CICLO
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles


Prosseguindo uma colaboração de há vários anos, a Cinemateca volta a associar-se à 8 ½ Festa do Cinema Italiano, em 2014 com seis sessões que evocam a obra de Mario Bava e uma outra reservada à apresentação do filme inédito de Orson Welles, recentemente redescoberto e mostrado em Itália: TOO MUCH JOHNSON, de 1938, realizado antes de CITIZEN KANE mas deixado incompleto por Welles.
Mario Bava (1914-80) foi um realizador de culto antes mesmo desta expressão existir, pois realizava filmes de géneros considerados pouco “nobres”, como o cinema de terror e o fantástico. Estes géneros sempre tiveram os seus cultores, mas o filme de estreia de Bava, LA MASCHERA DEL DEMONIO (1960), foi recebido com entusiasmo pela crítica francesa mais erudita e cinéfila, as arqui-inimigas Cahiers du Cinéma e Positif, o que surpreendeu muitos críticos italianos. Num livro de 1995, o crítico Alberto Pezzotta definiu acertadamente Bava como “mestre do cinema fantástico e do ‘grand guignol’, que nunca renunciou à ironia e à experimentação”. Mario Bava nasceu, por assim dizer, no cinema, pois o seu pai era operador de câmara e ensinou-lhe o ofício. Ele próprio começou por ser diretor de fotografia em 1939 (IL TACCH
INO PREPOTENTE, curta-metragem de Roberto Rossellini) e exerceu durante vinte anos esta profissão, trabalhando com realizadores como Luciano Emmer, Luigi Comencini, Mario Soldati, Mario Camerini, Riccardo Freda, Raoul Walsh e Jacques Tourneur. Bava parece ter sido o verdadeiro realizador de LA BATTAGLIA DI MARATONA deste último e foi por este motivo que os produtores lhe propuseram que realizasse um filme. O êxito de LA MASCHERA DEL DEMONIO lançou a sua carreira como realizador (também foi diretor de fotografia de muitos dos seus filmes), que se prolongaria até 1978, num total de vinte e cinco longas-metragens incluindo peplums, westerns, aventuras orientais e gialli, os thrillers com elementos fantásticos, para além de filmes fantásticos ou de terror. Embora tenha sido rapidamente abandonado pela “crítica mais séria”, Bava passou a ser idolatrado pelos apreciadores do cinema fantástico, que formavam um segmento específico da cinefilia, a tal ponto que em algumas cidades havia cinemas que só mostravam filmes deste género. Por isso, nunca foi esquecido e é reconhecido por Dario Argento, outro autor de culto, como um dos seus mestres. Neste breve Ciclo mostram-se alguns dos filmes mais célebres e significativos de um cineasta que um ano antes de morrer se definiu nestes termos: “Sou um artesão romântico, daqueles que já não existem. Fiz filmes como um marceneiro faz cadeiras”. Nos anos noventa, Martin Scorsese, Joe Dante e Tim Burton declararam publicamente a sua admiração pelo cinema de Bava: “Ninguém fez estas coisas tão bem como ele” (Joe Dante). Lamberto Bava, filho do realizador, seu antigo assistente e ele próprio um conhecido cineasta, acompanha as primeiras sessões em Lisboa.
 

 
11/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo 8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

La Maschera del Demonio
A Máscara do Demónio
de Mario Bava
Itália, 1960 - 85 min
 
12/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo 8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

La Ragazza Che Sapeva Troppo
A Rapariga que Sabia Demais
de Mario Bava
Itália, 1962 - 90 min
12/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo 8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

I Tre Volti Della Paura
“Os Três Rostos do Medo”
de Mario Bava
Itália, França, 1963 - 95 min
14/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo 8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Sei Donne per L’assassino
“Seis Mulheres para o Assassino”
de Mario Bava
Itália, França, 1964 - 88 min
14/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo 8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Diabolik
Diabolik
de Mario Bava
Itália, França, 1968 - 100 min
11/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
La Maschera del Demonio
A Máscara do Demónio
de Mario Bava
com Barbara Steele, John Richardson, Andrea Checci
Itália, 1960 - 85 min
legendado em espanhol
Mario Bava

com a presença de Lamberto Bava

O filme de estreia de Mario Bava, matriz do cinema italiano de terror, é a sua obra mais célebre, sobretudo pela cena que lhe dá título. É um dos grandes clássicos do cinema fantástico. Filmado a preto e branco pelo próprio Bava e tendo como ponto de partida uma novela de Gogol, o filme pode ser vinculado ao gothic anglo-saxão, com a sua atmosfera fechada de estúdio, com criptas e bosques inquietantes e uma história complexa, permeada de sadismo, mas vive sobretudo pela atmosfera que cria. À época, Jean Douchet escreveu em Arts que este era “o primeiro filme de vampiros que não é indigno dos dois ilustres modelos: NOSFERATU de Murnau e VAMPYR de Dreyer”. Primeira exibição na Cinemateca.

