04/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Alain Resnais
No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
VOUS N’AVEZ ENCORE RIEN VU
Vocês Ainda não Viram Nada
de Alain Resnais
com Denys Podalydès, Sabine Azéma, Pierre Arditti, Mathieu Amalric
França, 2012 - 115 min
legendado em português | M/12
No seu antepenúltimo filme, Alain Resnais parece ter tentado conciliar várias tendências contraditórias que marcam as diversas etapas da sua obra: os jogos com o tempo e o espaço, típicos das suas primeiras obras; o trabalho sobre a representação dos atores e a teatralização, pelo qual se interessou especialmente nos anos oitenta; e o tom mais leve dos seus últimos anos. Um célebre autor teatral, já morto, convoca do “outro mundo”, todos os atores que participaram da sua peça Eurydice, para a qual Resnais utilizou a peça homónima de Jean Anouilh: o amor e a morte ainda fazem sentido depois da morte? Um extraordinário jogo sobre a representação e um elenco de célebres atores franceses de várias gerações. O filme é apresentado em ante-estreia em colaboração com a Midas Filmes.
04/10/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Alain Resnais
No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
AIMER,BOIRE ET CHANTER
Amar, Beber e Cantar
de Alain Resnais
com Sabine Azéma, Hippolyte Girardot, André Dussolier
França, 2014 - 108 min
legendado em português | M/12
No último filme que realizou, Alain Resnais explorou mais uma vez a presença do teatro no cinema, adaptando uma peça do prolífico Alan Ayckbourn, que já adaptara em SMOKING/NO SMOKING e em COEURS. No meio dos ensaios de uma nova peça, um casal de atores recebe a notícia de que um amigo chegado que sofre de uma doença gravíssima. Para Resnais, esta trama narrativa “levanta a questão: somos aquilo que os nossos amigos e inimigos descrevem? A nossa personalidade é diferente do que eles descrevem?”. O filme é um sofisticado jogo sobre a representação, a vários níveis e, como observou Philippe Rouyer na revista Positif, “Resnais soube abolir toda e qualquer contingência realista, num filme cujas imagens refletem os humores das personagens”. O filme é apresentado em ante-estreia em colaboração com a Alambique.
06/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Alain Resnais
No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
HIROSHIMA MON AMOUR
Hiroshima Meu Amor
de Alain Resnais
com Emmanuelle Riva, Eiji Okada
França, 1959 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com a lembrança do bombardeamento de Hiroshima em fundo – “Non, tu n’a rien vu à Hiroshima”, uma atriz francesa evoca, através do seu amor por um japonês, uma paixão condenada do passado: a relação com um oficial alemão durante a ocupação de França na Segunda Guerra. Viagem pelo tempo e pela memória, o desejo e a impossibilidade do esquecimento, com argumento de Marguerite Duras. Grande êxito no Festival de Cannes de 1959, o mesmo que consagrou LES 400 COUPS, HIROSHIMA MON AMOUR é uma das obras mais marcantes do cinema dos anos cinquenta.
07/10/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Alain Resnais
No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
HIROSHIMA MON AMOUR
Hiroshima Meu Amor
de Alain Resnais
com Emmanuelle Riva, Eiji Okada
França, 1959 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com a lembrança do bombardeamento de Hiroshima em fundo – “Non, tu n’a rien vu à Hiroshima”, uma atriz francesa evoca, através do seu amor por um japonês, uma paixão condenada do passado: a relação com um oficial alemão durante a ocupação de França na Segunda Guerra. Viagem pelo tempo e pela memória, o desejo e a impossibilidade do esquecimento, com argumento de Marguerite Duras. Grande êxito no Festival de Cannes de 1959, o mesmo que consagrou LES 400 COUPS, HIROSHIMA MON AMOUR é uma das obras mais marcantes do cinema dos anos cinquenta.
08/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Alain Resnais
No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
L’ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD
O Último Ano em Marienbad
de Alain Resnais
com Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi, Sacha Pitoëff
França, 1961 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em L’ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD Resnais colaborou intimamente com Alain Robbe-Grillet, o nome mais célebre do nouveau roman francês e também ele um singular realizador. O filme radicaliza a “desconstrução da narrativa” que foi uma das bandeiras do cinema moderno e abole totalmente o tempo linear. Tudo se passa num jogo entre a memória e a sugestão, a mentira e a verdade, quase no domínio da alegoria. Num hotel barroco, cercado por um parque à francesa, um homem tenta convencer uma mulher que ela o amara no ano anterior em Marienbad. “O cerne da obra parece-me estar – curiosamente – onde a crítica dos anos sessenta nunca pensou que ele pudesse estar: na acentuação do carácter fictício do cinema, na sua possibilidade de ficcionar a ausência, figurando-a ou não. MARIENBAD é o filme que prolonga o lado mágico do cinema, o cinema como artifício, como ‘trucagem’, tão desenvolvido na Alemanha dos anos vinte ou em Hollywood nos anos quarenta” (João Bénard da Costa).