CICLO
Que Farei Eu com Esta Espada?


A partir de 1 de julho, regressam as habituais sessões de cinema ao ar livre. Excecionalmente, neste mês será apenas na Esplanada que a Cinemateca Portuguesa terá a sua programação regular. Devido a trabalhos técnicos nas salas de cinema M. Félix Ribeiro e Luís de Pina para manutenção e melhoria dos equipamentos de som – os quais vão decorrer ao longo de todo o mês de julho -, a programação da Cinemateca passará exclusivamente pelas sessões na Esplanada de segunda-feira a sábado (sempre às 21h45), sendo quase exclusivamente preenchida com a continuação dos quatro eixos do programa que decorre ao longo de 2024 a pretexto dos 50 anos do 25 de Abril: Revolução, Liberdade, Comunidade e Futuro.

Liberdade. Nas projeções ao ar livre da Esplanada a liberdade é a da fuga para lado nenhum ou rumo a fronteiras que deixam para trás territórios dominados por regimes repressivos. Também é a do gesto de quem escolhe a liberdade de expressão artística. A do cinema em sete filmes diversos: nos anos 1930 de Hollywood, jogando com os limites ou trocando as voltas ao código de produção censório que entretanto se impôs; nos anos 1950 japoneses em que uma mulher realizadora filmou improvavelmente a personagem de uma mulher extraordinária; à beira dos anos 1960 franceses da Nouvelle Vague em fase com o cinema moderno; nos anos 1980 americanos em visão distópica de um futuro próximo; nos anos 2020 do Irão, aproximando filmes de dois cineastas de gerações diferentes que respondem pelo mesmo apelido. King Vidor e Frank Capra, Kinuyo Tanaka, François Truffaut, John Carpenter, Jafar e Panah Panahi.

Revolução. Mais cinco momentos que assinalam capítulos importantes da relação entre o cinema e as ideias (ou as práticas) revolucionárias. Das fronteiras marginais do cinema americano, um clássico do cinema independente e politicamente feroz, essencial numa História da representação das ideias feministas (BORN IN FLAMES). Dois filmes de dois realizadores italianos (Zurlini e Bellocchio), estreados no mesmo ano, onde o primeiro, no seu filme mais claramente político, examina o caso de Patrice Lumumba, e o segundo propõe uma espécie de comédia maoísta que fixou a temperatura política na Itália pré-Maio de 68. Veremos ainda o mais famoso filme da colaboração entre Cuba e URSS (o SOY CUBA de Kalatozov), e regressamos à mãe de todas as revoluções, a francesa, através da mordacidade de Rohmer em L’ANGLAISE ET LE DUC.
 
Comunidade. Em julho prolongamos várias vertentes distintas de um cinema comunitário ou feito de comunidades. Do uso dos recursos estéticos do cinema para a criação de movimentos corais que extravasam o individual como, de modo tão diferente, fizeram King Vidor, Howard Hawks, ou Frank Capra no período áureo do cinema clássico norte-americano; ao retrato por Roberto Rossellini de S. Francisco e da primeira comunidade de frades que o acompanharam, num realismo poético despojado; ou a muito recente “história” de Ihjãc Krahô e da sua comunidade indígena filmada por João Salaviza e Renée Nader Messora. A estes olhares somamos o mundo estilizado de Aki Kaurismäki no segundo capítulo da sua trilogia portuária e as gravuras animadas por Regina Pessoa, dois filmes que traduzem perspetivas acutilantes sobre a diferença face a comunidades hostis.
 
Futuro. Em julho, o eixo do FUTURO estrutura-se em redor do subtítulo “Começos e Recomeços”. Para isso convocamos uma série de títulos que, aproveitando o contexto do cinema na Esplanada da Cinemateca, nos apresentam personagens em momentos de encruzilhada: ora o espírito de devoção maternal pelo anticristo, ora o desejo de pertença (a um ninho, a uma casa) e o desejo de liberdade, ora o grito festivo da estrada, ora uma carreira que se levanta (e cai), ora as etapas veranis do crescimento, ora ainda o gatilho atrevido de uma mudança de vida.
 
 
01/07/2024, 21h45 | Esplanada
Ciclo Que Farei Eu com Esta Espada?

It Happened One Night
Uma Noite Aconteceu
de Frank Capra
Estados Unidos, 1934 - 105 min
 
02/07/2024, 21h45 | Esplanada
Ciclo Que Farei Eu com Esta Espada?

L’Anglaise et le Duc
A Inglesa e o Duque
de Éric Rohmer
França, 2001 - 125 min
03/07/2024, 21h45 | Esplanada
Ciclo Que Farei Eu com Esta Espada?

An American Romance
de King Vidor
Estados Unidos, 1944 - 121 min
06/07/2024, 21h45 | Esplanada
Ciclo Que Farei Eu com Esta Espada?

Rosemary's Baby
A Semente do Diabo
de Roman Polanski
Estados Unidos, 1968 - 135 min
08/07/2024, 21h45 | Esplanada
Ciclo Que Farei Eu com Esta Espada?

