CICLO
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)


Continuamos a percorrer a paisagem clássica, original e originária, do faroeste, pontuando o primeiro momento de luto dedicado ao western com obras-primas tardias e crepusculares de John Ford, a saber: THE SEARCHERS, THE MAN WHO SHOT LIBERTY VALANCE e CHEYENNE AUTUMN. Para mais, ativam o modo de despedida ao género, relativamente a alguns dos principais condimentos que o tornaram tão popular nos anos precedentes em Hollywood, os filmes série B densamente desencantados, estoicos e de propensão cósmica de Budd Boetticher com Randolph Scott (tanto RIDE LONESOME quanto COMANCHE STATION). Neste particular, destacam-se ainda: MAN OF THE WEST de Anthony Mann, versando sobre um certo “fim de um mundo”; NO NAME ON THE BULLET de Jack Arnold, grande western paranoico hoje algo esquecido e o gélido DAY OF THE OUTLAW de André De Toth, o mais “dreyeriano” dos “filmes de cowboys”. Para mais, RIO BRAVO de Howard Hawks ou o subestimado GUNMAN’S WALK de Phil Karlson participam nitidamente nesta fase amadurecida do género, em que as palavras e os sentimentos doem mais do que as balas e o whiskey caindo em estômago vazio.
Como quem põe o dedo na ferida, adensam-se aqui questões como a representação do “outro” (THE SEARCHERS, claro, mas, acima de tudo, a provocadora obra de Gordon Douglas, RIO CONCHOS, em que soldados renegados a combater pelo Sul se conluiam com os nativos apaches contra os intentos do Norte unionista: afinal, quem é o inimigo?) ou o papel das mulheres (Angie Dickinson em RIO BRAVO e Barbara Stanwyck em FORTY GUNS são rápidas e mortais seguindo a lei da bala ou do coração). Mas talvez todo o spleen se possa sintetizar no gesto final de John Wayne em THE SEARCHERS, de homenagem ao falecido Harry Carey, o primeiro alter ego de John Ford, no período do mudo, quando o western ainda era um género (que se arrogava) inocente.
 
 
01/02/2025, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)

The Searchers
A Desaparecida
de John Ford
Estados Unidos, 1956 - 120 min
 
01/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)

Forty Guns
Quarenta Cavaleiros
de Samuel Fuller
Estados Unidos, 1957 - 80 min
03/02/2025, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)

Rio Conchos
Rio Conchos
de Gordon Douglas
Estados Unidos, 1964 - 107 min
03/02/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)

No Name on The Bullet
Bala Sem Destino
de Jack Arnold
Estados Unidos, 1959 - 77 min
03/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)

The Searchers
A Desaparecida
de John Ford
Estados Unidos, 1956 - 120 min
01/02/2025, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)
The Searchers
A Desaparecida
de John Ford
com John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Ward Bond, Natalie Wood
Estados Unidos, 1956 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das obras-primas de John Ford e o filme que contém todas as chaves do western. Também marca a entrada de Ford na última fase da sua obra, aquela em que a serenidade do olhar acompanha a consciência do fim de um tempo que existe apenas na memória, e de que um dos sinais é a evocação de Harry Carey, ator fordiano por excelência, no gesto final de John Wayne, o seu mais puro herdeiro.

A sessão repete no dia 3 às 21h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
01/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)
Forty Guns
Quarenta Cavaleiros
de Samuel Fuller
com Barbara Stanwyck, Barry Sullivan, Dean Jagger, John Ericson
Estados Unidos, 1957 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O western em tempo de mudança. O começo é de cortar a respiração e ficou na história. Jamais o CinemaScope foi aplicado desta maneira. Dir-se-ia que foi inventado para Fuller filmar aquela longa cavalgada de Barbara Stanwyck à frente dos seus 40 cavaleiros, mancha retilínea nas planícies do Oeste. E é o filme que destrói um “conceituado” cliché tacitamente aceite em todas obras do género: o duelo final que opõe Sullivan a John Ericson, com este escudado por Stanwyck.

A sessão repete no dia 7 às 19h00, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
03/02/2025, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)
Rio Conchos
Rio Conchos
de Gordon Douglas
com Richard Boone, Stuart Whitman, Anthony Franciosa, Edmond O’Brien
Estados Unidos, 1964 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Western operático, quase “conradiano”, desenrolado no rescaldo da Guerra Civil americana, em que mexicanos, negros e brancos a combater nos dois lados da barricada, bem como os temidos apaches, se cruzam para produzir um retrato sobre um país (ainda) a ferro e fogo. A composição de Edmond O’Brien, como o renegado general sulista consumido pela sua ambição e loucura, é “particularmente impressionante” (Patrick Brion), remetendo para o vindouro coronel Kurtz de Marlon Brando em APOCALYPSE NOW. O experiente Gordon Douglas, em plena forma na encenação de espetaculares sequências de ação, produz um retrato sobre a loucura e a megalomania em tempos decisivos na História da América. Primeira apresentação na Cinemateca.

A sessão repete no dia 5 às 21h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
03/02/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)
No Name on The Bullet
Bala Sem Destino
de Jack Arnold
com Audie Murphy, Joan Evans, Charles Drake
Estados Unidos, 1959 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Numa espécie de resposta, altamente sofisticada, a clássicos do género, tais como THE GUNFIGHTER e HIGH NOON, Jack Arnold assina um western paranoico sobre um assassino profissional, John Grant (Audie Murphy), que chega a um “god forsaken place” chamado Lordsburg. Os seus habitantes, aterrorizados, interrogam-se sobre quem é que o temível assassino “vem coletar”. Como escreveu Patrick Brion, na sua Encyclopédie du Western, ele é como “um anjo exterminador, símbolo da má consciência de quase todos os habitantes. (...) Trata-se de um dos melhores filmes de Jack Arnold e de um dos grandes papéis de Audie Murphy”. Primeira apresentação na Cinemateca.

A sessão repete no dia 7 às 15h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
03/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)
The Searchers
A Desaparecida
de John Ford
com John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Ward Bond, Natalie Wood
Estados Unidos, 1956 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das obras-primas de John Ford e o filme que contém todas as chaves do western. Também marca a entrada de Ford na última fase da sua obra, aquela em que a serenidade do olhar acompanha a consciência do fim de um tempo que existe apenas na memória, e de que um dos sinais é a evocação de Harry Carey, ator fordiano por excelência, no gesto final de John Wayne, o seu mais puro herdeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui