11/03/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Se Eu Fosse…. Cineasta Oficina de Cinema de Animação
Atelier em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Museu de São Roque

orientação: Teresa Cortez e Luís Nobre


dos 6 aos 12 anos | duração: 2 horas cada sessão


Um conjunto de quatro tábuas pintadas, do século XVI, que se encontram expostas no Museu de São Roque serve de base para desenvolver o guião para um pequeno filme de animação. Esta atividade decorre em dois momentos distintos, a 11 e a 18 de março: num primeiro momento, no Museu de São Roque, as crianças entram em contacto com a obra de arte, desvendando as suas histórias e os seus significados, para depois construírem uma nova história para as suas personagens. São Roque e as outras figuras representadas, vivem novas aventuras que ficam registadas num caderno de esboços e num “storyboard”.
O segundo momento, onde as personagens e histórias imaginadas ganham vida, recorrendo a técnicas de animação em “stop motion”, tem lugar na Cinemateca Júnior (Salão Foz).

11/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
L’ Illusionniste
O Mágico
de Sylvain Chomet
França, Reino Unido, 2010 - 80 min
legendado em português | M/6

L’ILLUSIONNISTE é a segunda longa-metragem de animação do francês Sylvain Chomet, depois de LES TRIPLETTES DE BELEVILLE, nomeado para dois Óscares da Academia de Hollywood e que tinha a portuguesa Madame Souza como uma das protagonistas. Em L’ILLUSIONNISTE, Chomet inspira-se num guião original de Jacques Tati, que o criador do Sr. Hulot nunca filmou, narrando o encontro, numa cidade costeira escocesa, entre um ilusionista francês e uma jovem local, que marcará para sempre a vida de ambos.

11/03/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Great Dictator | They Live
duração total da projeção: 217 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

THE GREAT DICTATOR

O Ditador ou O Grande Ditador

de Charles Chaplin

com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Billy Gilbert

Estados Unidos, 1940 - 124 min / legendado em português

THEY LIVE

Eles Vivem

de John Carpenter

com Roddy Piper, Keith David, Meg Foster, George “Buck” Flower

Estados Unidos, 1988 - 93 min / legendado em português

 

Charlot entra em guerra contra o fanatismo e a intolerância, e aparece pela última vez no ecrã no papel de um barbeiro judeu que tem um sósia. Nem mais nem menos do que o ditador do país, Adenoid Hynkel (e a referência não podia ser mais transparente). Um dia é confundido com ele e vai fazer um discurso às massas. Portugal esperou anos para ver THE GREAT DICTATOR, de exibição então considerada pouco condicente com a “neutralidade” do nosso país. A ficção científica, o terror e a sátira: THEY LIVE é o filme em que um homem chega a Los Angeles para descobrir que a sociedade de consumo está a ser dominada por mensagens subliminares ditadas por “aliens” disfarçados de humanos. O “real” só se torna visível através de óculos escuros especiais. “Stay asleep”, “no imagination”, submit to authority” são algumas das palavras de ordem para subjugar os humanos. “THEY LIVE, o filme da vingança de Carpenter sobre os anos 80, a plena assunção de uma dimensão política furiosamente combativa – este é, com muito poucos concorrentes à altura, o grande filme político do cinema americano dos anos 80” (Luís Miguel Oliveira).


 

11/03/2017, 16h00 | Sala Luís de Pina
FACA – Festa de Antropologia, Cinema e Arte
An Alternative Title | Rattle them Bars | Virtual Balikbayan Box | Connected
duração total da projeção: 82 min | M/12
Com a presença de Steffen Kohn (Freie Universitat de Berlin)

AN ALTERNATIVE TITLE

de Beina Xu

China, Estados Unidos, 2016 - 27 min / legendado em inglês

RATTLE THEM BARS

de Nena Hedrick

Estados Unidos, 2015 - 27 min / legendado em inglês

VIRTUAL BALIKBAYAN BOX

de Lola Abrera

Filipinas, 2015 – 14 min / legendado em inglês

CONNECTED

de Carmen Belaschk

Grécia, Alemanha, 2016 - 15 min / legendado em inglês

 

