CICLO
A Cinemateca com o Indielisboa’15


A Cinemateca volta a associar-se ao IndieLisboa, este ano na sua décima segunda edição, numa série de sessões da secção do festival Director’s Cut (que refletem a história do cinema, a sua memória e o seu património) que à semelhança do que sucedeu nos últimos anos, se estende à revisitação de filmes convocados pelos protagonistas dos primeiros num Director’s Cut em Contexto. Nas sessões na Cinemateca, o foco é posto no cinema de Manoel de Oliveira, R.W. Fassbinder e Ulrich Seidl, no universo de culto dos teen movies ou no cinema turco série Z. Assinalando o 90º aniversário da FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema, há também um conjunto de sessões em tributo ao seu trabalho, num programa variado que convoca o cinema e a cinefilia. O programa é completado com duas últimas sessões FIPRESCI em maio, com a apresentação de LA TETA ASUSTADA, de Claudia Llosa e LOURDES, de Jessica Hausner.

 
23/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Indielisboa’15

YOU I TOURNEUR | LOVE IS ALL: 100 YEARS OF LOVE & COURTSHIP
duração total da projeção: 84 min | M/16
 
23/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Indielisboa’15

FLOWERS OF TAIPEI – TAIWAN NEW CINEMA
de Chinlin Hsieh
Taiwan, 2014 - 109 min
24/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Indielisboa’15

ULRICH SEIDL – A DIRECTOR AT WORK
de Constantin Wulff
Áustria, Alemanha, Suíça, 2014 - 52 min
24/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Indielisboa’15

EL ADIOS LARGOS | REMAKE, REMIX, RIPOFF
duração total da projeção: 109 min | M/16
27/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Indielisboa’15

ASPHALT
Asfalto
de Joe May
Alemanha, 1929 - 93 min
23/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
YOU I TOURNEUR | LOVE IS ALL: 100 YEARS OF LOVE & COURTSHIP
duração total da projeção: 84 min | M/16
Director’s Cut

YOU I TOURNEUR
de Negro Marylène
França, 2014 – 14 min / legendado eletronicamente em português
LOVE IS ALL: 100 YEARS OF LOVE & COURTSHIP
de Kim Longinotto
Reino Unido, 2014 – 70 min / legendado eletronicamente em português

Kim Longinotto mergulha no arquivo do BFI, entre outras fontes, para criar um objeto singular numa carreira de documentarismo social: a montagem de uma história do amor através da história do cinema britânico, levada pela música de Richard Hawley. “O amor é tudo”: palavras que ecoam no romantismo do músico e traduzem o olhar sentido da realizadora britânica, também refletido nas palavras lidas sobre os rostos femininos do cinema de Jacques Tourneur em YOU I TOURNEUR.
 

23/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
FLOWERS OF TAIPEI – TAIWAN NEW CINEMA
de Chinlin Hsieh
Taiwan, 2014 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/16

Chinlin Hsieh detém-se na emergência do Novo Cinema de Taiwan, do início dos anos oitenta (muito sob o fôlego criativo de um grupo de cineastas em que se destacam os nomes de Hou Hsiao-hsien e Edward Yang) ao presente, convocando uma série de ilustres deponentes asiáticos e ocidentais, realizadores, críticos, programadores, historiadores e artistas que prestam o seu testemunho, experiências, reflexões sobre o influente “movimento”. Entre eles, Apichatpong Weerasethakul, Olivier Assayas, Kiyoshi Kurosawa, Hirokazu Kore-eda, Jia Zhang-ke, Wang Bing, Tsai Ming-Liang Hou Hsiao-hsien, mas também Tony Rayns, Jean-Michel Frodon, Pierre Rissient, Tadao Sato ou Ai Weiwei. O cinema de que se fala é ilustrativamente evocado por excertos de filmes num relance das imagens e dos sons que transformaram o panorama do cinema asiático muito para além das suas fronteiras, cunhando-lhe a singularidade.

24/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
ULRICH SEIDL – A DIRECTOR AT WORK
de Constantin Wulff
Áustria, Alemanha, Suíça, 2014 - 52 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Director’s Cut

O cinema do realizador austríaco Ulrich Seidl é o motivo do filme de Constantin Wulff, num retrato que inclui excertos de filmes e entrevistas (ao próprio Seidl, aos seus atores, a Veronika Franz, sua mulher e coargumentista) mas é sobretudo composto pela observação do realizador em trabalho, nas filmagens de IM KELLER / “NA CAVE” (projeto documental centrado nas caves austríacas sobredimensionadas relativamente às respetivas casas) ou nos ensaios da peça de teatro “Böse Buben / Fiese Männer”. “O muito discutido ‘método de Seidl’ é direta e vividamente demonstrado […]. O retrato revela um artista complexo e excecional. Mostra ainda: quanto o trabalho criativo de Seidl é todo ele uma procura na qual ele é tanto guiado pelas circunstâncias reais como pelas suas próprias visões e demónios” (Ralph Eue).

24/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
EL ADIOS LARGOS | REMAKE, REMIX, RIPOFF
duração total da projeção: 109 min | M/16
Director’s Cut

EL ADIOS LARGOS
de Andrew Lampert
México, Estados Unidos, 2013 – 13 min / legendado eletronicamente em português
REMAKE, REMIX, RIPOFF
de Cem Kaya
Alemanha, Turquia, 2014 – 96 min / legendado eletronicamente em português

Em foco neste trabalho documental de Cem Kaya está o fenómeno da popularidade do cinema “série Z” turco dos anos sessenta e setenta, época em que a Turquia se afirmou como um dos maiores países produtores de cinema do mundo recorrendo, no seu impressionante caudal de produção (e escassez de argumentistas), à cópia ou mimetização narrativa de histórias, argumentos e mesmo fragmentos de produção internacional de baixo orçamento. Tida como uma época de glória que durou até ao golpe militar do país e à emergência do domínio de Hollywood na década de oitenta, foi na Turquia o tempo de um cinema cheio de Super-homens, Tarzans, Zorros, Rambos, E.T.’s ou Guerras de Estrelas em variações “remake, remix, ripoff”. A abrir a sessão, EL ADIOS LARGOS, curta-metragem que se reapropria de THE LONG GOODBYE de Robert Altman.
 

27/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
ASPHALT
Asfalto
de Joe May
com Gustav Frölich, Betty Ammann, Albert Steinrück
Alemanha, 1929 - 93 min
mudo, intertítulos em alemão legendados em português | M/12
Director’s Cut em Contexto

Uma das obras-primas da cinematografia muda alemã, apesar do argumento não ser dos mais típicos do cinema alemão do período (um polícia é seduzido por uma ladra). O historiador de cinema Siegfried Kracauer classificou-o entre os “filmes da rua”, uma das correntes do cinema alemão mudo. De facto, os cenários exteriores, que descrevem a cidade, são simplesmente extraordinários, ao passo que a iluminação “expressionista” realça os momentos mais dramáticos. Um grande momento de cinema, que também é um dos muitos exemplos da influência que o cinema alemão mudo viria a ter no cinema americano dos anos trinta e quarenta. A primeira sequência reproduz, em estúdio, a zona da Potsdamer Platz, “mais real do que a realidade”.