CICLO
Double Bill


Neste setembro, apresentamos uma proposta para as sessões Double Bill que põe em relevo o desempenho de inesquecíveis “atores secundários”. Se é verdade, que nos habituámos a vê-los em segundos lugares, não é menos verdade que a memória que deles fica – e são tantos! – nada tem de secundário. Propomos, assim, um conjunto de 8 filmes, 4 Double Bill, em que um ator secundário – ou, puxando pelo termo inglês que nos parece mais certo, um “supporting actor” – passa de um filme para o outro ao lado de uma grande atriz, “leads a leading lady”.
Veremos, no primeiro sábado, Jim Backus com Marilyn Monroe e Maureen O’Hara (DON’T BOTHER TO KNOCK, de Roy Ward Baker e FATHER WAS A FULLBACK, de John M. Stahl). Segue-se Charles Bickford “levando” Judy Garland e Joan Bennett, sucessivamente em A STAR IS BORN (Cukor) e em THE WOMAN ON THE BEACH (Renoir). O penúltimo sábado do mês tem Edward Everett Horton a “conduzir” Betty Grable em THE GAY DIVORCEE (Mark Sandrick) e, em POCKETFUL OF MIRACLES (Frank Capra), a “segurar” Betty Davis. Por último, a proposta deriva um pouco e vamos estar com David Cronenberg, primeiro num papel ao lado de Vera Miles no filme de John Landis, INTO THE NIGHT, e depois com Rosanna Arquette em CRASH, filme que ele próprio realizou, onde só lhe ouvimos a voz.
 
09/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Don’t Bother to Knock | Father was a Fullback
duração total da projeção: 159 min | M/12
16/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

A Star is Born | The Woman on the Beach
duração total da projeção: 240 min | M/12
 
23/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Gay Divorcee | Pocketful of Miracles
duração total da projeção: 240 min | M/12
 
30/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Into the Night | Crash
duração total da projeção: 215 min | M/12
09/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Don’t Bother to Knock | Father was a Fullback
duração total da projeção: 159 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos
DON’T BOTHER TO KNOCK
Os Meus Lábios Queimam
de Roy Ward Baker
com Richard Widmark, Marilyn Monroe, Anne Bancroft, Donna Corcoran, Jeanne Cagney, Elisha Cook Jr.
Estados Unidos, 1952 – 75 min / legendado eletronicamente  em português
FATHER WAS A FULLBACK
de John M. Stahl
com Fred MacMurray, Rudy Vallee, Maureen O’Hara, Natalie Wood, Betty Lynn, Thelma Ritter
Estados Unidos, 1949 – 84 min / legendado eletronicamente em português

DON’T BOTHER TO KNOCK é o filme em que, pela primeira vez, Marilyn Monroe é cabeça de cartaz. Nesta adaptação de um conto de Charlotte Armstrong, especialista do thriller psicológico, Marilyn é uma jovem neurótica saída de uma clínica psiquiátrica que julga ver em Widmark o noivo perdido na guerra, sofrendo um colapso que a empurra para uma situação dramática. Parece um filme premonitório da história da atriz, que acaba tão perdida como acabou na vida. Muito pouco visto, é um filme essencial para o mito de Marilyn. FATHER WAS A FULLBACK segue a história de um treinador de uma equipa de futebol americano de escola pondo Fred MacMurray ao lado de Maureen O’Hara, o casal protagonista cuja vida familiar é perturbada quando a filha adolescente (Betty Lynn) se envolve com um jovem jogador de futebol. Na personagem da filha e irmã mais nova, Natalie Wood desempenha um dos seus primeiros papeis. Foi o penúltimo filme de Stahl, que no mesmo ano assinaria OH, YOU BEAUTIFUL DOLL e cuja obra se ressentiu da falta de acolhimento público depois de LEAVE HER TO HEAVEN em meados da década de quarenta. DON’T BOTHER TO KNOCK é apresentado em cópia digital. FATHER WAS A FULLBACK é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
16/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
A Star is Born | The Woman on the Beach
duração total da projeção: 240 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos
A STAR IS BORN
Assim Nasce Uma Estrela
de George Cukor
com Judy Garland, James Mason, Jack Carson, Charles Bickford
Estados Unidos, 1954 – 170 min / legendado em espanhol
THE WOMAN ON THE BEACH
A Mulher Desejada
de Jean Renoir
com Joan Bennett, Robert Ryan, Charles Bickford
Estados Unidos, 1946 – 70 min / legendado em português

