20/04/2017, 14h30 | Sala M. Félix Ribeiro
10 Anos de Cinemateca Júnior

Programa especial organizado nas instalações da Cinemateca Júnior e na Sala M. Félix Ribeiro
Scaramouche
Scaramouche
de George Sidney
com Stewart Granger, Eleonor Parker, Janet Leigh, Mel Ferrer
Estados Unidos, 1952 - 118 min
legendado em português | M/6
Clássicos às Matinés
Esta é a história de André Moreau (Stewart Granger) que vê um amigo, panfletário contra a tirania da Coroa, ser morto a sangue frio por um temível espadachim. Perseguido, refugia-se numa trupe de saltimbancos de que se torna vedeta sob o nome de Scaramouche, à espera do ajuste de contas. Este talvez seja o filme do mais longo, movimentado e emocionante combate de esgrima do cinema, opondo Stewart Granger a Mel Ferrer no equilíbrio precário dos camarotes do teatro, por corredores e plateia, para culminar no palco onde eles são os únicos atores. Obra-prima do género e de George Sidney.
 
20/04/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Dino Risi

Em colaboração com a Associação Il Sorpasso
Vedo Nudo
Vejo Tudo Nu
de Dino Risi
com Nino Manfredi, Sylva Koscina, Enrico Maria Salerno
Itália, 1969 - 114 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um regresso à tão bem sucedida estrutura de I MOSTRI, num conjunto de “sketches”, todos protagonizados por Nino Manfredi, onde o sexo é o denominador comum. É tão divertido como perturbante, porque Risi (como de resto noutras ocasiões) não se coíbe de sublinhar, ferozmente, a fealdade das personagens e das situações – o que faz de VEDO NUDO algo mais complexo do que apenas uma sátira da relação dos italianos com o sexo.
 
20/04/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Português: Novos Olhares – II
Pé na Terra | Lacrau
duração total da projeção: 119 min | M/12
Com a presença de João Vladimiro
PÉ NA TERRA
de João Vladimiro
Portugal, 2006 – 20 min
LACRAU
de João Vladimiro
Portugal, França, 2013 – 99 min

João Vladimiro tem explorado as fronteiras da linguagem documental com outras formas narrativas. Em PÉ NA TERRA, o seu olhar vai ao encontro de um território criado por tio Zé, vindo da Serra da Estrela para Lisboa, num terreno junto a uma construção do metropolitano de Lisboa, enquanto LACRAU (Melhor Filme Português no IndieLisboa 2013) alimenta-se da matéria da película, em 16mm, para oferecer um olhar experimental sobre a paisagem do interior português e o movimento da sua vida e natureza. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
20/04/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Encontro Cinema e Educação

Em colaboração com Os Filhos de Lumière – Associação Cultural
Révolution École 1918-1939
de Joanna Grudzinska
França, 2016 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com a presença de Joanna Grudzinska

projeção seguida de debate
A história de um sonho e da sua parcial (temporária?) derrota. Com base em documentos de arquivo hoje em grande parte esquecidos, Joanna Grudzinska analisa as tentativas radicais de concetualização e construção de uma nova escola que nasceram na Europa no rescaldo da Primeira Guerra Mundial, que foram rapidamente interrompidas pelo contexto da Segunda, e que só parcialmente foram retomadas depois. São abordadas as ideias e as experiências de Rudolf Steiner, Maria Montessori, Célestin Freinet, Alexander S. Neill, Ovide Decroly, Paul Geheeb ou Janusz Korczak – “estes pedagogos que, a contracorrente dos dogmas da sua época, inventam uma educação mista e livre em que a realização plena da criança triunfa sobre a disciplina” (Pierre Ancery). Primeira exibição na Cinemateca.