Turdus Merula Linnaeus, 1758 | Desassossego
duração total da projeção: 90 min | M/12
01/07/2024, 21h45 | Esplanada
Que Farei Eu com Esta Espada?
It Happened One Night
Uma Noite Aconteceu
de Frank Capra
com Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly, Roscoe Karns
Estados Unidos, 1934 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Liberdade
A quintessência da comédia americana com a “clássica” milionária doidivanas conquistada por um persistente jornalista, e sequências de antologia: a do auto-stop (o polegar de Gable e a perna de Claudette!), a noite no celeiro com a “escada de Jacob” e as improvisadas “muralhas de Jericó” no quarto do motel! O filme que impôs um género (a screwball comedy) e fez de Gable o “Rei”. Foi o primeiro, e durante quatro décadas o único, filme a conquistar os cinco Oscares principais (melhor filme, realizador, argumento, ator e atriz). “Hollywood fez dezenas de filmes decalcados neste. Mas nunca, como em IT HAPPENED ONE NIGHT, a moral sexual e social foi tão oblíqua e tão transparente. O tronco nu de Clark Gable, a saia levantada de Claudette Colbert e as muralhas de Jericó” (João Bénard da Costa). A apresentar em cópia digital.

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02/07/2024, 21h45 | Esplanada
Que Farei Eu com Esta Espada?
L’Anglaise et le Duc
A Inglesa e o Duque
de Éric Rohmer
com Jean-Claude Dreyfus, Lucy Russell, Alain Libolt, Charlotte Véry
França, 2001 - 125 min
legendado em português | M/12
Revolução
Em mais um meandro inesperado na sua obra, Rohmer aborda, à sua maneira, o “filme histórico”. Na verdade, nos seus trabalhos para a televisão nos anos 60, realizou muitas obras pedagógicas, das quais há certos resíduos neste filme. Situado durante a Revolução Francesa, o filme gira em torno da amizade entre uma inglesa instalada em Paris e o Duque de Orléans, que tenta manobrar no meio da tempestade política e entrou para a história com o cognome de “Philippe Égalité”, por ter votado a morte do seu primo, o rei Luís XVI. Ao invés de reconstituir cenários de época, Rohmer filma em interiores e utiliza, para os exteriores, trucagens em computador que ecoam as técnicas dos primórdios do cinema.

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03/07/2024, 21h45 | Esplanada
Que Farei Eu com Esta Espada?
An American Romance
de King Vidor
com Brian Donlevy, Ann Richards, Walter Abel
Estados Unidos, 1944 - 121 min
legendado em português | M/12
Comunidade
AN AMERICAN ROMANCE devia ter sido a parte central de uma trilogia idealizada por King Vidor. Depois da celebração da “terra” em OUR DAILY BREAD, Vidor queria “cantar” a odisseia do aço. O filme conta a história de um emigrante que se torna um magnata da produção de aço, culminando com o voo de centenas de aviões rumo ao combate em plena guerra. Apesar de não corresponder ao projeto inicial (de 151 minutos foi cortado para 122) e de Vidor ter sido forçado a aceitar um ator que não queria (Donlevy), AN AMERICAN ROMANCE projeta uma força telúrica e um sentido de comunidade como só Vidor sabia captar.

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06/07/2024, 21h45 | Esplanada
Que Farei Eu com Esta Espada?
Rosemary's Baby
A Semente do Diabo
de Roman Polanski
com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer
Estados Unidos, 1968 - 135 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Futuro
Uma das obras mais influentes do cinema americano dos anos sessenta. Praticamente todo o cinema de terror que a partir da década seguinte se vulgarizou nasce com este primeiro filme feito por Polanski nos Estados Unidos e ambientado no famoso edifício Dakota em Nova Iorque. Mia Farrow é a jovem portadora da “semente do diabo”, vendida pelo marido em troca de sucesso na carreira. Visto no contexto do “futuro”, este é um filme sobre a promessa de uma renovação (se bem que satânica – mas, não se pode ter tudo...). Talvez o ponto mais alto da obra de Roman Polanski.

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08/07/2024, 21h45 | Esplanada
Que Farei Eu com Esta Espada?
Turdus Merula Linnaeus, 1758 | Desassossego
duração total da projeção: 90 min | M/12
Futuro
TURDUS MERULA LINNAEUS, 1758
de João Pedro Rodrigues
Portugal, 2020 – 13 min

DESASSOSSEGO
de Catarina Mourão
Portugal, 2002 – 77 min

Realizado durante a pandemia (e a convite do projeto Sala de Projeção, que a Cinemateca Portuguesa organizou durante o confinamento), TURDUS MERULA LINNAEUS, 1758 retrata 18 dias durante os quais um melro macho cuida e garante a segurança dos seus filhotes, até que soltem o ninho – sendo que o dia do primeiro voo é o 25 de Abril. Já em DESASSOSSEGO, Catarina Mourão conta três histórias urbanas que têm como pretexto a mudança de casa. A primeira história centra-se numa agência imobiliária. A segunda tem como protagonista uma jovem mãe que se está a mudar. A terceira foca-se numa empresa de mudanças. Que novos mundos se projetam através de uma casa?

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de TURDUS MERULA LINNAEUS 1758, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de DESASSOSSEGO, aqui