12/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O primeiro all talkie de Griffith retrata a vida de Abraham Lincoln como um homem só e angustiado, porventura refletindo a solidão e o pessimismo de DWG nesta fase da sua vida. “Um pesadelo para a razão e para os nervos” foi como o próprio se referiu às oito semanas de rodagem de ABRAHAM LINCOLN. Pelo seu lirismo e dimensão pictórica, tem sido entusiasticamente reavaliado. Verdadeiramente surpreendente é o uso dramático do trabalho da banda sonora. “É, não só uma incursão precursora nos domínios do ‘som no filme’ e do ‘som do filme’ para retirar dele, cremos que, pela primeira vez, todas as potencialidades em suspense e emoção, como é o efeito que melhor pode dar, em elipse, a suprema elipse que é a morte.[…] Pela primeira vez, a banda sonora nos deu, em cinema, a imagem da morte, sobrepondo-se, nesse poderoso efeito, à imagem do morto.” (João Bénard da Costa).