Cukor adapta a versão de A STAR IS BORN filmada por William Wellman em 1937 que, por sua vez, retomava o seu WHAT PRICE HOLLYWOOD? (1932), ajustando a um musical o argumento da história original de Wellman e Robert Carson. Foi o primeiro musical de Cukor e a sua primeira obra em Technicolor e CinemaScope. O filme foi amputado de algumas sequências na altura da estreia, mas foi restaurado na década de oitenta. Inicialmente, Jean Renoir fizera de THE WOMAN ON THE BEACH uma espécie de prolongamento de LA BÊTE HUMAINE como estudo da relação entre o desejo sexual e a pulsão criminosa, com uma forte carga erótica. Mas, às primeiras projeções privadas, ficou claro que o público não entendia o objetivo do realizador, que o remontou, surgindo THE WOMAN ON THE BEACH dentro da linha do “filme negro”, com mulher fatal e um herói traumatizado da guerra. Um dos mais insólitos e perturbantes filmes de Renoir. A STAR IS BORN está também programado no Ciclo “Luis Miguel Cintra”, a 19, às 18h30.
 
23/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Gay Divorcee | Pocketful of Miracles
duração total da projeção: 240 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos
THE GAY DIVORCEE
A Alegre Divorciada
de Mark Sandrich
com Fred Astaire, Ginger Rogers, Edward Everett Horton, Eric Blore, Betty Grable
Estados Unidos, 1934 – 104 min / legendado em português
POCKETFUL OF MIRACLES
Milagre por Um Dia
de Frank Capra
com Glenn Ford, Bette Davis, Hope Lange, Arthur O’Connell, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1961 – 136 min / legendado em espanhol

A peça da Broadway intitulava-se The Gay Divorce, mas o código de censura objetou, entendendo que, ao contrário de um divórcio, uma divorciada podia ser alegre. Foi o primeiro filme com Fred Astaire e Ginger Rogers nos principais papéis, com secundários inseparáveis deles (Edward Everett Horton, Eric Blore). Foi também o primeiro filme do par dirigido por Mark Sandrich, o realizador que melhor percebeu que "ou dançava a câmara ou dançava Astaire". A música é de Cole Porter: Night and Day nasceu neste filme, The Continental obteve o Óscar da melhor canção. Para o último filme da sua carreira de realizador, coube a Frank Capra dirigir uma nova versão de um dos seus primeiros grandes sucessos dos anos trinta – LADY FOR A DAY –, rebatizado POCKETFUL OF MIRACLES, onde Glenn Ford (também produtor) é um “gangster” supersticioso que, crente na sorte que lhe dão as maçãs compradas a uma velha vendedora (Bette Davis) a faz passar por grande dama quando a filha vem, da Europa, visitá-la.
 
30/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Into the Night | Crash
duração total da projeção: 215 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos
INTO THE NIGHT
Pela Noite Dentro
de John Landis
com Jeff Goldblum, Michelle Pfeiffer, Stacey Pickren, Dan Aykroyd, Carmen Argenziano
Estados Unidos, 1985 – 115 min / legendado eletronicamente em português
CRASH
Crash
de David Cronenberg
com James Spader, Holly Hunter, Elias Koteas, Rosanna Arquette, Deborah Kara Unger
Canadá, 1996 – 100 min / legendado em espanhol

INTO THE NIGHT é uma comédia thriller, em que a personagem de Michelle Pfeiffer envolve o protagonista interpretado por Jeff Goldblum numa intriga internacional – é o fim da vida entediante dele, subitamente enredado numa aventura que lhe põe a vida em risco. O filme é conhecido pela série de aparições de cineastas que nele figuram, e que incluem o próprio John Landis e David Cronenberg, mas também Jack Arnold, Roger Vadim, Don Siegel, Lawrence Kasdan, Paul Mazursky ou Jonathan Demme. Adaptado de um romance de J.G. Ballard, CRASH provocou enorme escândalo no Festival de Cannes e relançou o debate sobre a censura ao cinema em meados dos anos noventa. É um dos pontos culminantes da obra de Cronenberg, perturbante olhar sobre a sexualidade, onde a carne se funde com o metal e as carcaças dos automóveis acidentados se transformam em fetiche.