CICLO
A Cinemateca com o IndieLisboa


A Cinemateca volta a associar-se ao IndieLisboa, este ano na sua décima primeira edição, numa série de sessões da secção do festival Director’s Cut (concebida como de apresentação de títulos redescobertos, restaurados ou que refletem a história do cinema), a apresentar em abril e no início de maio, nas datas do festival. À semelhança do que sucedeu em 2013, o programa propõe a apresentação de títulos documentais recentes e a revisitação de filmes convocados pelos protagonistas dos primeiros num Director’s Cut em Contexto. Em abril, são mostrados retratos documentais centrados em realizadores como Bertolucci – BERTOLUCCI ON BERTOLUCCI, de Luca Guadagnino e Walter Fasano, que rima com a apresentação de PRIMA DELLA RIVOLUZIONE; James Benning e Richard Linklater – DOUBLE PLAY: JAMES BENNING AND RICHARD LINKLATER por Gabe Klinger; Leos Carax em MR LEOS CARAX, de Tessa Louise-Salomé, motivo para voltar, em maio, a MAUVAIS SANG de Carax; e ainda A MASQUE OF MADNESS (NOTES ON FILM 06-B. MONOLOGUE 02), um retrato de Boris Karloff por Norbert Pfaffenbichler, que é também motivo para revisitar FRANKENSTEIN de James Whale, um dos mais icónicos títulos do ator. Está ainda programada a curta-metragem WALK IN THE FLESH, de Filipe Afonso. REFÚGIO & EVASÃO é o título do filme de Luís Alves de Matos com Alberto Seixas Santos a apresentar numa primeira exibição pública que rima com a projeção de GESTOS & FRAGMENTOS, título fundamental da “filmografia de abril” e da obra de Seixas Santos. O programa é completado em maio, com a apresentação de ROSSO CENERE, de Augusto Contento e Adriano Aprà, que por sua vez convoca STROMBOLI TERRA DI DIO de Rossellini; TRESPASSING BERGMAN de Jane Magnusson e Hynek Pallas, motivo para voltar a O ROSTO de Ingmar Bergman; UN CHAT SUR L’ÉPAULE de Julie Conte, um retrato de Jean-Pierre Beauviala; e as curtas-metragens MEMÓRIA DA MEMÓRIA, de Paula Gaitán e HEAD, TAIL, RAIL, de Hugo Olim. Também em maio, Claire Simon vai estar na Cinemateca a apresentar o seu filme MIMI.

 
26/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o IndieLisboa

Bertolucci on Bertolucci
de Luca Guadagnino, Walter Fasano
Itália, Áustria, França, Reino Unido, Suíça, 2013 - 101 min
 
26/04/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o IndieLisboa

Prima della Rivoluzione
Antes da Revolução
de Bernardo Bertolucci
Itália, 1964 - 100 min
28/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o IndieLisboa

Double Play: James Benning and Richard Linklater
de Gabe Klinger
Estados Unidos, França, Portugal, 2013 - 70 min
28/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o IndieLisboa

Mr Leos Carax
de Tessa Louise-Salomé
França, 2014 - 72 min
29/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o IndieLisboa

Frankenstein
Frankenstein
de James Whale
Estados Unidos, 1930 - 70 min
26/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em colaboração com o IndieLisboa’14
Bertolucci on Bertolucci
de Luca Guadagnino, Walter Fasano
Itália, Áustria, França, Reino Unido, Suíça, 2013 - 101 min
legendado eletronicamente em português
Director’s Cut

É como um filme ensaio na primeira pessoa do singular que BERTOLUCCI ON BERTOLUCCI se apresenta, através de uma montagem que articula as palavras do cineasta italiano a partir de centenas de horas de entrevistas e material de arquivo recolhido um pouco por todo o mundo. Trata-se de uma reflexão sobre o cinema que segue “um intenso fluxo de emoções, introspeção psicológica, anedotas e visões” reveladora da “identidade de um autêntico e extraordinário praticante da arte da mise en scène”. Nascidos em 1970/71, o tempo de IL CONFORMISTA na obra de Bertolucci, então já aclamado com PRIMA DELLA RIVOLUZIONE, é na qualidade de cinéfilos que Guadagnino (realizador internacionalizado com MELISSA P. e IO SONO L’AMORE) e Fasano (que tem trabalhado sobretudo como montador, entre outros de Dario Argento, Ferzan Ozpetek, Stefano Mordini) assinam o seu filme sobre Bernardo Bertolucci.

