01/12/2014, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
THE FOUNTAINHEAD
Vontade Indómita
de King Vidor
com Gary Cooper, Patricia Neal, Raymond Massey, Kent Smith
Estados Unidos, 1949 - 112 min
legendado em português | M/12

Adaptado do romance de Ayn Rand, THE FOUNTAINHEAD é um dos grandes filmes de Vidor, aquele em que melhor se expõe a sua forma de ver o mundo e o seu individualismo. Vagamente inspirado na figura de Frank Lloyd Wright, é a história de um arquiteto que prefere destruir com dinamite um edifício que projetara a permitir a sua adulteração. O julgamento final é uma autêntica profissão de fé do individualismo contra as utopias coletivistas.

01/12/2014, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
UNLIMITED ACCESS
duração total aproximada da sessão: 50 min (duração aproximada) | M/12
INSHADOW

LITTLE BIRD
de Corali Dance Company
Reino Unido, 2012 – 3 min / sem diálogos
NECESSITY (da triologia NECESSARY GAMES)
de Sophie Hyde
Austrália, 2009 – 8 min / com diálogos e legendas em inglês
MERGULHO
de Pedro Sena Nunes
Portugal, 2010 – 8 minutos / sem diálogos
KINTSUGI
de APOTROPIA
Itália, 2014, 5 minutos / sem diálogos
FINDING FREEDOM
de Sue Austin
Reino Unido, 2012, 4 minutos / sem diálogos
HANNAH
de Sérgio Cruz
Portugal, 2010 – 6 minutos / sem diálogos
WOLF
de Jokin Labaien
Espanha, 2014 – 6 minutos / sem diálogos
CAN’T STOP ME SHINING
de Isabel Jones, Salamandra Tandem
2011, 5 minutos / com diálogos e legendas em inglês

A sessão é organizada em colaboração com o InShadow 4º Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, que se realiza em Lisboa entre 1 e 8 de dezembro apresentando trabalhos internacionais de vídeo-dança e performance. Nesta sessão especial “Unlimited Access” são apresentados LITTLE BIRD, NECESSITY (da trilogia NECESSARY GAMES), MERGULHO, KINTSUGI, FINDING FREEDOM, HANNAH, WOLF e CAN’T STOP ME SHINING. Primeiras exibições na Cinemateca.
 

01/12/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Dezembro
C'ERAVAMO TANTO AMATI
Tão Amigos que Nós Éramos
de Ettore Scola
com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli, Stefano Satta Flores, Giovanna Ralli, Aldo Fabrizi
Itália, 1974 - 123 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Três homens partilham a luta, como partigiani, contra o invasor alemão durante a guerra. No fim desta separam-se e cada um segue o seu caminho, e reencontram-se falhados e de sonhos desfeitos. “Queríamos mudar o mundo; foi o mundo que nos mudou”. Gassman é o oportunista que acaba solitário.

02/12/2014, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
THE NAKED DAWN
Alvorada Vermelha
de Edgar G. Ulmer
com Arthur Kennedy, Betta St. John, Eugene Iglesias
Estados Unidos, 1954 - 82 min
legendado em português | M/12

Um western pouco convencional, em technicolor e centrado em três personagens, dois homens e uma mulher. Foi a relação triangular entre eles que, à época, levou François Truffaut a comparar THE NAKED DAWN ao romance de Henri-Pierre Roché, Jules et Jim: “THE NAKED DAWN é o primeiro filme que me dá a impressão que um Jules et Jim cinematográfico é possível”. Como se sabe, alguns anos depois Truffaut passou à ação inspirado por esta obra.

02/12/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Dezembro
SATURN 3
Saturn 3 – O Robot Assassino
de Stanley Donen
com Farrah Fawcett, Kirk Douglas, Harvey Keitel, Douglas Lambert
Estados Unidos, 1980 - 87 min
legendado em português | M/12

Produzido e realizado por Donen, com argumento de Martin Amis a partir de uma história de John Barry (que trabalhara com Donen em THE LITTLE PRINCE e fora o responsável pela imagem de STAR WARS de George Lucas e SUPERMAN de Richard Donner), SATURN 3 é uma surpreendente incursão na ficção científica de suspense. Contando com um invejável elenco de vedetas, é um filme associável a outras estrelas: Stuart Craig no design da produção, Norman Dorme na direção artística, Colin Chilvers nos efeitos especiais ou Billly Williams na fotografia. Aproveitando os meandros do argumento, trabalhando os efeitos assustadores na mise en scène, Donen insiste na ideia do “filme dentro do filme” e no uso do split-screen.