18/10/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Paul Leduc
Reed, México Insurgente
Reed: México Rebelde
de Paul Leduc
com Claudio Obregón, Ernesto Gómez Cruz, Max Kerlow, Heraclio Zepeda
México, 1970 - 107 min
legendado em português e eletronicamente em inglês | M/12
Antes de Dez Dias que Abalaram o Mundo, John Reed foi ao México, para testemunhar a sua primeira revolução. O começo de Leduc, rodado de forma independente em 16mm, mostra a marcha da História de forma diferente. No seu livro de referência Film as a Subversive Art, Amos Vogel escreveu: “Acedemos às verdadeiras realidades da revolução mexicana (ou qualquer outra): calmaria e confusão, caminhos acidentados, morte inesperada, amizades repentinas e meias-ações sinuosas.
O sentimento é anti-folclórico, anti-sentimental, anti-heróico e, como tal, mais próximo da realidade revolucionária”.
18/10/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Paul Leduc
Crónica de un Reventón | Cobrador. In God We Trust
CRÓNICA DE UN REVENTÓN
México, 1985 – 28 min
COBRADOR. IN GOD WE TRUST
com Peter Fonda, Lázaro Ramos, Antonella Costa, Milton Gonçalves, Dolores Heredia, Ruy Guerra
México, Espanha, Brasil, Reino Unido, Argentina, França, 2006 – 86 min
filmes de Paul Leduc
duração total da projeção: 114 min
legendados em inglês e eletronicamente em português | M/12
Leduc assinou os primeiros oito e o décimo primeiro dos 13 episódios de Con la música por dentro, série repleta de habitantes da Cidade do México – trovadores itinerantes, românticos boémios, mariachis – que tornam a aparecer em ¿CÓMO VES?, filme-chave dos anos 1980 no México. Os verdadeiros reis do décimo primeiro capítulo são Álex Lora e Three Souls in My Mind (imediatamente antes de passarem a ser El Tri). Após uns anos de interdição do rock, entram de pleno direito num ginásio disfarçado de salão de dança à espera de alguma loucura punk. Que delícia vislumbrar a televisão mexicana no seu melhor em CRÓNICA DE UN REVENTÓN. Os caminhos de um garimpeiro brasileiro, um jornalista argentino, um polícia brasileiro e um magnata americano (Mr. X, interpretado por Peter Fonda) cruzam-se em COBRADOR. IN GOD WE TRUST, ficção baseada em cinco contos de Rubem Fonseca (Passeio Noturno 1 & 2, O Cobrador, Placebo, Cidade de Deus [1975-1997]), o único filme de Leduc no século XXI. O seu olhar implacável volta-se para a violência da globalização, mostrando a união entre todas as coisas num mundo contemporâneo. Leduc sempre esteve atento aos meios visuais e parte do seu pensamento sobre imagens digitais e de vigilância não difere muito do de Tony Scott. Por último, a música de Tom Zé é um antídoto fundamental.
19/10/2024, 16h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Paul Leduc
Mesa-Redonda - Uma Revisão da Obra do Autor Paul Leduc
Entrada livre, mediante levantamento de ingresso na Bilheteira trinta minutos antes do início da sessão.
Esta mesa-redonda discute o impacto e a relevância da obra de Paul Leduc, referência incontornável no cinema latino-americano. Participam na conversa Maximiliano Cruz (diretor do Ficunam), Astrid Villanueva Zaldo (investigadora) e Boris Nelepo (programador pelo Doclisboa da retrospetiva).
