CICLO
Os Mares da Europa


Com a Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021.
O mar como tema e figura no cinema é algo tão antigo como o próprio cinema. Basta lembrar que, entre os filmes da primeira sessão pública do cinematógrafo Lumière, fez parte BAIGNADE EN MER e que as primeiras imagens em movimento que se conhecem filmadas em Portugal são do filme A BOCA DO INFERNO EM CASCAIS (esses dois filmes, juntamente com FINIS TERRAE, de Jean Epstein, deram o sinal de partida deste Ciclo na sessão de antecipação em abril). De então até agora, milhares de filmes tomaram o mar como assunto, como cenário principal ou como elemento simbólico determinante para as suas escolhas narrativas e formais.
Da importância do mar na história do cinema, a programação da Cinemateca já tinha dado conta através de um volumoso programa - e de um marcante catálogo –, intitulado Um Mar de Filmes, apresentado no contexto da Expo’98, que tinha precisamente os oceanos como tema central. Nesse Ciclo, ao longo de vários módulos temáticos e através de quase cem filmes, ficava demonstrada a centralidade da inspiração marítima em produções de todo o mundo e de todas as épocas do cinema. Embora menos extenso, o presente programa Os Mares da Europa é, como o nome indica, talvez mais detalhado na abordagem (para retomar um termo ligado à pirataria naval) do tema do mar nos filmes, aqui geograficamente mais circunscrito e limitado às cinematografias europeias que nele se inspiraram. Desta vez, o foco é, portanto, a presença do mar no cinema europeu, de Portugal à Europa de Leste, do cinema mudo ao cinema contemporâneo. Um programa que dá conta de como a temática marítima alimentou de forma profunda muita da melhor ficção e do melhor documentário europeu, servindo tanto como centro dessas narrativas como de elemento plástico e poético inextricável dessas obras. A diversidade da geografia e da história de cada país europeu assume nas distintas relações com o mar (entendido de forma lata, do Atlântico ao Mar do Norte, Mediterrâneo, etc.) um conjunto de aspetos particulares que o Ciclo irá iluminar através de visões cinematográficas muito fortes que sejam capazes de dar a ver a importância dessa paisagem natural e dos seus usos culturais, sociais e económicos específicos.
Um longo caminho marítimo que vai levar-nos do largo do Atlântico ocidental até ao extremo norte e oriental da Europa e a diversas épocas da história do continente, quer através de filmes de género (das aventuras marítimas de SEA DEVILS, à antecipação científica de F.R 1 ANTWORTET NICHT e à animação de SONG OF THE SEA), quer de visões mais autorais (TERJE VIGEN, FILM SOCIALISME, À BEIRA DO MAR AZUL”, LA POINTE COURTE, THE EDGE OF THE WORLD), quer ainda através de documentários essenciais da história do cinema (MOR’VRAN, DRIFTERS; as curtas de Vittorio De Seta sobre a faina das populações costeiras italianas, MÉDITARRANÉE) e do nosso presente (o drama da imigração no Mediterrâneo em HAVARIE). Se a maior parte são escolhas absolutamente incontornáveis num programa com esta temática, procurámos também incluir um pequeno conjunto de raridades nunca antes mostradas na Cinemateca (designadamente do período final do cinema soviético).
Evitando alguns títulos mais óbvios ou aqui muito recentemente mostrados da cinematografia nacional marcados por esta temática (dos quais MARIA DO MAR será a ausência mais flagrante por estar prevista a sua apresentação em junho num outro contexto de programação que anunciaremos dentro em breve), a presença do cinema português faz-se através de títulos marcadamente embalados pela ondulação marítima como são UM FILME FALADO, A ALMADRABA ATUNEIRA, AS ILHAS ENCANTADAS e BALAOU.
Dada a compressão de um programa inicialmente pensado para um período mais alargado ou a impossibilidade de acesso a cópias provenientes de arquivos congéneres que permanecem encerrados, o programa acabou por ser reduzido em alguns títulos que tínhamos chegado a anunciar (como MAN OF ARAN, IN WHICH WE SERVE, OS FAROLEIROS, ULISSE), além de outros (como I TRE CORSARI, WE DIVE AT DAWN) que estavam igualmente pensados e que teriam enriquecido ainda mais este novo mar de filmes.
 
 
03/05/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Os Mares da Europa

F.R 1 Antwortet Nicht
I.F. 1 Não Responde
de Karl Hartl
Alemanha, 1932 - 113 min
 
03/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Os Mares da Europa

Les Hommes de la Baleine | Balaou
duração total da projeção: 102 min | M/12
04/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Os Mares da Europa

Lu Tempo di li Pisci Spata | Isole di Fuoco | Contadini del Mare | Pescherecci | Les Amours de la Pieuvre | A Almadraba Atuneira
duração total da projeção: 82 min | M/12
05/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Os Mares da Europa

Havarie
de Philip Scheffner
Alemanha, 2016 - 93 min
07/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Os Mares da Europa

Sea Devils
Gigantes em Fúria
de Raoul Walsh
Reino Unido, Estados Unidos, 1953 - 87 min
03/05/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
F.R 1 Antwortet Nicht
I.F. 1 Não Responde
de Karl Hartl
com Hans Albers, Paul Hartmann, Sybille Schmitz, Peter Lorre
Alemanha, 1932 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Produzido por Erich Pommer, este filme foi a maior aposta comercial da UFA em I932 e inscreve-se na categoria do cinema de “antecipação” científica de então, apoiada em dados científicos verosímeis, à volta de uma gigantesca plataforma no Atlântico, misto de porta-aviões e de plataforma petrolífera. Uma história de espionagem num gigantismo cénico herdeiro de METROPOLIS. Uma obra maior, injustamente esquecida e que a Cinemateca já exibiu entre os melhores filmes do século, no ano do centenário do cinema. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2001.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
Les Hommes de la Baleine | Balaou
duração total da projeção: 102 min | M/12
LES HOMMES DE LA BALEINE
de Mario Ruspoli
França, 1958 – 25 min / legendado eletronicamente em português

BALAOU
de Gonçalo Tocha
com Maria do Rosário Filipe Gouveia, Maria Ilda Cardoso, Florence Beaufrère, Hubert Yumi, Gonçalo Tocha
Portugal, 2007 - 77 min / legendado em inglês e eletronicamente em português

LES HOMMES DE LA BALEINE, filmado numa pequena aldeia açoriana, regista a caça de uma enorme baleia e as subsequentes operações de desmantelamento e armazenamento. Documentário inscrito no universo de memórias familiares e pessoais do seu realizador, BALAOU foi filmado nos Açores no verão de 2005, que Gonçalo Tocha visita sete meses depois da perda da mãe, numa viagem de reencontro familiar. É aí que encontra um casal francês que todos os anos cruza o oceano Atlântico a bordo de um barco à vela, Balaou, com quem segue viagem. “Dividido em três momentos e oito lições, BALAOU é uma viagem para aceitar o esquecimento das coisas”. LES HOMMES DE LA BALEINE (a exibir em cópia digital) não é apresentado na Cinemateca desde 2011 e BALAOU desde 2007.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de LES HOMMES DE LA BALEINE aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de BALAOU aqui
 
04/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
Lu Tempo di li Pisci Spata | Isole di Fuoco | Contadini del Mare | Pescherecci | Les Amours de la Pieuvre | A Almadraba Atuneira
duração total da projeção: 82 min | M/12
LU TEMPO DI LI PISCI SPATA
ISOLE DI FUOCO
CONTADINI DEL MARE
PESCHERECCI
de Vittorio De Seta
Itália, 1954-59 – 10, 10, 10, 11 min / sem diálogos

LES AMOURS DE LA PIEUVRE
de Jean Painlevé, Geneviève Hamon
França, 1967 – 14 min / legendado em inglês e eletronicamente em português

A ALMADRABA ATUNEIRA
de António Campos
Portugal, 1961 – 27 min

Dos cineastas italianos de grande envergadura, Vittorio De Seta (1923-2011) foi aquele cujo pleno reconhecimento foi o mais tardio, em parte porque nunca se quis inserir na indústria cinematográfica, privilegiando o documentário. Mostramos aqui quatro curtas-metragens documentais realizadas por De Seta na segunda metade da década de cinquenta, na Sardenha, na Calábria e na Sicília. De Seta filma o mundo do trabalho e dos gestos quotidianos daqueles que vivem do mar, bem como a sua ligação à paisagem. Jean Painlevé (1902-1989), filho do matemático e político Paul Painlevé, especializou-se no documentário científico, em particular em filmes sobre a fauna submarina de que LES AMOURS DE LA PIEUVRE é um sugestivo exemplo. A sua obra é marcada pelo experimentalismo e pela fantasia que a inclui dentro da vanguarda artística e os surrealistas apreciaram muito alguns dos seus trabalhos. “. A ALMADRABA ATUNEIRA, primeiro filme de António Campos em 16mm (depois dos títulos em 8mm dos finais da década de cinquenta que motivaram imediato destaque por parte de alguns críticos e realizadores) é um precioso registo da última companha de atum dos pescadores da ilha de Abóbora, na costa algarvia, e um testemunho evidente do instinto cinematográfico do autor, patente na força dos enquadramentos e da montagem. Os filmes de Jean Painlevé e de Vittorio De Seta são exibidos em cópias digitais.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de CURTAS-METRAGEMS de Vittorio De Seta aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de LES AMOURS DE LA PIEUVRE e ALMADRABA ATUNEIRA aqui
05/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
Havarie
de Philip Scheffner
Alemanha, 2016 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em HAVARIE Philip Scheffner apropria-se de um vídeo filmado a partir de um navio de passageiros, que mostra um barco de refugiados no Mar Mediterrâneo, e retrabalha-o, dilatando os seus três minutos de duração até aos 93 minutos da operação de salvamento. Distinguindo-se da imagem, a banda sonora desloca-nos dos sons do resgate para conflitos de outros tempos, abrindo o filme a realidades distintas enquanto os nossos olhos se fixam em silhuetas distantes. Refletindo sobre a crise dos refugiados e os limites do que vemos habitualmente, Scheffner afirmará que “é importante que o espectador questione a sua posição.” Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
07/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa
Sea Devils
Gigantes em Fúria
de Raoul Walsh
com Yvonne De Carlo, Rock Hudson, Maxwell Reed, Dennis O'Dea
Reino Unido, Estados Unidos, 1953 - 87 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O argumento inspira-se muito vagamente no clássico Les Travailleurs de la Mer, de Victor Hugo (que já tinha sido adaptado ao cinema, mais fielmente, por André Antoine em 1918), e conta as aventuras de um contrabandista (Rock Hudson) que se deixa enredar nos braços e manobras de uma bela espia (Yvonne De Carlo) durante as guerras napoleónicas. Um grande filme de aventuras de Raoul Walsh com produção britânica. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2007.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui