CICLO
Outras Sessões de Março


Sob esta designação genérica, reúnem-se, em março, uma sessão Rossellini (LA PRISE DU POUVOIR PAR LOUIS XIV) programada a propósito da conferência de Fausto Cruchinho sobre o cineasta italiano; uma sessão em lembrança de Anita Ekberg (1931-2015), com o seu mais emblemático filme (LA DOLCE VITA); OS HERDEIROS numa sessão a apresentar pelo realizador, Carlos Diegues; e o sempre oportuno OUTUBRO de Eisenstein. Espaço ainda para o acolhimento de uma iniciativa do Grupo de Estudo sobre Igualdade de Género no Cinema do Eurimages – WOMEN'S PLACE IN TODAY’S EUROPEAN AND PORTUGUESE FILM INDUSTRIES, onde o tema será debatido em intervenções individuais e ocasião para uma mesa redonda. A 30 de março, espaço reservado para uma sessão a anunciar oportunamente.

 
04/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Outras Sessões de Março

LA PRISE DU POUVOIR PAR LOUIS XIV
A Tomada do Poder por Louis XIV
de Roberto Rossellini
França, Burkina Faso, 1966 - 94 min
 
09/03/2015, 18h15 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Outras Sessões de Março

WOMEN'S PLACE IN TODAY’S EUROPEAN AND PORTUGUESE FILM INDUSTRIES
14/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Outras Sessões de Março

LA DOLCE VITA
A Doce Vida
de Federico Fellini
Itália, 1960 - 170 min
23/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Outras Sessões de Março

OS HERDEIROS
de Carlos Diegues
Brasil, 1969 - 95 min | M/12
26/03/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Outras Sessões de Março

INDIA - MATRI BHUMI
"Índia - Terra Mãe"
de Roberto Rossellini
França, Itália, 1957-1959 - 95 min
04/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Março
LA PRISE DU POUVOIR PAR LOUIS XIV
A Tomada do Poder por Louis XIV
de Roberto Rossellini
com Jean-Marie Patte, Raymond Jourdan, Katharina Renn, Pierre Barrat
França, Burkina Faso, 1966 - 94 min
legendado em português | M/12
Com o “Intervalo para o Conhecimento”

O mais célebre dos filmes de Rossellini da fase didática, feitos para a televisão nos anos sessenta e setenta. A TOMADA DO PODER POR LUÍS XIV é uma notável evocação da história de França no momento em que se instaura o poder pessoal e absoluto de Luís XIV e se inicia verdadeiramente o reinado do então jovem Rei Sol, depois da morte do Cardeal Mazarino. Tornou se um modelo – tão teórico como prático – de representação cinematográfica da História e não perdeu nada da sua seca e rigorosa pujança.

09/03/2015, 18h15 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Março
WOMEN'S PLACE IN TODAY’S EUROPEAN AND PORTUGUESE FILM INDUSTRIES
Eurimages | Grupo de estudo sobre Igualdade de Género no Cinema

Apresentações e mesa redonda | sessão de entrada livre mediante levantamento de ingressos na bilheteira

No âmbito do fundo europeu de apoio à coprodução cinematográfica EURIMAGES, um grupo de estudo sobre Igualdade de Género no Cinema tem vindo a estudar a problemática da representação feminina nas profissões do cinema e os pontos de vista masculino/feminino por detrás da câmara. Coorganizada pela Cinemateca, o ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual e o Grupo de Estudo sobre Género do Eurimages, esta sessão aberta ao público, apresentará estatísticas europeias e nacionais e é ocasião para uma mesa redonda. As apresentações estão a cargo de José Manuel Costa (Cinemateca), Teresa Duarte Martinho (ICS-UL), Nuno Fonseca (ICA); Ana Catarina Pereira (LabCom - UBI). A Mesa redonda, moderada por Maria João Seixas, conta com as participações de Catarina Alves Costa, Filipa Reis, João Mário Grilo, Joana Ferreira, Graça Castanheira e Pandora da Cunha Telles. Será projetado e comentado um excerto de TRÊS DIAS SEM DEUS, de Bárbara Virgínia (1945), primeira obra de ficção de longa metragem realizada por uma mulher em Portugal, selecionada para a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em 1946.
 

14/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Março
LA DOLCE VITA
A Doce Vida
de Federico Fellini
com Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Alain Cuny, Yvonne Furneaux
Itália, 1960 - 170 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Anita Ekberg

O mais célebre filme de Federico Fellini (o tal, do banho de Anita Ekberg na Fonte Trevi) que assinala o ponto em que o realizador se começou docemente a afastar do “neorrealismo”. Nada disso impede, porém, que LA DOLCE VITA se veja hoje, também, como um grande filme-documento sobre a Roma no final da década de cinquenta. “’Poema fílmico’, chamou-lhe Robert Richardson no artigo em que comparava LA DOLCE VITA a The Waste Land de T.S. Eliot, submetido, diremos nós, ao tema da amargura totalmente desprovida de significado que a beleza feérica, alucinante da existência humana mascara” (Frederico Lourenço).

23/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Março
OS HERDEIROS
de Carlos Diegues
com Sérgio Cardoso, Paulo Porto, Odete Lara, Mario Lago, André Gouveia, Jean-Pierre Léaud, Nara Leão, Caetano Veloso
Brasil, 1969 - 95 min | M/12
Carlos Diegues

com a presença de Carlos Diegues

Estruturado numa série de partes que evocam locais e datas histórias precisas, OS HERDEIROS segue a épica saga de uma família brasileira e as suas relações com o poder da Revolução de 1930 ao golpe militar de 1964. Entre as personagens, há um fazendeiro arruinado e um jornalista arrivista. É um dos mais conhecidos filmes de um dos protagonistas do Novo Cinema Brasileiro, Carlos Diegues, atualmente em Lisboa a rodar o seu próximo filme. Primeira exibição na Cinemateca.

26/03/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Março
INDIA - MATRI BHUMI
"Índia - Terra Mãe"
de Roberto Rossellini
França, Itália, 1957-1959 - 95 min
legendado eletronicamente em português
Sessão Extra programa

sessão apresentada por Renzo Rossellini

INDIA foi a obra que marcou a rutura de Rossellini com o cinema narrativo tradicional, sendo o filme percursor dos seus futuros trabalhos para a televisão. INDIA que procura mostrar "outros modos de vida e de pensamento", perscrutando as castas e as religiões que formam o povo indiano, mas interrogando-as sempre em relação com a natureza e com a dimensão espiritual subjacente. Destaque-se a fórmula lapidar com que, à época, Godard afirmou a sua importância: "India engloba o cinema mundial, tal como as teorias de Riemann e Planck englobam a geometria e a física clássicas". A invenção de um cinema "total". Já Truffaut, defendeu INDIA como "um poema livre, fora do tempo e do espaço". INDIA é apresentado em cópia digital. Sessão extra programa organizada em colaboração com a Leopardo Filmes.