27/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
The Horn Blows at Midnight
de Raoul Walsh
com Jack Benny, Alexis Smith, Dolores Moran, Allyn Joslyn
Estados Unidos, 1945 - 78 min
legendado eletronicamente em português

Comédia fantasista com Jack Benny no papel de um anjo enviado à Terra para a destruir com a trompeta de Gabriel. É um Walsh pouco conhecido, uma das mais divertidas e irreverentes comédias de um género então em voga, o dos “anjos na Terra”.

27/03/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Vertiginoso Sr. Hitchcock
Marnie
Marnie
de Alfred Hitchcock
com Sean Connery, Tippi Hedren, Diane Baker
Estados Unidos, 1964 - 129 min
legendado em português

Pensado para o possível regresso de Grace Kelly ao cinema, MARNIE é o último filme de Hitchcock com a “loira de gelo”, Tippi Hedren, que o deixou, como se sabe, “em fogo”. Marnie é uma ladra compulsiva, uma cleptomaníaca, em consequência de graves traumas na infância, que planeia roubar o patrão, mas, descoberta, é por este submetida a uma psicanálise “acelerada”. Um dos maiores (e mais mal amados) filmes de Hitchcock.

27/03/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Vertiginoso Sr. Hitchcock
Alfred Hitchcock’s Lord Arthur Savile’s Crime
de Robert Stevens
com Sebastian Cabot, Gladys Cooper, Melville Cooper, Alexander Delevanti
Estados Unidos, 1958 - 51 min
legendado em português

Realizado por Robert Stevens a partir da história de Oscar Wilde, é um dos títulos da série televisiva "Suspicion" produzida por Hitchcock para a NBC entre 1957 e 1959. Foi apadrinhada por Hitchcock, durante a época de "Alfred Hitchcoc's Presents", a celebérrima série produzida e apresentada pela primeira vez no pequeno ecrã entre 1955 e 1962 (altura em que foi rebatizada “The Alfred Hitchcock Hour”) e ficou conhecida pela sequência do genérico, concebida, realizada e protagonizada pelo próprio Hitchcock, que (por sugestão de Bernard Herrmann) se filmou ao som da Marcha Fúnebre para Uma Marioneta, surgindo em silhueta e dirigindo-se ao centro do enquadramento, para dizer (quase sempre) um inconfundível “Good evening.” Aqui não há “Good evening”, mas há os mesmos hitchcockianos motivos do medo e da suspeição . Primeira exibição na Cinemateca.

 

27/03/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Vertiginoso Sr. Hitchcock
Frenzy
Perigo na Noite
de Alfred Hitchcock
com Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt, Anna Massey
Reino Unido, 1972 - 116 min
legendado em português

Para o seu penúltimo filme, Hitchcock regressou à sua Inglaterra natal (“Uma vez londrino, sempre londrino”, escreveu Penelope Houston à época). FRENZY mostra-nos um serial killer em ação no grande mercado de Covent Garden. À dura violência do criminoso, junta-se o humor típico de Hitchcock, sobretudo nas cenas que envolvem o polícia que tenta resolver o caso e cuja mulher se julga uma grande cozinheira. Entre o humor e a provocação, Hitchcock numa das suas obras mais geniais.

27/03/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Vertiginoso Sr. Hitchcock
North by Northwest
Intriga Internacional
de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Leo G. Carroll
Estados Unidos, 1959 - 136 min
legendado em português

NORTH BY NORTHWEST, um dos filmes mais célebres de Hitchcock, é um prodígio de construção de suspense, com algumas das cenas mais famosas do mestre (a perseguição do avião, a corrida no monte Rushmore). O filme também é também um autêntico repositório de todos os seus temas e obsessões, de todos os seus “jogos” e alusões eróticas e da exploração do tema do “falso culpado”, que está no cerne da sua obra.