CICLO
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)


Nesta quarta etapa do nosso percurso através da obra de Michael Curtiz, mantivemos o princípio de não apresentar a sua obra em ordem cronológica e sim numa mistura de períodos e géneros, de modo a melhor ilustrar a versatilidade do realizador. Cobriremos assim trinta e seis anos de cinema, de 1923 a 1959, poderemos (re)ver filmes de diversos géneros – westerns, dramas, musicais, comédias – e atores de gerações e imagens diferentes. Chamamos especialmente a atenção para os dois importantes filmes mudos incluídos no programa, assim como para THE HANGMAN, embora toda a obra de Curtiz seja um fascinante caleidoscópio cinematográfico.
 
 
12/05/2025, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)

Front Page Woman
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1935 - 82 min
 
12/05/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)

Mammy
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1930 - 84 min
14/05/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)

The Breaking Point
À Sombra do Mal
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1950 - 95 min
14/05/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)

The Woman From Monte Carlo
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1931 - 65 min
14/05/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)

White Christmas
Natal Branco
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1954 - 120 min
12/05/2025, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
Front Page Woman
de Michael Curtiz
com Bette Davis, George Brent, June Martel
Estados Unidos, 1935 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
FRONT PAGE WOMAN é o quarto dos seis filmes em que Michael Curtiz trabalhou com Bette Davis. Um ano antes deste filme e depois de muita insistência e cerca de vinte papéis, a atriz tivera finalmente o seu talento reconhecido, graças a OF HUMAN BONDAGE e o filme de Curtiz foi o primeiro que fez depois de receber este reconhecimento. Trata-se de uma comédia feminista, em que uma mulher e o seu namorado são repórteres para jornais rivais. Ela avisa-o que só se casará com ele depois de ele reconhecer que ela pode ser tão boa repórter quanto qualquer homem. O filme foi feito num interessante momento do percurso da atriz, que deixara os papéis de ingénua e ainda estava longe de ser estereotipada como “malvada”. Primeira exibição na Cinemateca.

A sessão repete no dia 27 às 19h30, na sala Luís de Pina.

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12/05/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
Mammy
de Michael Curtiz
com Al Jolson, Lois Moran, Louise Dresser
Estados Unidos, 1930 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
MAMMY, que marcou a estreia de Curtiz no filme musical, foi rodado a preto e branco, mas com a inclusão de algumas sequências em Technicolor. Protagonizado por Al Jolson, então no auge da fama por ter protagonizado o primeiro filme inteiramente sonoro, THE JAZZ SINGER, em 1927, e que parece ter intervindo bastante no trabalho de Curtiz, o filme é narrado em flashback por Jolson, cuja personagem se transformara num vagabundo. Num barco que leva uma companhia de artistas pelo rio Mississippi, ele apaixonara-se por uma colega, que por sua vez se apaixonara por um terceiro membro da companhia. O filme foi um inesperado triunfo de bilheteira, confirmando definitivamente a posição de Curtiz em Hollywood. Primeira exibição na Cinemateca.

A sessão repete no dia 31 às 19h00, na sala M. Félix Ribeiro.

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14/05/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
The Breaking Point
À Sombra do Mal
de Michael Curtiz
com John Garfield, Patricia Neal, Phyllis Thaxter
Estados Unidos, 1950 - 95 min
legendado electronicamente em português | M/12
THE BREAKING POINT é um dos mais belos filmes da obra abundantíssima de Michael Curtiz, em que John Garfield, um dos actores americanos mais notáveis da sua geração, encarna o dono de um barco de mercadorias que, depois de ser vítima de um calote, aceita transportar emigrantes clandestinos para poder voltar à Califórnia. Mais tarde, é levado a transportar bandidos, que querem livrar-se dele antes de chegarem ao destino. Um soberbo filme de atmosfera, longinquamente baseado em To Have and To Have Not de Hemingway.

A sessão repete no dia 20 às 19h30, na sala Luís de Pina.

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14/05/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
The Woman From Monte Carlo
de Michael Curtiz
com Lil Dagover, Walter Huston, Warren William
Estados Unidos, 1931 - 65 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um filme típico dos primeiros anos do período sonoro, quando o cinema americano conheceu uma grande liberdade narrativa, antes da instauração de novos códigos. Durante um baile a bordo de um navio chega a notícia do início da Primeira Guerra Mundial. O capitão manda evacuar o barco, mas a sua mulher refugia-se no camarote de um oficial que lhe declarara o seu amor. Notáveis interpretações de Walter Huston no papel do capitão e de Lil Dagover, um dos grandes nomes do cinema alemão mudo, no da sua mulher. Primeira exibição na Cinemateca.

A sessão repete no dia 17 às 21h30. na sala M. Félix Ribeiro.

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14/05/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
White Christmas
Natal Branco
de Michael Curtiz
com Bing Crosby, Danny Kaye, Rosemary Clooney
Estados Unidos, 1954 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Este musical foi o primeiro filme realizado por Curtiz depois de deixar a Warner, para a qual trabalhara desde a sua chegada aos Estados Unidos. Foi feito para o lançamento do Vistavision, o formato panorâmico concebido pela Paramount, um ano depois do Cinemascope, num momento em que a concorrência da televisão levou as produtoras americanas a buscarem novos meios de atrair o público. Os dois protagonistas, um cómico e um crooner, que se tinham conhecido durante a Segunda Guerra Mundial, formam um duo que tem grande êxito. Vão passar férias numa estação de esqui, cujos negócios vão mal, porque não há neve e lá montam um espetáculo. O filme foi mal recebido pela crítica, mas foi um dos maiores êxitos de bilheteira do ano nos Estados Unidos. Primeira exibição na Cinemateca, a exibir em cópia digital.

A sessão repete no dia 19 às 16h30, na sala M. Félix Ribeiro.

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