01/10/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Roberto Gavaldón, o outro Mexicano
El Socio
de Roberto Gavaldón
com Gloria Marin, Hugo Del Carril, Nelly Montiel
México, 1946 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação de uma novela do escritor chileno Jenario Prieto, que tem um longo rasto de versões cinematográficas, na Europa e nas Américas, antes e depois da versão de Gavaldón. Uma cantora na mó de baixo inventa um esquema que implica a existência de um “sócio” puramente imaginário, que no entanto vai assumir uma preponderância enorme sobre a vida dela. O mundo burocrático da novela original é transposto para os meios do teatro musical, pretexto para que o filme tenha os seus momentos musicais, em cenários luxuosos. O “sócio” é interpretado por Hugo Del Carril, vedeta do cinema argentino e realizador de alguns fabulosos melodramas.

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01/10/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Roberto Gavaldón, o outro Mexicano
Acuérdate De Vivir
Tens de Viver
de Roberto Gavaldón
com Libertad Lamarque, Carmen Montejo, Miguel Torruco
México, 1953 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Se o melodrama é indissociável de um certo masoquismo sentimental, ACUÉRDATE DE VIVIR puxa isso ao extremo. Libertad Lamarque é a mulher que se sacrifica sempre, especialmente pelas irmãs noivas de que tem que cuidar, e acaba por se ver envolvida em imbróglios sentimentais complicadíssimos que a condenam repetidamente ao sofrimento. Tudo tão exacerbado e fatalista que se torna um exercício poético, quase abstrato, sobre o sacrifício, a rejeição, a abdicação, e todas as feridas sentimentais decorrentes.

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04/10/2025, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Roberto Gavaldón, o outro Mexicano
Han Matado A Tongolele
de Roberto Gavaldón
com Yolanda Montes, David Silva, Lilia Prado
México, 1948 - 72 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Mistura de musical de cabaret com film noir, HAN MATADO A TONGOLELE é um curioso exercício de “para-realidade” construído em volta da popularidade de Yolanda Montes, dita “Tongolele”, artista de variedades que aqui é ao mesmo tempo “personagem” e “atriz”. Os comentadores de Gavaldón falam dos toques “surrealistas” do argumento, e destacam a mise en scène exuberante..

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07/10/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Roberto Gavaldón, o outro Mexicano
Camelia
Camélia
de Roberto Gavaldón
com María Félix, Jorge Mistral, Carlos Navarro
México, 1954 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma variação sobre a Dama das Camélias, trazida para o coração do melodrama mexicano: aqui o homem é um toureiro, e a mulher (María Félix, mais fatalista do que nunca) é uma atriz de passado duvidoso, possivelmente ex-prostituta. Tudo é exacerbado a um ponto máximo, de tal forma que até os mais fervorosos comentadores de Gavaldón admitem que se trata de um exagero “over the top” que deixa pelo caminho qualquer réstia de plausibilidade. Ao mesmo tempo, tal descrição deixa água na boca.

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10/10/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Roberto Gavaldón, o outro Mexicano
Sombra Verde
A Bela de Vera Cruz
de Roberto Gavaldón
com Ricardo Montalbán, Ariadne Welter, Victor Parra
México, 1954 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Há muito radicado nos EUA, o mexicano Ricardo Montalbán voltou ocasionalmente ao país natal para ser o protagonista de SOMBRA VERDE. A sua personagem é um engenheiro enviado por uma empresa farmacêutica à selva de Vera Cruz, na busca de raízes para o fabrico de cortisona. Mas perde-se na selva e vai dar a uma quinta isolada – chamada Paradiso – onde se envolve com a filha do proprietário. Tido como um dos Gavaldóns mais exuberantes, temperado por um erotismo mais do que só “sugestivo”.

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