CICLO
D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation


2015 é o ano do centenário de THE BIRTH OF A NATION, tumultuosamente estreado em 1915 num dos primeiros grandes acontecimentos cinematográficos de sempre, obra-prima absoluta da história do cinema, a Cinemateca voltou a D.W. Griffith. “Aqui”, as grandes retrospetivas da sua obra – lembre-se – foram já duas, em 1980 (“Ciclo David Wark Griffith”), e em 2004 (“David W. Griffith”) e ocasiões para a publicação de catálogos. Griffith, que, como se lê no catálogo de 2004, “como nenhum outro realizador teve a oportunidade e o mérito de, ao mesmo tempo, construir uma obra pessoal e estabelecer o fundamento de uma arte, ou de um modelo (dominante) dessa arte”. “The task I’m trying to achieve above all is to make you see”, dizia Griffith. Mas é da importância do vento a bater nas árvores que sempre nos lembramos quando lembramos Griffith, “the beauty of moving wind in the trees”. Evocamo-lo desde janeiro, terminando agora esta revisitação griffithiana com BROKEN BLOSSOMS e os derradeiros ABRAHAM LINCOLN e THE STRUGGLE, realizados nos anos trinta. E o propriamente dito THE BIRTH OF A NATION, numa muito especial sessão, a decorrer no Teatro Nacional de São Carlos, com o mais célebre dos Griffith, um dos mais seminais filmes da história do cinema, numa projeção acompanhada pela partitura original de Joseph Carl Breil executada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direção da maestrina Gillian Anderson.

 
05/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation

BROKEN BLOSSOMS
O Lírio Quebrado
de D.W. Griffith
Estados Unidos, 1919 - 95 min
 
12/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation

ABRAHAM LINCOLN
de D.W. Griffith
Estados Unidos, 1930 - 84 min
15/03/2015, 16h00 | Teatro Nacional de São Carlos
Ciclo D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation

THE BIRTH OF A NATION
O Nascimento de Uma Nação
de David W. Griffith
Estados Unidos, 1915 - 186 min
19/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation

THE STRUGGLE
de D.W. Griffith
Estados Unidos, 1931 - 82 min
05/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation
BROKEN BLOSSOMS
O Lírio Quebrado
de D.W. Griffith
com Lillian Gish, Richard Barthelmess, Donald Crisp
Estados Unidos, 1919 - 95 min
mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
acompanhamento ao piano por Daniel Schvetz

O mais famoso filme de Griffith ao lado de THE BIRTH OF A NATION e INTOLERANCE. Trocando a dimensão épica e espetacular dos primeiros por um lirismo exacerbado, BROKEN BLOSSOMS, à época considerado “a primeira genuína tragédia do cinema” (Photoplay), tem uma rara intensidade emocional, sublinhada por uma atmosfera visual que fez história. Foi a primeira experiência para cinema do fotógrafo Hendrik Sartov, responsável pelos planos de imagens difusas que tornaram célebre a fotografia do filme. “O LÍRIO QUEBRADO é um filme centrífugo, onde o comportamento é sempre desajustado e onde, à cadência de 16 imagens por segundo, tudo flúi, se dissolve e se não fixa” (João Bénard da Costa).

12/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation
ABRAHAM LINCOLN
de D.W. Griffith
com Walter Huston, Una Merkel, Kay Hammond, E. Alyn Warren, Henry B. Walthall
Estados Unidos, 1930 - 84 min
legendado em português | M/12

O primeiro all talkie de Griffith retrata a vida de Abraham Lincoln como um homem só e angustiado, porventura refletindo a solidão e o pessimismo de DWG nesta fase da sua vida. “Um pesadelo para a razão e para os nervos” foi como o próprio se referiu às oito semanas de rodagem de ABRAHAM LINCOLN. Pelo seu lirismo e dimensão pictórica, tem sido entusiasticamente reavaliado. Verdadeiramente surpreendente é o uso dramático do trabalho da banda sonora. “É, não só uma incursão precursora nos domínios do ‘som no filme’ e do ‘som do filme’ para retirar dele, cremos que, pela primeira vez, todas as potencialidades em suspense e emoção, como é o efeito que melhor pode dar, em elipse, a suprema elipse que é a morte.[…] Pela primeira vez, a banda sonora nos deu, em cinema, a imagem da morte, sobrepondo-se, nesse poderoso efeito, à imagem do morto.” (João Bénard da Costa).

15/03/2015, 16h00 | Teatro Nacional de São Carlos
D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation
THE BIRTH OF A NATION
O Nascimento de Uma Nação
de David W. Griffith
com Henry B. Walthall, Lillian Gish, Mae Marsh, Robert Harron
Estados Unidos, 1915 - 186 min
mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
Sessão Especial no Teatro Nacional de São Carlos

partitura original de Joseph Carl Breil executada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direção da maestrina Gillian Anderson

informações sobre a bilheteira a dar oportunamente

Um dos filmes mais polémicos da história do cinema: inegavelmente racista em muitas passagens, THE BIRTH OF A NATION também é a obra-prima fundadora de Hollywood, o nascimento de um cinema. Foi ainda o primeiro filme que pôs um país a discutir a sua história. Griffith sistematiza e amplia de modo empírico todas as suas experiências da linguagem cinematográfica, nomeadamente a montagem alternada e o salvamento no último minuto. THE BIRTH OF A NATION é um épico centrado na Guerra de Secessão e na desaparição do “Velho Sul”, com o seu modo de vida baseado num regime esclavagista. Uma obra-prima absoluta.

19/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation
THE STRUGGLE
de D.W. Griffith
com Hal Skelly, Zita Johann, Charlotte Wynters, Evelyn Baldwin, Jackson Halliday
Estados Unidos, 1931 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O último filme de DWG foi simultaneamente o maior desastre comercial da sua carreira e o único filme que realizou inteiramente livre de pressões de produção desde meados dos anos vinte. O tom sombrio poderá explicar o desaire à época (“o carácter não hollywoodesco”, “a ausência de glamour”, foram das críticas mais benévolas então publicadas). O tema da Lei Seca e das suas consequências sociais é a base do argumento filmado, com atores quase desconhecidos, num pequeno estúdio no Bronx e em exteriores, uma novidade nos primeiros anos do cinema sonoro (é usado um microfone parabólico que permite captar as vozes no meio do som ambiente). O trabalho sobre o espaço (interiores e exteriores), a iluminação e o som, não têm cessado de reivindicar novos olhares nas últimas décadas. Para além disso, no termo da obra de Griffith, THE STRUGGLE configura também uma síntese do seu universo, evocando mesmo alguns dos seus filmes do período Biograph. Cópia restaurada do MoMA.