29/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Repórter X | Rodagens Repórter X
REPÓRTER X
de José Nascimento
com Joaquim de Almeida, Paula Guedes, Mário Viegas, Jorge Silva Melo, Suzana Borges, Eunice Muñoz, Fernando Heitor, Marcello Urgeghe, Teresa Roby, Rui Reininho, José Wallenstein, Pedro Cabrita Reis
Portugal, 1986 – 102 min
RODAGENS REPÓRTER X
de Edgar Pêra
Portugal, 1985-2024 – 13 min
duração total da projeção: 115 min | M/12
REPÓRTER X inspira-se na personagem e nas ficções rocambolescas do popular “Repórter X”, Reinaldo Ferreira, figura mítica do jornalismo português dos anos 1920 cuja vida e obra descreve os nossos “loucos anos 20”. Fiel ao espírito da vida e obra de Reinaldo Ferreira, Nascimento realiza um filme marcado pelo policial e pelo mistério, seguindo o estilo folhetinesco do jornalista. O ambiente de REPÓRTER X, noturno e fantasista, recria o imaginário conturbado do entre guerras (com a ascensão dos fascismos) à luz da Lisboa cosmopolita dos anos 1980 – a Lisboa do Frágil. A sessão culmina com a apresentação de um conjunto de imagens inéditas filmadas em vídeo por Edgar Pêra durante a rodagem de REPÓRTER X.
Pêra fora aluno de Nascimento no Conservatório de Cinema e tivera em REPÓRTER X um dos seus primeiros trabalhos em cinema, como anotador. Este making of é um retrato observacional dos modos de trabalho da produção de cinema em Portugal e, em particular, da direção de José Nascimento. Um documento precioso. REPÓRTER X é apresentado em nova cópia digital produzida no âmbito do PRR.
30/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Jacques Rivette, Le Veilleur
– 1. Le Jour / 2. La Nuit
de Claire Denis, Serge Daney
com Jacques Rivette, Serge Daney, Bulle Ogier, Jean-François Stévenin, Jean Babilée
França, 1990 - 124 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Realizado para a série Cinéma de Notre Temps (reencarnação moderna da lendária Cinéastes de Notre Temps dos anos 60), LE VEILLEUR é um dos poucos filmes feitos em torno da figura de Jacques Rivette. Destinado à televisão, tornou-se um filme muito raramente visto. Estrutura-se numa série de conversas (em cafés e diversos locais de Paris) entre Rivette e Serge Daney. Na verdade, Rivette já tinha assinado um episódio da série, dedicado a Jean Renoir, e, portanto, estava na hora de “passar a ser sujeito de outro cineasta” (como lembrou o produtor André S. Labarthe). Foi Rivette quem sugeriu Daney (a cujas questões responde em entrevista, onde para além de cinema – dos filmes, dos cineastas de eleição, de Bazin, dos Cahiers –, se fala também de pintura) e depois surgiu Claire Denis, que já fora assistente de Rivette em OUT 1, naquele que foi o seu primeiro trabalho depois da escola de cinema. É um retrato em duas partes já que Rivette é “um cineasta da alternância do dia e da noite, do cão e do lobo: um velador da noite em pleno dia, velando o tempo concedido a todos e no espaço – Paris – que a ninguém pertence” (Serge Daney).