02/03/2013, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior

Março 2013
The Aristocats
Os Aristogatos
de Wolfgang Reitherman
com
Estados Unidos, 1970 - 78 min
versão dobrada em português do Brasil

Esta produção da Walt Disney Pictures segue a história de uma bonita gatinha e da sua ninhada, beneficiárias de uma herança legada pela dona. Quem não está pelos ajustes é o mordomo da velha senhora disposto a tudo para se desfazer da gataria, que o faria herdeiro da fortuna. A gatinha em perigo é ajudada por um gato vadio e folião que, com o auxílio de outra bicharada, põe o vilão no seu devido lugar.

 

02/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Março 2013
La Loca
de Miguel Zacarias
com Libertad Lamarque, Ruben Rojo, Alma Delia Fuentes
México, 1952 - 96 min
legendado em português

Grande vedeta do tango, Libertad Lamarque teve de deixar a sua Argentina natal devido à perseguição de Eva Perón, com quem se tinha cruzado na rodagem de LA CAVALGADA DEL CIRCO quando a futura primeira-dama ainda se chamava Duarte e era pouco mais do que uma figurante. Diz a tradição que Libertad a esbofeteara em pleno plateau. Foi então para o México, onde continuou a sua triunfante carreira e onde foi protagonista de dezenas de filmes, cada qual mais delirante do que o outro. Em LA LOCA, por exemplo, é uma mulher da alta sociedade, filantropa e, como indica o título, louca… Fará o bem sem saber a quem? Só quem vir o filme poderá responder.

02/03/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Março 2013
The Wedding Banquet
O Banquete de Casamento
de Ang Lee
com Winston Chao, Mitchell Lichtenstein, May Chin
Taiwan, Estados Unidos, 1993 - 107 min
legendado em português

O filme de Ang Lee pode ser visto como uma versão moderna da screwball comedy dos anos trinta, em que as personagens assumem identidades que não têm, o que causa inúmeros quiproquós. Um chinês de Taiwan, homossexual, vive em Nova Iorque com um americano, mas os seus pais, que não perceberam a orientação sexual do filho, vivem a chateá-lo para que se case. Ele decide pagar uma chinesa que vive ilegalmente nos Estados Unidos para casar-se com ele, de modo a satisfazer os pais e depois divorciar-se. Mas as coisas complicam-se…

02/03/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Março 2013
Filmes Joly-Normandin | Max et le Quinquina
duração total da sessão: 65 min

FILMES JOLY-NORMANDIN
de Eugène Pirou, Henri Joly, Ernest Normandin
França, 1896-97 – 50 minutos (duração aproximada) / mudos, sem intertítulos
MAX ET LE QUINQUINA
Max e a Quinquina
de Lucien Nonguet
com Max Linder, Maurice Delamare, Gabrielle Lange
França, 1911 – 15 min / mudo, intertítulos em francês

Atendendo a pedidos, retomamos o importante programa Joly-Normandin (um formato que teve vida efémera) de duas coleções (coleção Anacleto Rodrigues, Museu Photographia Vicentes e Coleção Sagarminaga depositada na Filmoteca Española), feito digitalmente a partir dos originais nitrato concluído em 2010 (produção de telerecording na Filmoteca e tiragem de interpositivo e cópia no laboratório da Cinemateca), que foi apresentado no “Foco no Arquivo” de janeiro. São contemporâneos dos dos irmãos Lumière e captam vistas de Paris, pequenas comédias, a visita do czar à capital francesa. Alguns títulos (“PRAÇA DA ÓPERA”, “CHEGADA DE UM COMBOIO A ASNIÈRES”, “OS FERREIROS”) parecem nitidamente decalcados de filmes Lumière. A fechar a sessão, uma das mais célebres comédias do grande Max Linder, que foi um dos modelos confessos de Charles Chaplin. Depois de ter bebido mais do que devia, Max é desafiado para três duelos e vai fazer escândalos na casa dos seus potenciais adversários.
 

02/03/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Março 2013
Tongnian Wanshi
Tempo para Viver e Tempo para Morrer
de Hou Hsiao-Hsien
com You Anshum, Tian Feng, Mei Feng, Tang Ruyun, Xiao Ai
Taiwan, 1985 - 137 min
legendado em português

Crónica de uma família chinesa que sai do continente durante a guerra civil em busca de melhor vida em Taiwan e acaba por aí ficar exilada após a vitória comunista e a separação da ilha onde se refugiam os nacionalistas. A ação decorre entre 1947 e 1966 e Hou Hsiao-Hsien, talvez o mais importante cineasta de Taiwan, coloca o ênfase na evolução de uma criança e no seu despertar para a vida, com os primeiros conflitos e desilusões, e sempre com a memória do passado (do continente).

02/03/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Março 2013
Camarades
Camaradas
de Marin Karmitz
com Juliet Berto, Dominique Labourier, Yan Giquel
França, 1969 - 82 min
legendado em português

CAMARADES é a história de uma clássica epifania operária. O protagonista, operário dos estaleiros navais de Saint-Nazaira, farto das “aspirações burguesas” da namorada, muda-se para a região parisiense e vai trabalhar numa fábrica. Lá descobre a reflexão política, graças aos comités de apoio e aos comités de base. O papel é representado por um autêntico operário. Primeira exibição na Cinemateca.