CICLO
Double Bill


No “Double Bill” deste mês propomos quatro programas distintos. O primeiro, com THE DEAD de John Huston e LA CHAMBRE VERTE de François Truffaut, é uma homenagem dos vivos aos mortos. No segundo, THE SIXTH SENSE de M. Night Shyamalan e HEREAFTER de Clint Estwood – ambos inéditos na Cinemateca –, a morte, a sua premonição, também tem um papel central. O terceiro programa é uma homenagem a uma certa experiência de cinema musical francês: além do incontornável Jacques Demy, com o seu último filme, TROIS PLACES POUR LE 26 (que não é visto por cá desde 1990), o menos evidente, mas não menos surpreendente ON CONNAÎT LA CHANSON de Alain Resnais. Finalmente, no último programa, o de dia 27, em que comemoramos o Dia Mundial do Património Audiovisual, programámos dois filmes noir de Anthony Mann (apesar de no segundo não estar creditado no genérico) inéditos na Cinemateca: STRANGERS IN THE NIGHT e HE WALKED BY NIGHT.
 
 
06/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Dead | La Chambre Verte
duração total da projeção: 175 min | M/12
 
13/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Sixth Sense | Hereafter
duração total da projeção: 236 min | M/12
20/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Trois Places pour le 26 | On Connaît la Chanson
duração total da projeção: 226 min | M/12
27/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Strangers in the Night | He Walked by Night
duração total da projeção: 135 min | M/12
06/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Dead | La Chambre Verte
duração total da projeção: 175 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos.
THE DEAD
Gente de Dublin
de John Huston
com Anjelica Huston, Donal McCann, Rachel Dowlin
Estados Unidos, 1987 – 80 min / legendado em português
LA CHAMBRE VERTE
O Quarto Verde
de François Truffaut
com François Truffaut, Nathalie Baye, Jean Dasté
França, 1978 – 95 min / legendado eletronicamente em português

Último filme de John Huston (foi distribuído postumamente) a partir de um conto de James Joyce publicado em The Dubliners, THE DEAD é uma obra-prima elegíaca. Um jantar de fim de ano no começo do século XX é o cenário da encenação de uma despedida, a do próprio Huston ao cinema e à vida. Filmado na Irlanda, com um elenco estritamente irlandês (os Huston e atores dos teatros Abbey e Gate), THE DEAD segue Gabriel Conroy (Donald McCann) na sua descoberta da memória que a mulher, Gretta (Anjelica Huston), guarda de um falecido amor. LA CHAMBRE VERTE foi um dos projetos mais acarinhados por Truffaut, que previu que o filme, a história de um homem que vive no culto dos seus “queridos mortos”, seria um fracasso comercial, como foi, mas quis fazê-lo à mesma. Baseado em temas de Henry James, mas não num texto preciso do escritor, este belíssimo filme intensamente pessoal, imerso em verdes e castanhos foscos e no qual o próprio Truffaut desempenha o papel principal, é a história de uma ideia fixa, ao fim da qual o círculo se fecha, quando o protagonista morre.
 
13/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Sixth Sense | Hereafter
duração total da projeção: 236 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos.
THE SIXTH SENSE
O Sexto Sentido
de M. Night Shyamalan
com Bruce Willis, Haley Joel Osment, Olivia Williams, Toni Collette
Estados Unidos, 1999 – 107 min / legendado em português
HEREAFTER
Hereafter – Outra Vida
de Clint Eastwood
com Matt Damon, Bryce Dallas Howard, Cécile de France, Frank e George MacLaren
Estados Unidos, 2010 – 129 min / legendado em português

Primeiro grande sucesso do realizador M. Night Shyamalan, THE SIXTH SENSE é já um “cult movie” e um dos filmes fantásticos mais desconcertantes e originais da sua época. Talvez a grande surpresa seja, não tanto o argumento, mas o desempenho deveras impressionante do improvável Bruce Willis e da descoberta de Haley Joel Osment. Três histórias paralelas que se entrecruzam, em que os protagonistas têm um “sexto sentido” através do qual “comunicam” com o além. HEREAFTER é mais um excelente exemplo da versatilidade de Clint Eastwood, cineasta que, percorrendo os mais diferentes géneros, (veja-se os paralelismos estre este filme e o western THE UNFORGIVEN) tem uma “assinatura” inconfundível. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
20/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Trois Places pour le 26 | On Connaît la Chanson
duração total da projeção: 226 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos.
TROIS PLACES POUR LE 26
de Jacques Demy
com Yves Montand, Mathilda May, Françoise Fabian, Antoine Bourseiller
França, 1988 – 106 min / legendado eletronicamente em português
ON CONNAÎT LA CHANSON
É Sempre a Mesma Cantiga
de Alain Resnais
com Pierre Arditi, Sabine Azéma, Jean-Pierre Bacri, André Dussollier
França, 1997 – 120 min / legendado em português

TROIS PLACES POUR LE 26, último filme de Jacques Demy, é simultaneamente uma comovente homenagem a Yves Montand e um falso documentário sobre o próprio (Yves Montand é ator e personagem). Neste “filme testamento” reencontram-se todos os temas caros ao seu autor, o seu olhar claro e luminoso, nostálgico e sombrio sobre a vida, o amor e a morte. Segunda colaboração de Alain Resnais (depois de SMOKING/NO SMOKING) com a dupla de argumentistas Jean-Pierre Bacri e Agnès Jaoui, que teriam grande importância nesta fase da sua carreira, ON CONNAÎT LA CHANSON foi definido por Resnais como um “filme-vaudeville”, que atualiza o vaudeville pelo prisma das séries de televisão. O uso da música, cerca de trinta célebres canções francesas de várias épocas (“J’ai Deux Amours”, “Quoi”, “Avec le Temps”, “Nathalie, “Ma Gueule”, etc.) é peculiar. Nenhuma canção é cantada na sua totalidade, todas as frases musicais se resumem a pequenos excertos, sempre nas suas frases mais célebres, com os atores a deixarem escapar das suas bocas, as vozes dos cantores. TROIS PLACES POUR LE 26 é apresentado em cópia digital.
 
27/10/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Strangers in the Night | He Walked by Night
duração total da projeção: 135 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 10 minutos.
STRANGERS IN THE NIGHT
de Anthony Mann
com William Terry, Virginia Grey, Helene Thimig
Estados Unidos, 1944 – 56 min / legendado eletronicamente em português
HE WALKED BY NIGHT
O Foragido
de Alfred L. Werker, Anthony Mann (não creditado)
com Richard Basehart, Scott Brady, Roy Roberts
Estados Unidos, 1948 – 79 min / legendado eletronicamente em português

Até há pouco tempo praticamente inacessível e recentemente restaurado, STRANGERS IN THE NIGHT é um dos filmes menos vistos de Anthony Mann, a sua primeira incursão no “film noir”, havendo quem veja nele um marco na carreira deste autor. O verdadeiro Anthony Mann teria surgido com este filme, uma bizarra história de amor entre um soldado e uma rapariga que só existe na mente perturbada da mãe. HE WALKED BY NIGHT é um exemplo perfeito do “film noir” americano dos “forties”. Feito com orçamento reduzidíssimo, sem grandes vedetas e com uma história policial idêntica a tantas outras, o seu “encanto” está no resto, naquilo a que se convencionou chamar Cinema. Destaque, também, para o excelente trabalho do grande diretor de fotografia John Alton. STRANGERS IN THE NIGHT é apresentado em cópia digital.