CICLO
Cinemateca Júnior - Sábados em Família


Em outubro vamos conhecer o Mitko e o seu cão, um grupo de crianças para quem a ida à escola é uma epopeia digna de heróis gregos e uma dupla de estarolas bem conhecidos dos vossos bisavós, o “Bucha e Estica”, como foram chamados por cá. Todas estas personagens são servidas por filmes muito diferentes entre si, na origem, no tempo e no género. Afinal, é exatamente para isso que as cinematecas servem e se distinguem das outras salas de cinema, conservam e mostram filmes de todos os tempos, de todas as geografias e linguagens. “UM CÃO NA GAVETA” é um filme búlgaro dos anos oitenta. Um maravilhoso exemplo de ficção feito com e para crianças. Crianças, aliás, que não vamos esquecer tão cedo. Este filme lembra outros grandes filmes feitos com pequenos e à escala do pensamento infantil que já mostrámos por aqui, como por exemplo: LITTLE FUGITIVE, L’ARGENT DE POCHE, RENTRÉE DES CLASSES ou um filme checo que iremos mostrar em breve, KATIA ET LE CROCODILE. “A CAMINHO DA ESCOLA”, de Pascal Plisson, é um documentário recente sobre sete crianças de vários cantos do mundo: Quénia, Marrocos, Argentina e Índia, que ainda nos dias de hoje percorrem largos quilómetros diariamente para ir à escola. As histórias de vida dura que os vossos bisavós vos poderão ter contado sobre a sua infância (ou sobre a infância dos pais deles) ainda fazem parte do quotidiano de muitas crianças de hoje. Porque se trata de um documentário, os miúdos que vão ver na tela não são atores ou também o são, mas a representar o seu próprio papel e até parece que a realidade supera a ficção! Onde a realidade dificilmente ultrapassa a ficção é quando compete com histórias malucas como as das comédias da era do mudo. Este mês saiu-vos na rifa – e que sorte! - duas curtas-metragens do “Bucha e Estica”, da sua fase muda, porque este par sobreviveu ao nascimento dos talkies (cinema sonoro), no final dos anos vinte e andou a espalhar o caos até aos anos quarenta. EM BIG BUSINESS e WRONG AGAIN, ao som do piano da Catherine Mourisseau, vão destruir duas casas, piano incluído. Na oficina de outubro desafiamo-vos  a construir BRINQUEDOS ÓTICOS autómatos, com materiais resistentes, quase à prova de “Bucha e Estica”.
 
 
12/10/2024, 11h00 | Biblioteca da Cinemateca
Ciclo Cinemateca Júnior - Sábados em Família

Brinquedos Óticos: Um Autómato Taumatrópio
 
19/10/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinemateca Júnior - Sábados em Família

Sur le Chemin de L’école
“A Caminho da Escola”
de Pascal Plisson
França, 2013 - 77 min
26/10/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinemateca Júnior - Sábados em Família

Sessão Laurel & Hardy ao Piano
12/10/2024, 11h00 | Biblioteca da Cinemateca
Cinemateca Júnior - Sábados em Família
Brinquedos Óticos: Um Autómato Taumatrópio
Oficina
conceção e orientação: Maria João Carvalho
duração: 2 horas
para crianças dos 7 aos 14 anos
preço: 4€ por criança
marcação prévia até 7 de outubro
para cinemateca.junior@cinemateca.pt
O taumatrópio é um brinquedo ótico muito antigo. Os autómatos também são brinquedos antigos. Vamos impressionar amigos e família e juntá-los de modo original, com cartão, madeiras e arames. Vamos usar alicates e muitas ferramentas.
 
19/10/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior - Sábados em Família
Sur le Chemin de L’école
“A Caminho da Escola”
de Pascal Plisson
França, 2013 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Sessão Descontraída A sessão decorre numa atmosfera acolhedora, com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.
Jackson e a sua irmã Salomé do Quénia; Zahira de Marrocos; Carlitos da Argentina e Samuel, Emmanuel e Gabriel da Índia são sete crianças de cantos muito distantes do planeta unidas por um traço comum, a longa distância que percorrem diariamente para frequentar a escola. Este filme documenta o seu impressionante périplo a pé, a cavalo e de cadeira de rodas, que não são casos isolados e que nos dão a dimensão do esforço ainda envolvido para muitas crianças numa prática tão básica e essencial como ir à escola.
 
26/10/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior - Sábados em Família
Sessão Laurel & Hardy ao Piano
sessão acompanhada ao piano por Catherine Morisseau
BIG BUSINESS
“Grande Negócio”
de James W. Horne
com Stan Laurel, Oliver Hardy, James Finlayson
Estados Unidos,  1929 – 9 min

WRONG AGAIN
Tudo ao Contrário
de Leo McCarey
com Stan Laurel, Oliver Hardy, Harry Bernard
Estados Unidos, 1929 – 24 min
duração total da projeção: 43 min
legendados eletronicamente em português | M/6

Laurel e Hardy em BIG BUSINESS e WRONG AGAIN, duas curtas-metragens de 1929, ainda não falam, mas já deixam o seu usual rasto de destruição e caos por onde passam. Como vendedores de árvores de Natal não convencem ninguém, mas são mestres a detonar uma muito pouco natalícia orgia destrutiva. Também são ótimos em mal--entendidos como por exemplo: confundir um cavalo com um quadro…