CICLO
20 Anos De Doc’s Kingdom/20 Anos De No Quarto Da Vanda


NO QUARTO DA VANDA foi visto pela primeira vez em Portugal na primeira edição do seminário Doc’s Kingdom, em Serpa, em Outubro de 2000, escassos dois meses após a estreia mundial no festival de Locarno. Esta sessão especial celebra os vinte anos da criação do seminário e da estreia do filme nesse contexto. «Para os participantes no primeiro seminário internacional de cinema documental, a sensação coletiva, partilhada no debate com Pedro Costa que se seguiu à projeção, foi a de entrada em território desconhecido, face a um filme extraterrestre, impossível de catalogar, que tornava desde logo ultrapassados todos os debates sobre a ficção e o documentário, interrogando “O que é o cinema hoje?”. Vinte anos depois, reconhecemos por toda a parte os caminhos abertos por este filme pioneiro — na obra do realizador e na história do cinema — que carrega consigo tantos filmes passados e futuros. Num ano em que não pode reunir a comunidade internacional que, depois do Alentejo e dos Açores, se encontra anualmente em Arcos de Valdevez desde 2015 para ver e discutir filmes em conjunto, o seminário Doc’s Kingdom comemora o seu vigésimo aniversário celebrando NO QUARTO DA VANDA, com uma sessão especial que exalta o cinema como experiência comunal e transformadora.» (Nuno Lisboa, director do Doc’s Kingdom)
 
07/09/2020, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo 20 Anos De Doc’s Kingdom/20 Anos De No Quarto Da Vanda

No Quarto Da Vanda
de Pedro Costa
Portugal, 2000 - 177 min
 
07/09/2020, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
20 Anos De Doc’s Kingdom/20 Anos De No Quarto Da Vanda
No Quarto Da Vanda
de Pedro Costa
com Vanda Duarte, Zita Duarte
Portugal, 2000 - 177 min
M/18
Sessão apresentada por Nuno Lisboa
NO QUARTO DA VANDA é uma extraordinária experiência de cinema, absolutamente ímpar no panorama do cinema mundial. Reencontro com lugares e personagens de OSSOS (em especial a protagonista, Vanda Duarte), NO QUARTO DA VANDA foge da ficção tanto quanto foge do documentário para se instalar num território inventado por si, feito de luz, de carne e de pedra. Foi também o filme em que Pedro Costa reinventou a sua maneira de estar no cinema, filmando pela primeira vez em digital e, praticamente, sozinho. A exibir em cópia digital.

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