12/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
La Ragazza Che Sapeva Troppo
A Rapariga que Sabia Demais
de Mario Bava
com Leticia Roman, John Saxon, Valentina Cortese
Itália, 1962 - 90 min
versão em inglês legendada em português
Mario Bava

com a presença de Lamberto Bava

Quinto filme de Bava, LA RAGAZZA CHE SAPEVA TROPPO (o título é uma alusão a THE MAN WHO KNEW TOO MUCH de Hitchcock) é, na opinião de Alberto Pezzota, “o filme de Bava que, com LA MASCHERA DEL DEMONIO, que teve mais influência sobre o cinema italiano de género”, reunindo elementos do gothic, do whodunnit e de comédia de férias, à maneira de ROMAN HOLIDAY, de William Wyler. Trata-se de uma história contemporânea em que uma jovem americana, apaixonada por romances policiais, vai passar férias em Roma, onde recebe misteriosos telefonemas ameaçadores. O filme foi pensado para o mercado internacional e será apresentado na versão dobrada em inglês, destinada à distribuição internacional e que também tem diferenças de montagem com a versão original italiana.

12/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
I Tre Volti Della Paura
“Os Três Rostos do Medo”
de Mario Bava
com Michèle Mercier, Boris Karloff, Jacqueline Pierreux
Itália, França, 1963 - 95 min
legendado eletronicamente em português
Mario Bava

com a presença de Lamberto Bava

Reciclando cenários de LA MASCHERA DEL DEMONIO e de LA RAGAZZA CHE SAPEVA TROPPO, além da música de MASCHERA, I TRE VOLTI DELLA PAURA é um filme em episódios, um formato que esteve muito em voga na primeira metade dos anos sessenta. No prólogo Boris Karloff anuncia que vamos ver “três contos sobrenaturais”. No primeiro, IL TELEFONO (falsamente indicado no genérico como adaptado de um conto de Maupassant), uma mulher recebe ameaças de morte pelo telefone. No segundo, I WURDALAK, um homem dá por si às voltas com vampiros. No terceiro, LA GOCCIA D’AGUA, uma enfermeira rouba o anel de uma morta. No epílogo, Boris Karloff volta a falar ao espectador: “Sonhe comigo ao chegar a casa”. Primeira exibição na Cinemateca.

14/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
Sei Donne per L’assassino
“Seis Mulheres para o Assassino”
de Mario Bava
com Eva Bartok, Cameron Mitchell, Thomas Reiner
Itália, França, 1964 - 88 min
legendado em espanhol
Mario Bava

Coproduzido por Georges de Beauregard (À BOUT DE SOUFFLE, LE MÉPRIS), SEI DONNE PER L’ASSASSINO é um puro thriller, sem elementos fantásticos. É reconhecido como a matriz do magnífico L’UCCELLO DALLE PIUME DI CRISTALLO, de Dario Argento. Como o título indica, tudo gira à volta de uma série de homicídios violentos de mulheres, em que o suspense se mistura com um inquérito policial. No desenlace, há uma surpresa quanto à identidade do assassino. Um exemplo magnífico sobre a arte de morrer e matar no cinema. Primeira exibição na Cinemateca.

14/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
Diabolik
Diabolik
de Mario Bava
com John Philip Law, Marisa Mell, Michel Piccoli
Itália, França, 1968 - 100 min
legendado eletronicamente em português
Mario Bava

Produzido pelo poderoso Dino de Laurentiis e com música de Ennio Morricone, DIABOLIK traz ao cinema a personagem titular de uma banda desenhada extremamente célebre em Itália: um ladrão que rouba outros ladrões, assume várias máscaras e tem uma bela amante que é sua cúmplice. Como MODESTY BLAISE, de Joseph Losey, que também transpõe uma personagem de banda desenhada para o cinema, DIABOLIK é um filme extremamente rico do ponto de vista visual, com elementos psicadélicos, da Op Art e da Pop Art.