CICLO
Foco no Arquivo


 

Na rubrica regular de programação “Foco no Arquivo”, março propõe a terceira sessão “O Trabalho no Ecrã”, organizada em colaboração com a equipa de investigação do projeto WORKS, que está a ser desenvolvido pelo CIES-IUL, em parceria com o CRIA e o CECL-UNL e o financiamento da FCT. O projeto é conduzido pelos investigadores Luísa Veloso (coordenadora), Frédéric Vidal, Emília Margarida Marques, Jacques Lemière, João Sousa Cardoso e João Rosas. Como aqui se tem escrito, ao longo de 2015, a Cinemateca apresentará mensalmente uma sessão dedicada à investigação que, no âmbito deste projeto, com incidência sobre a imagem do trabalho no cinema. “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema” é um projeto em curso, que inclui já o estudo de cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca com o objetivo de analisar as representações do trabalho no cinema português e, de modo mais alargado, as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho ao longo do século XX. “Numa época em que o trabalho sofre alterações rápidas e profundas, esta rubrica propõe-se suscitar uma reflexão sobre as várias formas de filmar o trabalho, pondo em diálogo uma variedade de géneros e registos cinematográficos”, escreve a equipa de investigadores.

 
18/03/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

OBRA DA JUNTA AUTÓNOMA DAS ESTRADAS | FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DA BREIA | COMÍCIOS ANTI-COMUNISTAS | GENTE DA VIA
duração total da sessão: 68 min | M/12
 
18/03/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
OBRA DA JUNTA AUTÓNOMA DAS ESTRADAS | FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DA BREIA | COMÍCIOS ANTI-COMUNISTAS | GENTE DA VIA
duração total da sessão: 68 min | M/12
sessão apresentada por Maria de Fátima Patriarca, e acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS

OBRA DA JUNTA AUTÓNOMA DAS ESTRADAS
de Jorge Brum do Canto
Portugal, 1934 – 37 min / mudo
FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DA BREIA
Portugal, 1934 – 4 min / mudo
COMÍCIOS ANTI-COMUNISTAS
Portugal, 1936 – 20 min / mudo
GENTE DA VIA
de Cottinelli Telmo
Portugal, 1938 – 7 min / mudo

Esta terceira sessão “WORKS” é dedicada a um conjunto de filmes dos anos trinta, que fazem uso dos diversos recursos formais experimentados pelo cinema da época, difundindo a ideologia do Estado Novo e a sua visão do trabalho. Em OBRA DA JUNTA AUTÓNOMA DAS ESTRADAS (com fotografia de Aquilino Mendes e Manuel Luis Vieira, produção Carlos de Arbués), Brum do Canto regista a construção e reparação de estradas, pontes e viadutos pela Junta Autónoma, que patrocina o filme para assinalar os seus sete anos de existência. “FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DA BREIA” (um título sem créditos, a apresentar pela primeira vez na Cinemateca) é filmado numa unidade fabril da região de Guimarães. COMÍCIOS ANTI-COMUNISTAS é uma produção dos Serviços Cinematográficos do SPN-Secretariado de Propaganda Nacional, de apoio a Salazar e ao Estado Novo e aos falangistas espanhóis, registando manifestações em Lisboa, Porto ou Coimbra nos primeiros meses da Guerra Civil de Espanha. Um “documento da histeria anticomunista em Portugal dos anos trinta” (Manuel Cintra Ferreira). GENTE DA VIA é um raro documentário de Cottinelli Telmo, e fazia parte de uma série de três filmes patrocinados pela CP. “É suficientemente didático para se distinguir da produção documental contemporânea, mas acrescenta a isso pequenos momentos narrativos que contribuem para alguns picos dramáticos (como o salvamento de um trabalhador)” (Tiago Baptista).