02/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Setembro
Sylvia Scarlett
de George Cukor
com Katharine Hepburn, Cary Grant, Brian Aherne, Edmund Gwenn
Estados Unidos, 1936 - 90 min
legendado em português | M/12

Foi o fracasso deste filme que fez com que Katharine Hepburn fosse denominada veneno de bilheteira pelos produtores. O público ficou desorientado diante de um filme em que ela está quase todo o tempo a fazer-se passar por um rapaz. A ambiguidade da relação deste “rapaz” com o protagonista masculino, Cary Grant na primeira parceria com a atriz, num misto de atração e irritação, dá ao filme um segundo sentido, muito mais gritante do que o das comédias sofisticadas sobre a “guerra dos sexos”.

02/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Our Daily Bread
O Pão Nosso de Cada Dia
de King Vidor
com Karen Morley, Tom Keene, Barbara Pepper, John Qualen
Estados Unidos, 1934 - 73 min
legendado em português | M/12

OUR DAILY BREAD é um dos mais impressivos retratos dos tempos da Depressão nos Estados Unidos, contando a história de um casal de citadinos atingidos pela crise que regressa ao campo, formando uma comunidade agrícola com outros na mesma situação. Um dos grandes momentos do cinema: a construção da conduta de água para a plantação.

02/09/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Umarete wa Mita Keredo
“Nasci, Mas…”
de Yasujiro Ozu
com Hideo Sugawara, Tokkan Kozo, Tatsuo Saito
Japão, 1932 - 90 min
mudo, intertítulos em japonês narrados em francês e legendados eletronicamente em português | M/12

“NASCI, MAS…” (conhecido em francês como GOSSES DE TOKYO) é considerado como o primeiro dos grandes filmes de Yasujiro Ozu. Para Donald Richie é “a primeira vez que o cineasta combinou na perfeição todos os elementos que caracterizam o seu estilo”. História trágico-cómica sobre a relação entre um homem e os seus dois filhos, que não percebem por que motivo tem o pai de agir com tanta subserviência perante o patrão. O filme é realizado num estilo extremamente depurado, mas ainda longe do despojamento absoluto que caracterizaria a fase final do cinema do mestre japonês (1949-62).

03/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Setembro
The Roaring Twenties
Heróis Esquecidos
de Raoul Walsh
com James Cagney, Humphrey Bogart, Priscilla Lane
Estados Unidos,, 1939 - 106 min
legendado em português | M/12

Um filme de gangsters que procura explicar no seu preâmbulo as razões porque muitos homens foram levados ao crime organizado nos Estados Unidos dos anos vinte: após o regresso dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, foi-lhes recusada qualquer oportunidade de reinserção social. James Cagney é um desses heróis de guerra, agora esquecidos, que a sociedade marginalizou e que aproveita a Lei Seca para fazer fortuna, com o seu companheiro de combate e de crime, Humphrey Bogart. Um dos mais vibrantes e violentos filmes de gangsters de sempre.

03/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Tabu
Tabu
de Friedrich W. Murnau, Robert Flaherty
com Matahi, Reri, Hitu
Estados Unidos, 1931 - 80 min
mudo, intertítulos em inglês legendados em português | M/12

O último filme de Murnau, feito em vaga e discutida colaboração com Robert Flaherty. Situado na Polinésia, TABU narra a história trágica em que o amor se confronta com costumes ancestrais. Uma jovem é consagrada aos deuses tornando-se “tabu”. A quebra deste implica a punição. Ao fatalismo e sensualidade junta-se uma poética mítica, numa das grandes obras-primas do cinema.