CICLO
Bolonha on Tour


Embora tenha sido fundada há relativamente pouco tempo, num país onde já existiam, entre outras, três cinematecas importantes (Roma, Milão e Turim), a Cinemateca de Bolonha tornou-se rapidamente uma das mais importantes do mundo, devido à sua intensa e inteligente atividade, que contribuiu para a reconfiguração do trabalho das cinematecas na era, que começou em meados dos anos oitenta, em que o vídeo doméstico e a diminuição drástica do número de salas de cinema no mundo mudaram radicalmente a relação dos espectadores com os filmes e com a cultura cinematográfica. Ligada desde o seu nascimento à câmara municipal de uma cidade que é um grande centro universitário, esta cinemateca tornou-se uma fundação em 2013. A Cineteca di Bologna também organizou o que hoje é o mais célebre laboratório de restauro de filmes no mundo, L’Immagine Ritrovata (cuja atividade mais célebre é o restauro integral da obra de Charles Chaplin) e criou o Festival Il Cinema Ritrovato, que reúne anualmente cinéfilos de todo o mundo, que veem filmes de todas as épocas, em cópias restauradas. Il Cinema Ritrovato também se tornou um fórum informal para um debate crucial: como fazer restauros digitais de obras feitas em película sem que se perca o grão e a densidade da película, sem que a imagem dos filmes clássicos seja totalmente antisséptica e, por conseguinte, sem relevo. A Cinemateca Portuguesa e a Cineteca di Bologna têm relações próximas e calorosas há muitos anos e, recentemente (outubro de 2013), organizámos um Ciclo intitulado “Tesouros de Bolonha”, com cópias do acervo italiano. É com prazer que acolhemos esta seleção de filmes, apresentados em outros arquivos europeus e chamamos a atenção dos espectadores para um fato importante: neste Ciclo, não se trata apenas de ver filmes, mas também de ver cópias, exemplares restaurados de objetos cinematográficos, que nos permitem (re)ver os filmes no seu esplendor original. Todos os filmes são apresentados em cópias restauradas, algumas em suporte digital, outras em película 35mm, como as respetivas notas detalham.

 
02/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Bolonha on Tour

RISATE DI GIOIA
O Ladrão Apaixonado
de de Mario Monicelli
Itália, 1960 - 106 min
 
03/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Bolonha on Tour

MA L’AMOR MIO NON MUORE
de Mario Caserini
Itália, 1913 - 80 min
05/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Bolonha on Tour

RISATE DI GIOIA
O Ladrão Apaixonado
de de Mario Monicelli
Itália, 1960 - 106 min
09/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Bolonha on Tour

BOLOGNA, PROGRAMA DE CURTAS E MACISTE
duração total da sessão: 93 min | M/12
09/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Bolonha on Tour

MATRIMONIO ALL’ITALIANA
Matrimónio à Italiana
de Vittorio De Sica
Itália, 1964 - 102 min
02/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Bolonha on Tour

Em colaboração com a Cineteca di Bologna
RISATE DI GIOIA
O Ladrão Apaixonado
de de Mario Monicelli
com com Totò, Anna Magnani, Ben Gazzara
Itália, 1960 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A impossibilidade da chegada a Lisboa da cópia de MATRIMONIO ALL’ITALIANA / MATRIMÓNIO À ITALIANA de Vittorio De Sica para a data prevista da sua primeira apresentação no contexto do Ciclo “Bologna on Tour”, obriga a Cinemateca a ajustar o programa. Assim, a 2 de fevereiro, às 19h, será exibido RISATE DI GIOIA de Mario Monicelli, que mantém a projeção no dia 5, às 15h30. MATRIMONIO ALL’ITALIANA / MATRIMÓNIO À ITALIANA é apresentado a 9 de fevereiro, às 21h30, mantendo a sua segunda prevista apresentação a 11, às 15h30.

Baseado em dois contos de Alberto Moravia, RISATE DI GIOIA (“risadas de alegria”) reúne um trio insólito: de um lado, Totò e Anna Magnani (com o cabelo pintado de louro), do outro Ben Gazzara. Na sua sexagésima-oitava aventura cinematográfica, Totò é dirigido por um realizador de talento, Mario Monicelli, o que não foi sempre o caso nesta fase da sua carreira. Trata-se da história de uma figurante da Cinecittà, que quer ir a todo o custo a uma festa para a qual não foi convidada. À época, o respeitado crítico Morando Morandini observou: “Este trio vive uma daquelas noites tão caras aos realizadores italianos e que terminam numa alvorada pálida. A narrativa é engenhosa e Monicelli sabe dosear elementos cómicos e amargos, melancolia e sátira de costumes”. Um magnífico exemplo da comédia à italiana, que nos anos cinquenta e sessenta triunfou em todo o mundo. A apresentar em cópia 35mm.

