02/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Das Escolhas de Pedro Costa
THE INCREDIBLE SHRINKING MAN
Sentenciado
de Jack Arnold
com Grant Williams, Randy Stewart, April Kent
Estados Unidos, 1957 - 81 min
legendado em espanhol | M/12

THE INCREDIBLE SHRINKING MAN é uma das obras-primas da ficção científica dos anos cinquenta, com notáveis efeitos especiais e um clima de angústia raras vezes alcançado no género. Um homem é exposto a uma nuvem radioativa e descobre que vai "encolhendo" a pouco e pouco. Cada vez mais pequeno, acaba por ter de lutar pela vida, enfrentando primeiro um gato e, depois, uma aranha, até "desaparecer" no "infinitamente pequeno".

02/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Das Escolhas de Pedro Costa
TVA MÄNNISKOR | M/OTHER
duração total da projeção: 225 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 15 minutos

TVA MÄNNISKOR
“Dois Seres”
de Carl Th. Dreyer
com Georg Rydeberg, Wanda Rothgardt, Gabriel Alw, Stigh Olin
Suécia, 1944 – 78 min / legendado eletronicamente em português
M/OTHER
de Nobuhiro Suwa

com Tomokazu Miura, Makiko Watanabe, Ryudai Tatkahashi
Japão, 1999 – 147 min / legendado eletronicamente em português

“DOIS SERES” é hoje um título pouco conhecido e, na opinião de muitos, injustamente menosprezado na obra de Dreyer, que nunca o defendeu muito, talvez porque os protagonistas não foram as suas primeiras escolhas. Filmado na Suécia a partir de uma peça do dramaturgo alemão W.O. Somin (Attentat), “DOIS SERES” interessou a Dreyer pela situação de absoluta unidade de tempo já que toda a ação decorre, entre um casal, num apartamento de Estocolmo. Em M/OTHER, é através das transformações que uma criança introduz no quotidiano de um casal que Nobuhiro Suwa regressa a um dos seus temas favoritos. Tetsuo vive com a sua companheira Aki e subitamente é avisado que terá de tomar conta do seu filho de oito anos enquanto a ex-mulher recupera de um acidente. Na sua observação das fraturas introduzidas neste microcosmos familiar, Suwa lança um olhar acutilante sobre a sociedade contemporânea japonesa em que uma jovem se confronta com o súbito papel de “mãe”, que abala a sua vida profissional e pessoal. Como habitual, a mise en scène de Suwa revela-se sóbria e extremamente apurada. Um filme poderosíssimo em primeira exibição na Cinemateca.
 

03/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Das Escolhas de Pedro Costa
LAND OF THE PHARAOHS
Terra de Faraós
de Howard Hawks
com Jack Hawkins, Joan Collins, James Robertson Justice, Dewey Martin
Estados Unidos, 1955 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Tendo realizado obras maiores em quase todos os géneros (film noir, filmes de gangsters, filmes de aviação, westerns, screwball comedies), Howard Hawks abordou no fim da sua carreira o filme situado na Antiguidade (não se pode falar em peplum) com LAND OF THE PHARAOHS, embora tenha dito que tivera dificuldades, pois “não sabia como falavam os faraós”. De costas voltadas para as tradições do género, Hawks fez um filme sobre o poder e a morte, do qual um dos protagonistas é um arquiteto que constrói um túmulo. “TERRA DE FARAÓS é um longo pesadelo. É um filme negro, sufocante e perdido desde o início” (Pedro Costa).

06/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Das Escolhas de Pedro Costa
VINYL
de Andy Warhol
com Gerard Malanga, Tosh Carillo, John MacDermott, Robert Filippo, Edie Sedgwick
Estados Unidos, 1965 - 64 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Mítico filme de Andy Warhol em que se destacam as presenças de Edie Sedgwick e Gerard Malanga, VINYL apresenta-se como uma “adaptação” totalmente livre de A Clockwork Orange, de Anthony Burgess, livro que Kubrick trabalharia anos depois. Filmado a preto e branco em longos planos fixos, VINYL é atravessado pelas “estrelas” da Factory que dançam, fumam ou deambulam num espaço fechado, terminando numa sequência com algum sadismo. Uma experiência arrojada em cuja banda sonora encontramos The Kinks, Rolling Stones ou os The Isley Brothers.

09/02/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Das Escolhas de Pedro Costa
THE SEVENTH VICTIM
de Mark Robson
com Kim Hunter, Tom Conway, Jean Brooks, Isabel Jewell
Estados Unidos, 1943 - 71 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Produzido por Val Lewton este é um dos grandes “clássicos” da série B, que Mark Robson realizou para a RKO. O filme centra-se na busca de uma jovem (Kim Hunter, na sua estreia no cinema), que procura a irmã, desaparecida na cidade de Nova Iorque, confrontando-se com uma seita satânica e com uma série de outras obscuras personagens. Entre as muitas afinidades com CAT PEOPLE (Jacques Tourneur, 1942), de que Robson foi montador, ambos THE SEVENTH VICTIM segue a personagem de um psiquiatra, interpretado por Tom Conway.