CICLO
Ante-Estreias


Em dezembro, a rubrica regular de “Ante-estreias” de filmes portugueses é o espaço de duas sessões que evocam os 40 anos do Ar.Co, com a apresentação de O INDISPENSÁVEL TREINO DA VAGUEZA de Filipa Reis, João Miller Guerra e O TEMPO MELHORADO de João Dias; e a animação portuguesa contemporânea: RAQUEL SILVESTRE, A PASTORA, o mais recente filme de Marina Palácio, é a curta-metragem apresentada numa sessão que propõe sete outros títulos igualmente produzidos por Luís da Matta Almeida e realizados pelo próprio (com Pedro Lino – HOMEM DA CABELA DE PAPELÃO – e Julio Vanzeler – O GIGANTE), por Marina Palácio (NO PONTO MAIS ALTO DA LUA) e ainda por Sandra Santos (“E SE…”), Joana Toste (DAMA DE LAPA), Pedro Moura (MELODIA AMARGA) e José Miguel Ribeiro (ABRAÇO DO VENTO).

 
12/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

O INDISPENSÁVEL TREINO DA VAGUEZA | O TEMPO MELHORADO
duração total da sessão: 85 min | M/12
 
19/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

ANTE-ESTREIAS | SESSÃO DE ANIMAÇÃO
duração total da sessão: 68 min | M/12
12/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O INDISPENSÁVEL TREINO DA VAGUEZA | O TEMPO MELHORADO
duração total da sessão: 85 min | M/12
com a presença de Filipa Reis, João Miller Guerra e João Dias

O INDISPENSÁVEL TREINO DA VAGUEZA
de Filipa Reis, João Miller Guerra
Portugal, 2014 – 45 min
O TEMPO MELHORADO
de João Dias
Portugal, 2014 – 40 min

No contexto do aniversário dos seus 40 anos, o Ar.Co encomendou os dois filmes que a sessão reúne. Estreado mundialmente no recente DocLisboa, O INDISPENSÁVEL TREINO DA VAGUEZA é assinado pela dupla Filipa Reis e João Miller Guerra: “O Ar.Co é uma geografia de cada um, foge à normalização. A experiência é individual. Este filme é a minha, a nossa experiência. Construído a partir do arquivo da escola, de aulas gravadas de Manuel Castro Caldas e de conversas caseiras” (João Miller Guerra). O TEMPO MELHORADO é um filme de João Dias: “No centro do ensino, antes mesmo de qualquer valor, está um 'efeito'. Por isso se pode dizer que a escola é antes de mais, uma questão de acústica (...). Um filtro, um certo silêncio, amplificações específicas” (Manuel Castro Caldas).
 

19/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
ANTE-ESTREIAS | SESSÃO DE ANIMAÇÃO
duração total da sessão: 68 min | M/12
com a presença de Marina Palácio e Luís da Matta Almeida

RAQUEL SILVESTRE, A PASTORA
de Marina Palácio
Portugal, 2014 – 12 min
“E SE…”
de Sandra Santos
Portugal, 2010 – 7 min
DAMA DA LAPA
de Joana Toste
Portugal, 2014 – 4 min
MELODIA AMARGA
de Pedro Moura
Portugal, 2008 – 11 min
ABRAÇO DO VENTO
de José Miguel Ribeiro
Portugal, 2004 – 3 min
HOMEM DA CABELA DE PAPELÃO
de Luís da Matta Almeida, Pedro Lino
Portugal, 2010 – 12 min
O GIGANTE
de Julio Vanzeler, Luís da Matta Almeida
Portugal, 2012 – 12 min
NO PONTO MAIS ALTO DA LUA
de Marina Palácio
Portugal, 2007 – 7 min
 

“As caraterísticas que admiramos nos cães, como a lealdade, a inteligência ou a coragem, são as qualidades que o lobo necessita para sobreviver. No entanto, enquanto o cão se tornou no melhor amigo do homem, o lobo tornou-se um dos seus inimigos mais temidos. Raquel e o lobo colaboram para a continuação desta herança cultural. Se a pastora em relação ao lobo, manifesta o seu amor com firme indiferença, o lobo manifesta o seu amor com a sua presença e confronto. Ambas são manifestações desajeitadas e que não correspondem ao verdadeiro sentimento de que sentem um pelo outro”. Tal é a sinopse de RAQUEL SILVESTRE, A PASTORA, que se apresenta em ante-estreia numa sessão que prossegue com um conjunto de outros títulos do catálogo de produções de Luís da Matta Almeida selecionados pela aproximação temática da sua abordagem da afetividade. À exceção de ABRAÇO DO VENTO, os filmes apresentados são primeiras exibições na Cinemateca.