19/10/2024, 17h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Paul Leduc
Comunicados 1, 2 Y 4 del Consejo Nacional de Huelga | Hurbanistorias (Sic)
COMUNICADOS 1, 2 Y 4 DEL CONSEJO NACIONAL DE HUELGA
México, 1968 – 20 min
HURBANISTORIAS (SIC)
México, 1985 – 30 min
filmes de Paul Leduc
duração total da projeção: 50 min
legendados em inglês e eletronicamente em português | M/12
No verão de 1968, houve grandes manifestações na rua. “Não queremos os Jogos Olímpicos, queremos uma revolução.” Leduc, Rafael Castanedo, Óscar Menéndez e outros participaram no movimento, fazendo declarações públicas sob a forma de cinétracts, com base em fotografias (sobretudo de Héctor García), documentando a ação de um estado violento. Estes COMUNICADOS foram rodados em julho/agosto, para circular pelas universidades e reunir pessoas em auditórios para promover o debate político. Mais tarde, dez dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, os estudantes foram massacrados pelos militares. HURBANISTORIAS (SIC), sexto episódio da série Con la música por dentro, vai buscar o título ao único álbum de Rockdrigo lançado em vida. Bob Dylan local de rua, profeta com harmónica, cofundador com Jaime López de La Liga de Músicos Errantes y Cantantes Rupestres. ¿CÓMO VES? conta com a sua presença graciosa, mas morreu antes de o filme ver a luz do dia. “Só havia canções, o que era suficiente. O que é que se pode dizer de Rockdrigo que ele próprio não diga? O físico dele, a forma de cantar. Não é um vídeo musical. Ele canta em vários sítios e nós filmámo-los.” (Paul Leduc)
19/10/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Paul Leduc
Psicoprofilaxis | Extensión Cultural | El General Constante Y La Bella Féferes | Los Animales
PSICOPROFILAXIS
México, 1970 – 24 min
EXTENSIÓN CULTURAL
México, 1975 – 33 min
EL GENERAL CONSTANTE Y LA BELLA FÉFERES
México, 1985 – 29 min
LOS ANIMALES
México, 1994 – 28 min
filmes de Paul Leduc
duração total da projeção: 114 min
legendados em inglês e eletronicamente em português | M/12
Em PSICOPROFILAXIS seguimos o percurso de duas grávidas de classes diferentes. A mulher rica recorre ao método psicoprofilático de parto indolor, tendo orientação, preparação e apoio adequados durante todo o processo – também conhecido como método Lamaze, desenvolvido pelo obstetra francês após a sua visita à União Soviética nos anos de 1950 e ser influenciado pelas práticas de parto comunistas. Ironia da História? Por outro lado, a protagonista pobre só tem acesso a assistência médica genérica numa clínica pública. Excelente exemplo de cinema direto realizado por Leduc com Alexis Grivas. Durante o mandato presidencial de seis anos de Luis Echeverría Álvarez, a iniciativa da Secretaria de Educação Pública permitiu a Julio Bracho, Arturo Ripstein, Felipe Cazals e Leduc realizarem curtas. Leduc aproveitou esta encomenda como uma fábrica de imaginação do seu trabalho futuro em EXTENSIÓN CULTURAL. Nele encontram-se protótipos de cenas de BARROCO, ¿CÓMO VES? e outras obras-primas. Cada cultura – seja artesanato, pintura, música (até a mezzo-soprano soviética Zara Dolukhanova, aparece!) – é uma extensão de uma história e de uma geografia. O cinema não é esquecido: numa façanha metanarrativa, uma equipa é incluída na pesquisa. Jaime López, autor de El General Constante, álbum delirante e marco do rock mexicano, e Cecilia Toussaint são as estrelas de EL GENERAL CONSTANTE Y LA BELLA FÉFERES, terceiro episódio da série Con la música por dentro. Ambos fazem parte do universo de Leduc. É impossível imaginar Los Animales sem as suas vozes. Aqui, ouvimos pela primeira vez a sublime La Primera Calle de la Soledad, escrita por López e imortalizada na voz de Toussaint. Não admira que precisamente essa canção junte vários tempos na gloriosa interpretação final de BARROCO. LOS ANIMALES é a primeira incursão na animação de Leduc e é uma odisseia de um século (1850 – 1950) na História coletiva através de canções infantis interpretadas por Óscar Chávez, Jaime López e Cecilia Toussaint (vide ¿CÓMO VES?). A História de um país é, aqui, um sonho de um pardal triste em animações 3D primitivas. Paul Leduc cria um universo novo, procura uma linguagem envolvente para lá das palavras e convida públicos jovens para imaginarem o passado, e consequentemente o futuro, de outra maneira. Que poderia ser mais simples, mas simultaneamente mais profundo, do que mostrar as lutas e transformações sociais deste modo?