21/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: William E. Jones
More British Sounds | Film Montages (For Peter Roehr) | Finished
Sessão com apresentação
More British Sounds
de William E. Jones
Estados Unidos, 2006 – 8 min
Film Montages (For Peter Roehr)
de William E. Jones
Estados Unidos, 2006 – 11 min
Finished
de William E. Jones
Estados Unidos, 1997 – 75 min
duração total da projeção: 94 min
legendados eletronicamente em português | M/16
Por um processo de détournement, em MORE BRITISH SOUNDS, a mensagem política e social contida na banda sonora de BRITISH SOUNDS (1969) do Grupo Dziga Vertov, encomenda da televisão britânica feita a Jean-Luc Godard sobre as condições de vida do operariado cujo resultado acabou por ser rejeitado, ganha novos sentidos face às imagens de THE BRITISH ARE COMING (1986), de James Ryder, um filme porno gay. FILM MONTAGES (FOR PETER ROEHR) é uma obra de apropriação em homenagem ao artista pop germânico Peter Roehr, em que fragmentos – nem todos estritamente sexuais – de filmes porno homossexuais ganham um alto valor rítmico graças à arte da montagem de Jones. FINISHED é, mais do que um tributo, uma obra devotada ao ator porno Alan Lambert, cujo suicídio aos 25 anos, ato público meticulosamente planeado, comoveu e intrigou Jones, e o fez interrogar sobre a sua relação com a pornografia homossexual. Uma investigação aturada baseada numa obsessão do próprio realizador por Lambert, recorrendo grandemente a imagens pré-gravadas e a fotografias em que figura esse “messias do porno gay”.
23/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: William E. Jones
Fall into Ruin | Youngstown / Steel Town | Massillon
Fall into Ruin
de William E. Jones
Estados Unidos, 2017 – 30 min
Youngstown / Steel Town
de William E. Jones
Estados Unidos, 2016 – 6 min
Massillon
de William E. Jones
Estados Unidos, 1991 – 70 min
duração total da projeção: 106 min
legendados eletronicamente em português | M/16
FALL INTO RUIN conta a história, com narração over e fotografias tiradas pelo próprio Jones, do enigmático e carismático Alexander Iolas, galerista que desenvolveu a sua carreira entre a Grécia e Nova Iorque, e cuja morte precoce, causada pelo vírus da Sida, acabou por fazer cair no esquecimento tanto a sua história de vida como a sua sumptuosa coleção de arte clássica e moderna: “Ele serviu como um elo humano na história da arte”, remata Jones neste riquíssimo ensaio “foto-fílmico”. YOUNGSTOWN / STEEL TOWN tira partido do dispositivo do split screen para contrapor imagens recolhidas do arquivo, presentes num documentário sobre a indústria metalúrgica em Youngstown, Ohio, com planos produzidos para o efeito nos nossos dias. Por fim, MASSILON é um regresso à comunidade onde Jones cresceu, traduzindo-se num ensaio autobiográfico formalmente magnético e de alto valor literário, com um texto dito em over, tão pessoal quanto político, que se faz acompanhar de planos com paisagens onde a presença humana está quase omissa.
24/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: William E. Jones
Killed | Shoot Don’t Shoot | Tearoom
Killed
de William E. Jones
Estados Unidos, 2009 – 2 min
Shoot Don’t Shoot
de William E. Jones
Estados Unidos, 2012 – 5 min
Tearoom
de William E. Jones
Estados Unidos, 1962-2007 – 56 min
duração total da projeção: 63 min
legendados eletronicamente em português | M/16
KILLED é um foto-filme sobre o fotógrafo do New Deal Roy Emerson Stryker e de como este “matou” certas fotografias ao esburacar os negativos – um filme que, nas palavras de Jones no seu website oficial, “revelam lampejos de uma visão não oficial da América da Grande Depressão”. SHOOT DON’T SHOOT adapta um vídeo de instrução usado pela polícia para treinar o bom julgamento do agente no momento de decidir se dispara ou não. A caracterização que é feita do putativo criminoso, um homem negro com uma camisola cor-de-rosa e umas calças amarelas, contamina a experiência estética e política levada a cabo por Jones. O cineasta retoma o estudo sobre a cultura policial em TEAROOM, obra composta por imagens recolhidas pela própria polícia durante uma ação de combate a atos de atentado ao pudor no Midwest americano: “No verão de 1962, o Departamento de Polícia de Mansfield, Ohio, filmou homens numa casa de banho sob a praça principal da cidade”, narra Jones no seu website oficial, complementando: “O filme que gravaram foi usado em tribunal como prova contra os arguidos, todos considerados culpados de sodomia, que na altura implicava uma pena mínima obrigatória de um ano na penitenciária estadual”.
