobre a terrível situação económica nos Estados Unidos nos anos trinta, as suas consequências e algumas das respostas propostas pelo New Deal, que estava a começar (Roosevelt tomou posse em janeiro de 1933). Empurrados pela miséria, dois rapazes saem a esmo pelo país. Juntam-se a outros jovens na mesma condição e com eles enfrentam os mais duros obstáculos, não hesitando em reagir violentamente às injustiças das autoridades e a revidar à violência física da polícia. Mise en scène direta e concisa, à melhor maneira americana. Poucas vezes o cinema de Hollywood fez um filme tão violentamente “de esquerda”. Em L’ARBRE, LE MAIRE ET LA MÉDIATHÈQUE estamos longe dos jogos amorosos e verbais que caracterizam o cinema de Eric Rohmer. Este talvez seja o filme mais livre e sarcástico da sua vasta obra. Trata-se de uma fábula cinematográfica destinada a ridicularizar a política cultural tal como esta passou a ser praticada em França a partir dos anos oitenta. O presidente da câmara de uma pequena aldeia decide construir um “complexo desportivo-cultural” inteiramente desproporcionado para aquele lugar e cuja construção exigiria a derrubada de uma árvore centenária. Mostrando a sua capacidade de experimentar, o septuagenário realizador insere no filme cenas cantadas e uma autêntica entrevista com um camponês.
 

18/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
LE SAMOURAÏ | GHOST DOG – THE WAY OF THE SAMURAI
duração total da projeção: 217 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

LE SAMOURAÏ
O Ofício de Matar
de Jean-Pierre Melville
com Alain Delon, François Perrier, Nathalie Delon
França, 1967 – 107 min / legendado eletronicamente em português
GHOST DOG – THE WAY OF THE SAMURAI
Ghost Dog: o Método do Samurai
de Jim Jarmusch
com Forest Whitaker, John Tormey, Isaac de Bankolé
Estados Unidos, 1999 – 110 min / legendado em português

“Não há maior solidão do que a do tigre na selva”. Esta citação apócrifa abre LE SAMOURAÏ, obra-prima lacónica sobre um solitário assassino por contrato, que trabalha como se exercesse um ritual, encarnado por Alain Delon com impressionante sobriedade e tensão. No decorrer do filme, os interesses dos comanditários das mortes acabarão por se alterar e de assassino por contrato o protagonista passa a potencial vítima de um homicídio. Mantendo-se fiel às regras e às mitologias do cinema policial francês (ao qual já dera clássicos como BOB LE FLAMBEUR e LE DOULOS), Melville fez deste filme um pungente solilóquio sobre a solidão. Já foi dito que na obra de Jarmusch GHOST DOG está para o filme de gangsters como DEAD MAN, está para o western. Remake parcial e indireto do filme de Melville, GHOST DOG é a história urbana e melancólica, percorrida por um humor sibilino, de um assassino por contrato ao serviço de uma organização mafiosa, que tem devoção pelos antigos códigos de honra dos samurais. Um dos mais belos e característicos filmes de Jarmusch, com uma extraordinária presença de Forest Whitaker no papel principal.