06/02/2025, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
sessão com apresentação e seguida de debate com Eduardo Cintra Torres, Hugo Barreira e Pedro Almeida Leitão
VINDIMAS DA CASA ANDRESEN
produção Invicta Film
Portugal, 1914 – 13 min / mudo
UM CHÁ NAS NUVENS / ESCALADA À TORRE DOS CLÉRIGOS
de Raul de Caldevilla
Portugal, 1917 – 10 min / mudo
MELGAÇO
produção Caldevilla Film
Portugal, 1921 – 6 min / mudo
VIDAGO
produção Caldevilla Film
Portugal, 1921 - 4 min / mudo
SERRA DA ESTRELA
Caldevilla Film
Portugal, 1921 – 18 min / mudo
EXTINTORES TOTAL
de Mello, C. Branco
Portugal, 1929 – 6 min / mudo
VIA ÁUREA
produção da CUF
Portugal, 1931 – 10 min
SORTE GRANDE
de Erico Braga
Portugal, 1938 – 14 min
duração total da sessão: 81 min | M/12
“A publicidade está presente no cinema desde os seus primórdios. Em Portugal, o primeiro filme que sobrevive, VINDIMAS DA CASA ANDRESEN (1914), inscreve-se num modelo possível de curta-metragem com um carácter simultaneamente documental e informativo. O mesmo sucede com filmes de promoção de estações termais produzidos pela Caldevilla Film em 1921. Antes, porém, a agência de publicidade de Raul de Caldevilla produziu o primeiro filme conhecido fazendo parte de uma campanha multimedia e centrada num evento espectacular, a Escalada à Torre dos Clérigos (1917), que originou dois filmes, sendo exibido o primeiro, o único que sobrevive. A sessão inclui uma curta-metragem de promoção concreta de um produto, os extintores Total (1929), e dois filmes noutro modelo: a inscrição da publicidade a adubos CUF numa narrativa estruturada, interpretada por Vasco Santana (VIA ÁUREA, 1931), e a construção de uma narrativa que pudesse incluir a publicidade aos mais variados produtos num filme já sonoro, SORTE GRANDE, de 1938.” (Eduardo Cintra Torres).
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