25/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: William E. Jones
Discrepancy | All Male Mash Up | V.O.
Discrepancy
de William E. Jones
Estados Unidos, 2017 – 10 min
All Male Mash Up
de William E. Jones
Estados Unidos, 2006 – 30 min
V.O.
de William E. Jones
Estados Unidos, 2006 – 59 min
duração total da projeção: 99 min
legendados eletronicamente em português | M/16
DISCREPANCY é um filme experimental que readapta o texto do letrista Isidore Isou com a voz eletrónica do software conhecido como Alexa. As imagens que acompanham o texto, compostas em mosaico e algumas desgastadas, só o acompanham no sentido em que participam da destruição geral da relação ilustrativa entre texto e imagem – autonomizar a imagem do som parece ser a proposta “repegada” por Jones. ALL MALE MASH UP é um dos mais notáveis trabalhos plásticos de Jones sobre a pornografia homossexual, capturando paisagens e pormenores dos atores em jeito de homenagem a um mundo perdido. Por fim, V.O. é uma experiência, outrossim “discrepante”, de autonomização do som em relação à imagem, com sons de filmes estrangeiros (não-americanos) associados a excertos de filmes pornográficos gay, produzindo um détournement extremamente irónico – aliás, o título sublinha a brincadeira levada a cabo com a ideia de “versão original”.
26/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: William E. Jones
The Fall of Communism as Seen in Gay Pornography | Actual T.V. Picture | Psychic Driving | Model Workers | A Great Way of Life
The Fall of Communism as Seen in Gay Pornography
de William E. Jones
Estados Unidos, 1998 – 19 min
Actual T.V. Picture
de William E. Jones
Estados Unidos, 2013 – 7 min
Psychic Driving
de William E. Jones
Estados Unidos, 2014 – 14 min
Model Workers
de William E. Jones
Estados Unidos, 2014 – 13 min
A Great Way of Life
de William E. Jones
Estados Unidos, 2015 – 7 min
duração total da projeção: 60 min
legendados eletronicamente em português | M/16
Em meados dos anos 90, William E. Jones trabalhou num clube de vídeo onde contactou pela primeira vez com filmes pornográficos produzidos no bloco de Leste europeu: “Eram produtos de uma empreitada imperialista crua (...). No momento mais desesperado, (...) a única coisa que os jovens tinham para vender era o acesso aos seus corpos”, notou Jones. Um dos filmes de montagem mais celebrados, THE FALL OF COMMUNISM AS SEEN IN GAY PORNOGRAPHY é um tratado sobre arqueologia da imagem e os tesouros escondidos na nossa História cultural.
É o filme que mais longe lançou o nome de Jones no panorama do found footage. ACTUAL T. V. PICTURE cruza imagens do Vietname a ser bombardeado pelas forças americanas com anúncios televisivos a darem conta do desenvolvimento de transístores em miniatura. PSYCHIC DRIVING recorre a imagens de experiências governamentais para o tratamento de doenças mentais utilizando drogas alucinogénias, como o LSD, e doses maciças de eletrochoques – tirando partido das falhas e degradação dos suportes vídeo, forma e fundo confundem-se. MODEL WORKERS é uma apresentação em estilo de slide show de imagens figurativas presentes em notas de diversos países. A GREAT WAY OF LIFE – título assaz irónico – é um mash-up de imagens da Guerra do Vietname justapostas com anúncios televisivos da mesma altura.