26/04/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em colaboração com o IndieLisboa’14
Prima della Rivoluzione
Antes da Revolução
de Bernardo Bertolucci
com Adriana Asti, Francesco Barilli, Morando Morandini
Itália, 1964 - 100 min
legendado em português
Director’s Cut em Contexto

“Quem nunca viveu antes da revolução, não conheceu a doçura de viver.” A célebre frase de Talleyrand (que se referia especificamente à Revolução Francesa) é citada em epígrafe nesta segunda longa-metragem de Bertolucci, à qual também serve de título. O filme é a história da educação sentimental de um jovem burguês de Parma, às voltas com um envolvimento sentimental incestuoso com a tia e com a relação com o seu mentor intelectual, um pensador marxista. Um filme ao mesmo tempo confessional e intelectual, magnificamente realizado, talvez a obra-prima do realizador, então com 24 anos.

28/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em colaboração com o IndieLisboa’14
Double Play: James Benning and Richard Linklater
de Gabe Klinger
Estados Unidos, França, Portugal, 2013 - 70 min
legendado eletronicamente em português
Director’s Cut

com a presença de Gabe Klinger

Realizado no quadro da série "Cinéma, de Notre Temps", o filme de Gabe Klinger apresenta-se como um retrato da amizade entre dois cineastas americanos de obras e percursos diversos: James Benning e Richard Linklater. DOUBLE PLAY é construído a partir de conversas filmadas entre Benning e Linklater e imagens de arquivo, explorando “as marcas do tempo, da duração, não apenas nas [suas respetivas] obras cinematográficas, mas também na sua amizade e nas suas vidas” (Gabe Klinger).

28/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em colaboração com o IndieLisboa’14
Mr Leos Carax
de Tessa Louise-Salomé
França, 2014 - 72 min
legendado eletronicamente em português
Director’s Cut

Esta primeira longa-metragem de Tessa Louise-Salomé surgiu na sequência de DRIVE IN HOLY MOTORS, registo de bastidores do último filme de Leos Carax, de 2012. MR LEOS CARAX (o título joga com a grafia: MR leos caraX) é um retrato do percurso e obra de Carax olhados na perspetiva do seu visionarismo, do modo como surgiu em cena com BOY MEETS GIRL e MAUVAIS SANG (1984/86), tornando-se uma figura de culto, secreta e polémica, de “aura maldita” com LES AMANTS DU PONT NEUF (1991), POLA X (1999), marcados pelas dificuldades de produção do primeiro e a má receção pública do segundo, e o recente HOLY MOTORS, genericamente defendido com estima pela crítica internacional. O filme combina material de arquivo inédito, entrevistas, excertos de filmes favoritos de Carax, compondo um retrato inspirado na sua visão poética. Os intervenientes incluem os críticos Richard Brody e Kent Jones, a diretora de fotografia Caroline Champetier e o ator Denis Levant, alter ego de Carax.

29/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o IndieLisboa

Em colaboração com o IndieLisboa’14
Frankenstein
Frankenstein
de James Whale
com Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, John Boles, Edward Van Sloan
Estados Unidos, 1930 - 70 min
legendado em português
Director’s Cut em Contexto

Um dos mais lendários filmes de terror da história do cinema, que praticamente fundou o género nos estúdios da Universal, assim como DRACULA. Boris Karloff interpreta de maneira inesquecível a figura do monstro, que acaba por receber o nome do seu criador e conquistar a imortalidade, tal como a obra literária em que se inspira, o romance de Mary Shelley. FRANKENSTEIN continua a ser uma maravilha poética.