CICLO
Um Dia Amália


O trabalho de Amália Rodrigues no cinema, que a Cinemateca tem apresentado com regularidade, é o foco das três sessões de 18 de dezembro na sala Félix Ribeiro, oportunidade para voltar a três dos mais icónicos títulos da sua filmografia. Nos anos quarenta, filmada por Perdigão Queiroga e por Leitão de Barros, Amália foi uma fadista num papel aproximável ao seu próprio percurso (FADO – HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA) e a atriz Eugénia Câmara (VENDAVAL MARAVILHOSO); em meados dos anos sessenta, Carlos Villardebó filmou-a num dos seus mais impressivos mas também menos típicos papeis (AS ILHAS ENCANTADAS).

 

 
18/12/2014, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Um Dia Amália

FADO – HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA
de Perdigão Queiroga
Portugal, 1947 - 108 min | M/6
 
18/12/2014, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Um Dia Amália

VENDAVAL MARAVILHOSO
de Leitão de Barros
Portugal, 1949 - 138 min | M/12
18/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Um Dia Amália

AS ILHAS ENCANTADAS
de Carlos Villardebó
Portugal, França, 1965 - 89 min | M/12
18/12/2014, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Um Dia Amália
FADO – HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA
de Perdigão Queiroga
com Amália Rodrigues, Virgílio Teixeira, António Silva, Vasco Santana, Eugénio Salvador
Portugal, 1947 - 108 min | M/6

Foi pela via do melodrama que Perdigão Queiroga se estreou na longa-metragem em FADO – HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA, um dos maiores sucessos de bilheteira do cinema português dos anos quarenta, com mais de vinte semanas de exibição nos cinemas Trindade e Condes. O argumento, de que se dizia ter algumas caraterísticas biográficas de Amália, reuniu a genial fadista ao mais popular galã de então, Virgílio Teixeira. Para muitos, trata-se do melhor momento cinematográfico da carreira de Amália Rodrigues.

18/12/2014, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Um Dia Amália
VENDAVAL MARAVILHOSO
de Leitão de Barros
com Amália Rodrigues, Paulo Maurício, Barreto Poeira, Isa Lobato
Portugal, 1949 - 138 min | M/12

Depois de ter realizado três filmes sobre Bocage, Inês de Castro e Camões, Leitão de Barros dedicou a que foi a sua última longa-metragem de ficção a uma obra baseada na vida do poeta brasileiro do século XIX, Augusto de Castro Alves, “o poeta dos escravos”, figura tutelar do romantismo brasileiro. O projeto (o maior investimento da cinematografia portuguesa até então) foi rodado no Rio de Janeiro, em coprodução com o Brasil, então um importante mercado para os filmes portugueses. O grande trunfo é Amália Rodrigues no papel da atriz portuguesa, e amante do poeta, Eugénia Infante da Câmara. Pelas vicissitudes que condenaram VENDAVAL MARAVILHOSO ao desaparecimento forçado ao longo das últimas décadas, é o papel menos conhecido da carreira cinematográfica de Amália. Esta sessão dá novamente a ver o resultado do mais complexo trabalho de restauro até agora levado a cabo pela Cinemateca, e que aqui foi apresentado pela primeira vez em março de 2004.

18/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Um Dia Amália
AS ILHAS ENCANTADAS
de Carlos Villardebó
com Amália Rodrigues, Pierre Clementi, Pierre Vaneck, João Guedes
Portugal, França, 1965 - 89 min | M/12

Ousado projeto de produção de Cunha Telles, AS ILHAS ENCANTADAS é a única incursão na longa-metragem do documentarista Carlos Villardebó, português fixado em França, segundo uma novela de Herman Melville. Um marinheiro francês chega a uma ilha que julga deserta e nela encontra uma mulher singular, solitária desde a morte do marido e irmão. Amália Rodrigues num dos seus grandes e porventura menos conhecidos papeis no cinema.