CICLO
Double Bill


Todos os sábados, celebram-se casamentos improváveis entre filmes de períodos e de realizadores com “assinaturas” estilísticas diferentes. São escolhidos, este mês, filmes que sabem reconhecer como o mundo é vasto e cheio de possibilidades. E como a liberdade é bela e melancólica. E como é bom perdermo-nos na beleza e melancolia do mundo, perseguindo o outro, perseguindo-nos a nós mesmos numa pesquisa ou rêverie com algumas perigosas ratoeiras, tais como o crime ou o amor. Filmes espraiados no mundo (e se o conceito de “open world” fosse aplicado não aos videojogos, mas ao cinema?), com personagens à procura de alguma coisa (de si mesmas? Também e, nalguns casos, decisivamente) e é como ditava a fórmula rosselliniana: basta seguirmos, quase colados às costas, esses homens e mulheres no enredo das suas vidas, descobrindo, a cada novo passo, todo um mundo (em) aberto. 
 
 
03/06/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Xavier | Portrait d’une Jeune Fille de la Fin des Annees 60 à Bruxelles
duração total da projeção: 151 minutos | M/12
 
17/06/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Ching Shao Nien Na Cha / Rebels of the Neon God | Dazed and Confused
duração total da projeção: 208 minutos
24/06/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Warriors | Escape From New York
duração total da projeção: 192 minutos
03/06/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Xavier | Portrait d’une Jeune Fille de la Fin des Annees 60 à Bruxelles
duração total da projeção: 151 minutos | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
XAVIER 
de Manuel Mozos 
com Pedro Hestnes, Isabel Ruth, Cristina Carvalhal, Isabel de Castro 
Portugal, 1992-2003 – 91 min  

PORTRAIT D’UNE JEUNE FILLE DE LA FIN DES ANNEES 60 À BRUXELLES 
de Chantal Akerman 
com Circé Lethem, Julien Rassam, Joëlle Marlier 
França, 1993 – 60 min / legendado em português 

Uma das melhores primeiras obras portuguesas dos idos anos 90, que, por vicissitudes várias, só pôde ser concluída e estreada mais de dez anos depois da rodagem (a antestreia teve lugar na Cinemateca em 10 de outubro de 2003, 11 anos depois da rodagem do filme). Numa Lisboa que, direta ou indiretamente, dialoga com a de OS VERDES ANOS de Paulo Rocha, XAVIER é um belíssimo filme sobre uma juventude de identidade dividida entre os mundos urbano e rural, vista com profunda doçura. Realizado para a série televisiva “Tous les Garçons et les Filles de Leur Âge” (ideia original de Chantal Poupaud), PORTRAIT D’UNE JEUNE FILLE DE LA FIN DES ANNÉES 60 À BRUXELLES é uma ficção que decorre no final dos anos 60 do século passado, sob o signo da adolescência e da errância: uma jovem estudante liceal conhece um desertor francês num cinema e com ele passeia por Bruxelas até ao cair da noite. A exibir em cópia digital. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de XAVIER, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de PORTRAIT D’UNE JEUNE FILLE DE LA FIN DES ANNÉES 60 À BRUXELLES, aqui
17/06/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Ching Shao Nien Na Cha / Rebels of the Neon God | Dazed and Confused
duração total da projeção: 208 minutos
legendados eletronicamente em português | M/16
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CHING SHAO NIEN NA CHA / REBELS OF THE NEON GOD 
“Os Rebeldes do Deus Neon” 
de Tsai Ming-Liang 
com Chao-Jung Chen, Chang-Bin Jen, Kang-Sheng Lee, Hsiao-Ling Lu 
Taiwan, 1992 – 106 min 

DAZED AND CONFUSED  
de Richard Linklater 
com Jason London, Wiley Wiggins, Matthew McConaughey 
Estados Unidos, 1993 – 102 min  

Em REBELS OF THE NEON GOD, um rapaz introvertido, que abandonou os estudos, passa o dia a vaguear e acaba por seguir um delinquente, sendo atraído para o mundo dos escuros motéis de Taipé. “Todos os traços, estilísticos e temáticos, que caraterizam a obra de Tsai Ming-Liang já se encontravam neste primeiro filme; e nem se trata daqueles casos em que semelhante afirmação deva ser acompanhada pela expressão ‘em embrião’, porque tudo está já perfeitamente definido e, diríamos mesmo, desenvolvido”, observou à época Luís Miguel Oliveira. DAZED AND CONFUSED é uma espécie de AMERICAN GRAFFITI sob o olhar dos nineties, porventura (ainda) mais desencantado do que o filme de George Lucas. Mas com o mesmo sabor a liberdade próprio dos dias de verão subsequentes à conclusão de mais um ano de aulas – um dos aspetos apreciados pela crítica prendeu-se com o trabalho desenvolvido por Richard Linklater sobre o tempo da diegese, já que a obra, de alto teor observacional, é uma coleção de pequenos lampejos de várias vidas. Para o crítico Kent Jones, “[o] filme é feito de uma sucessão de pequenas visões, observadas e executadas com aparente facilidade, mas pensadas com tanto cuidado e atenção que a experiência se torna avassaladora”. DAZED AND CONFUSED passa pela primeira vez na Cinemateca. A exibir em cópias digitais. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de CHING SHAO NIEN NA CHA, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de DAZED AND CONFUSED, aqui
24/06/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Warriors | Escape From New York
duração total da projeção: 192 minutos
legendados eletronicamente em português | M/16
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THE WARRIORS 
Os Selvagens da Noite 
de Walter Hill 
com Michael Beck, James Remar, Dorsey Wright 
Estados Unidos, 1979 – 93 min  

ESCAPE FROM NEW YORK 
Nova Iorque 1997 
de John Carpenter 
com Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine 
Estados Unidos, 1981 – 99 min 

Entre o Bronx e Coney Island, dois gangues de adolescentes perseguem-se durante uma noite. Terceira longa-metragem de Walter Hill num período de graça da sua obra, THE WARRIORS foi o filme que definitivamente o lançou para uma carreira no mínimo singular, privilegiando o género do western mas dando-lhe um toque contemporâneo tendendo para a distopia. Um “Clockwork Orange + West Side Story” que extravasou o grande ecrã, tendo a performance nas bilheteiras sido prejudicada por alguns incidentes envolvendo gangues reais, o que levou à retirada precoce do filme das salas (mais tarde, tornou-se um dos mais amados fenómenos de culto dos anos 70). Na visão apocalíptica do argumento de ESCAPE FROM NEW YORK, co-escrito por John Carpenter sob influência do escândalo Watergate, Manhattan é uma gigantesca prisão onde cai o avião presidencial, sendo o presidente usado como refém pelos prisioneiros. Um homem que nada tem a perder é enviado para tentar o impossível. Uma das mais ambiciosas produções de John Carpenter, que nos anos 90 teria uma (fabulosa) sequela em ESCAPE FROM L.A. Nova Iorque, final da década de 70. A propósito dos dois filmes, João Bénard da Costa sintetizou “ESCAPE FROM NEW YORK é um filme sobre a arquitetura. ESCAPE FROM L.A., um filme sobre o cinema. Nesses espaços estamos.” A exibir em cópias digitais. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de THE WARRIORS, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de ESCAPE FROM NEW YORK, aqui