Partindo de velhas cassetes VHS, AN ALTERNATIVE TITLE desenvolve-se como uma meditação sobre a memória e a imigração e o modo como construímos as nossas próprias histórias. Em RATTLE THEM BARS Nena Hedrick propõe-se refletir sobre o sistema prisional e a experiência de estar preso através do recurso à montagem de materiais variados como cartas de reclusos ou vozes das suas famílias num filme assumidamente exploratório. VIRTUAL BALIKBAYAN BOX convida mães migrantes filipinas a partilharem as suas histórias através de múltiplos dispositivos. A fechar a sessão, CONNECTED, de Carmen Belaschk, incide sobre as inúmeras possibilidades do recurso a “smartphones” e muito em particular sobre a sua utilidade para refugiados em trânsito.

11/03/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
FACA – Festa de Antropologia, Cinema e Arte
Fora de Campo | 127 Fotogramas ou 34 Cenas de Nelisita | Efeito e Redacção
duração total da projeção: 49 min | M/12
Com a presença de Ricardo Branco, Inês Ponte, Catarina Simão

FORA DE CAMPO

de Ricardo Branco

Portugal, 2016 - 6 min

127 FOTOGRAMAS OU 34 CENAS DE NELISITA

de Inês Ponte

Portugal, Angola, 2016 - 14 min

EFEITO E REDACÇÃO

de Catarina Simão

Portugal, Espanha, Moçambique, 2014 - 29 min

 

Uma sessão composta por três filmes que exploram materiais de arquivo. Em FORA DE CAMPO três irmãs recordam uma fotografia da sua infância. 127 FOTOGRAMAS OU 34 CENAS DE NELISITA parte de NELISITA, longa-metragem de etnoficção realizada por Rui Duarte em 1982 que combina duas narrativas orais dos Ovamwila, povos agropastoris do Sudoeste de Angola. O filme de Catarina Simão aborda a noção do arquivo como gesto de ler o mundo ao investigar o caso do Instituto Moçambicano e a sua história contada em arquivos situados em três continentes diferentes.

11/03/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Lubitsch Americano
Angel
O Anjo
de Ernst Lubitsch
com Marlene Dietrich, Herbert Marshall, Melvyn Douglas, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1937 - 91 min
legendado em português | M/12

Depois de DESIRE, assinado por Borzage, produzido e supervisionado por Lubitsch, este volta à realização (é produtor-realizador da Paramount), e reincide em Marlene Dietrich que, em ANGEL, põe na pele de uma mulher casada a quem reaparece o homem duma ocasional noite em Paris, filmando a sua história num prodigioso testemunho das possibilidades dramáticas do seu inconfundível estilo. Há quem nele veja o primeiro dos filmes da depuração da última fase da obra de Lubitsch. É um filme quase abstrato, é quase música de câmara.

11/03/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
FACA – Festa de Antropologia, Cinema e Arte
The Accomodation | A Useless Fiction | The Memory of the 25th Hour | Global Eyes
duração total da projeção: 97 min | M/12
Com a presença de Steffen Kohn, Cheong Kin Man

THE ACCOMODATION

de Maren Wickwire, Kate Blackmore, Ellen Lapper, Ursula Sommer

Alemanha, 2016 - 6 min / legendado em inglês

A USELESS FICTION

de Cheong Kin Man

Macau, 2014 - 31 min / legendado em inglês

THE MEMORY OF THE 25TH HOUR

de Sungeun Kim

Coreia do Sul, 2015 - 48 min / legendado em inglês

GLOBAL EYES

de Jeff Coons

Estados Unidos, 2015 - 8 min / legendado em inglês2

 

THE ACCOMODATION é o retrato de Orly, jovem que trabalha como voluntária em Berlim apoiando muitas famílias de refugiados. Como é descrito na sua nota, em A USELESS FICTION o realizador explora aqui um conjunto de questões pessoais como um “dilema entre o filmado e o não filmado, entre a tradução e a impossibilidade de comunicação, entre o recurso à voz off e as legendas”. O trabalho de Sungeun Kim centra-se na longa resistência dos habitantes de Gangjeong, na IIha de Jeju, na Coreia do Sul, que durante dez anos lutaram contra a construção de uma base naval. A fechar a sessão, GLOBAL EYES aborda a muito atual questão da omnipresença da vigilância nas sociedades contemporâneas.