03/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Bolonha on Tour

Em colaboração com a Cineteca di Bologna
MA L’AMOR MIO NON MUORE
de Mario Caserini
com Lyda Borelli, Mario Bonnard, Camillo de Riso, Mario Bonnard
Itália, 1913 - 80 min
mudo, com intertítulos em inglês | M/12

Nos anos dez do século XX, os italianos foram os criadores de um dos fenómenos mais importantes do cinema: as grandes vedetas femininas, as divas, sempre a representarem personagens extravagantes, às voltas com aventuras descabeladas, situadas em ambientes de luxo. Francesca Bertini, Pina Menichelli e Lyda Borelli foram as mais famosas divas do cinema mudo italiano. MA L’AMOR MIO NON MUORE, uma história de espionagem, cuja segunda parte é situada no mundo do teatro, é considerado o filme que lança o fenómeno das divas. Um filme fascinante devido à notável mise-en-scène e à “abordagem experimental da expressividade por parte de Lyda Boreli” (Ivo Blom). A apresentar em cópia digital.

05/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Bolonha on Tour

Em colaboração com a Cineteca di Bologna
RISATE DI GIOIA
O Ladrão Apaixonado
de de Mario Monicelli
com com Totò, Anna Magnani, Ben Gazzara
Itália, 1960 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Baseado em dois contos de Alberto Moravia, RISATE DI GIOIA (“risadas de alegria”) reúne um trio insólito: de um lado, Totò e Anna Magnani (com o cabelo pintado de louro), do outro Ben Gazzara. Na sua sexagésima-oitava aventura cinematográfica, Totò é dirigido por um realizador de talento, Mario Monicelli, o que não foi sempre o caso nesta fase da sua carreira. Trata-se da história de uma figurante da Cinecittà, que quer ir a todo o custo a uma festa para a qual não foi convidada. À época, o respeitado crítico Morando Morandini observou: “Este trio vive uma daquelas noites tão caras aos realizadores italianos e que terminam numa alvorada pálida. A narrativa é engenhosa e Monicelli sabe dosear elementos cómicos e amargos, melancolia e sátira de costumes”. Um magnífico exemplo da comédia à italiana, que nos anos cinquenta e sessenta triunfou em todo o mundo. A apresentar em cópia 35mm.

09/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Bolonha on Tour

Em colaboração com a Cineteca di Bologna
BOLOGNA, PROGRAMA DE CURTAS E MACISTE
duração total da sessão: 93 min | M/12

BOLOGNA MONUMENTALE
de autor não identificado
Itália, 1912 – 5 min / mudo, com intertítulos em italiano legendadas eletronicamente em português
TONTOLINI È TRISTE
de autor não identificado
com Ferdinand Guillaume (Tontolini)
Itália, 1911 – 7 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
LA PEINE DU TALION
de Gaston Velle
com Fernand Rivers
França, 1906 – 5 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
LES BORDS DE LA TAMISE D’OXFORD À WINDSOR
de autor não identificado
França, 1914 – 6 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
MAMMIFÈRES AMÉRICAINS: PACA, COATI, TATOUS, MARAS
de autor não identificado
França, 1914 – 5 minutos / mudo, com intertítulos em italiano e legendagem eletrónica em português
MACISTE
de Luigi Romano Borgnetto, Vincenzo Denizot
com Bartolomeo Pagano, Clementina Gay, Leone Papa, Amelia Chellini
Itália, 1915 – 65 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português

Reunindo produções da Latium Film, da Cines e da Pathé Frères, o programa de títulos dos primórdios do cinema que abre a sessão mistura puros documentos, inclusive um sobre a fauna da longínqua América do Sul (para onde muitos italianos emigravam neste período) e duas peças de fição, uma das quais com um cómico então célebre, Tontolini, também conhecido como Polidor. Mas o que une todos estes filmes é o trabalho sobre a cor nos primórdios do cinema, mais exatamente a técnica do pochoir, próxima da estética dos cromos e bilhetes-postais do período. Nesta primeira parte da sessão, o puro prazer de ver obras milagrosamente intactas feitas há mais de cem anos, é ampliado pelo trabalho sobre a cor, cuidadosamente restaurada pela cinemateca de Bolonha. A sessão prossegue com MACISTE: em 1914, Giovanni Pastrone realizou o extraordinário CABIRIA, um filme monumental situado na Antiguidade. Um dos personagens era Maciste, um escravo leal e de extraordinária força física. O êxito foi tamanho, que Maciste, incarnado pelo estivador Bartolomeo Pagano, transformou-se no primeiro herói musculado da história do cinema e viveu variadas aventuras em cerca de trinta filmes, antes de ser ressuscitado nos anos cinquenta, com a nova voga do peplum. No filme que vamos ver, o primeiro da série, uma jovem esconde-se de um bando de malfeitores num cinema onde é apresentado CABIRIA e pede ajuda a Maciste… A apresentar em cópias 35mm.
 

09/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Bolonha on Tour

Em colaboração com a Cineteca di Bologna
MATRIMONIO ALL’ITALIANA
Matrimónio à Italiana
de Vittorio De Sica
com Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Aldo Puglisi, Teca Scarano
Itália, 1964 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Baseado em Filomena Marturano, a peça mais célebre de Eduardo de Filippo, feito quando a fama de Sophia Loren e Marcello Mastroianni estava no auge, MATRIMÓNIO À ITALIANA foi um dos maiores êxitos do cinema italiano dos anos sessenta. Trata-se da história da longa ligação entre um homem de negócios, mulherengo, e uma rapariga de 17 anos, com quem ele acabará por casar, depois de muitas peripécias e reviravoltas. Como observou Paola Cristalli, “o desafio era transformar a superestrela Loren na dramática Filumena da peça”. A apresentar em cópia digital.