CICLO
História Permanente do Cinema Português


Continuamos em 2020 a revisitação dos nossos anos quarenta que iniciámos em 2019 (pontualmente em alternância com obras mais recentes). Década decisiva para conhecer as tendências dominantes da ficção portuguesa durante o Estado Novo, este foi o período em que alguns filões ensaiados na década anterior atingiam o cume do sucesso, ao mesmo tempo que alguns outros, mais ambiciosos ou arriscados, soçobravam face ao contexto e às condições de produção. A VIZINHA DO LADO de António Lopes Ribeiro (porventura o cineasta mais conotado com o regime da época) é o filme com que recomeçamos essa revisitação e situa-se no terreno familiar da comédia à portuguesa, sendo protagonizada por alguns dos nomes mais populares do cinema e do teatro nacionais desses anos.
 
 
03/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo História Permanente do Cinema Português

A Vizinha do Lado
de António Lopes Ribeiro
Portugal, 1945 - 108 min | M/12
 
03/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
A Vizinha do Lado
de António Lopes Ribeiro
com Nascimento Fernandes, Lucília Simões, António Silva, António Vilar, Francisco Ribeiro (Ribeirinho), Carmen Dolores, Madalena Sotto
Portugal, 1945 - 108 min | M/12
A VIZINHA DO LADO é uma adaptação para cinema de uma peça escrita em 1913 por André Brun para o teatro ligeiro. Plácido Mesquita, professor de moral numa cidade pequena, vem para Lisboa com a intenção de salvar o seu sobrinho Eduardo de uma vida cheia de vícios. Uma das comédias mais conseguidas de António Lopes Ribeiro, apoiada no talento e experiência de alguns dos mais populares atores portugueses dos anos 30 e 40.