03/12/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Centenário Merce Cunningham
em colaboração com o InShadow– Lisbon Screendance Festival
Rainforest | 498, 3rd Ave.
duração total da projeção: 110 min | M/12
RAINFOREST
de Richard Leacock, D.A. Pennebaker
Estados Unidos, 1968 – 27 min / legendado em português
498, 3RD AVE.
de Klaus Wildenhahn
Estados Unidos, 1967 – 83 min / legendado em português
Em RAINFOREST, o espetáculo de dança homónimo de Merce Cunningham (com música de David Tudor, cenários de Andy Warhol e Jasper Johns, e direção musical de John Cage) é filmado por Richard Leacock e D.A. Pennebaker na sua primeira performance no 2nd Buffalo Festival of the Arts, a 9 de março do ano de 1968. Um misto de arte experimental, música, dança e documentário. 498, 3RD AVE. acompanha os primeiros tempos da Merce Cunningham Dance Company. Centrado na preparação do espetáculo Scramble, revela a rotina diária dos bailarinos bem como muitos outros aspetos da criação artística. Inclui excertos de uma performance que teve lugar em junho de 1967, com música dos Velvet Underground. Primeiras exibições na Cinemateca, a apresentar em cópias digitais.
05/12/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Centenário Merce Cunningham
em colaboração com o InShadow– Lisbon Screendance Festival
Assemblage | Beach Birds for Camera
duração total da projeção: 86 min | M/12
ASSEMBLAGE
de Richard Moore
Estados Unidos,1968 – 58 min / sem legendas
BEACH BIRDS FOR CAMERA
de Elliot Caplan
Estados Unidos,1993 – 28 min / sem diálogos
ASSEMBLAGE é um filme dado como perdido e redescoberto depois da morte de Merce Cunningham, centrando-se num desejo de explorar as possibilidades do cinema, nomeadamente da imagem, do som, e da montagem, enquanto veículo de redescoberta da performance de dança. ASSEMBLAGE resultou de uma colaboração entre Cunningham e o realizador e antigo bailarino Richard Moore e apresenta Cunningham e a sua companhia a dançarem na Ghirardelli Square de São Francisco em 1968. Um trabalho produzido para a televisão, que cruza os movimentos de uma zona da cidade em rápida transformação com os movimentos dos bailarinos. Realizado já nos anos 1990, BEACH BIRDS FOR CAMERA é a adaptação ao cinema de uma coreografia original de Cunningham, numa colaboração deste com Elliot Caplan, acompanhada pela composição Four3 de John Cage. Filmado em vídeo em dois cenários distintos – a primeira parte a preto e branco, e a segunda a cores, BEACH BIRDS FOR CAMERA é uma das mais importantes obras de “vídeo-dança” do coreógrafo. Primeiras exibições na Cinemateca, a apresentar em cópias digitais.