25/02/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Fevereiro 2013
Tre Fratelli
Três Irmãos
de Francesco Rosi
com Philippe Noiret, Vittorio Mezzogiorno, Michele Placido
Itália, França, 1981 - 110 min
legendado em português

Três irmãos de meia-idade (um juiz, um operário e um conselheiro num reformatório) reúnem-se na aldeia natal, por ocasião da morte da mãe. Uma vez na antiga casa da família, rememoram o passado e imaginam o futuro, enquanto o velho pai e uma neta se ocupam da quinta. Noiret faz o papel do juiz, que trata de um caso político, que o faz correr risco de vida e imagina a sua morte. Um magnífico desempenho do ator.

25/02/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
Shonen
O Menino
de Nagisa Oshima
com Fumio Watanabe, Akiko Koyama, Tetsuo Abe,Tsuyoshi Kinoshita
Japão, 1969 - 97 min
legendado em português
In Memoriam Nagisa Oshima

Uma obra quase documental que tem como base um caso verídico que na década de sessenta chocou o Japão, segundo o qual um veterano de guerra obrigava o filho e a mulher com quem vivia a atirarem-se contra carros em andamento de forma a intimidar os respetivos condutores a pagar enormes quantias em dinheiro como indemnização pelos ferimentos supostamente causados. Um filme amargo em a que sociedade e a família são apresentadas como entidades violentas e opressivas. O filme também é exibido no contexto do Ciclo “In Memoriam: Nagisa Oshima”.

25/02/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo

Fevereiro 2013
Sophia de Mello Breyner Andresen | Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço
duração total da sessão: 50 min
sessão apresentada por Miguel Valverde

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
de João César Monteiro
Portugal, 1969 – 17 min
QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO
de João César Monteiro
com Luís Miguel Cintra, Carlos Ferreira, Paula Ferreira, Nuno Júdice
Portugal, 1971 – 33 min
 

As duas primeiras curtas-metragens de João César Monteiro, logo reveladoras do fôlego e da originalidade do realizador. SOPHIA…, muito marítimo e muito mediterrânico, supunha ele que fosse antes de mais “a prova, para quem a quiser entender, que a poesia não é filmável e não adianta persegui-la”. QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO, exemplo do cinema que não se podia ver em Portugal antes de 25 de abril de 1974 e que sofreu a imposição de cortes censórios que lhe impediram que estreasse, foi felizmente entendido por alguns na época como o grande filme que é (“É o filme mais português que vi até hoje… Não no sentido do Benfica. Mas no literal: aqui e agora”, Eduardo Guerra Carneiro, 1971). “Opaco, secreto como um búzio”, chamou-lhe César. Foi o primeiro filme de Luís Miguel Cintra, na personagem de Lívio, o mesmo nome da que interpretou 18 anos depois em RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, mandando João de Deus "ir e dar-lhes trabalho”.
 

25/02/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
The Last Picture Show
A Última Sessão
de Peter Bogdanovich
com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Cloris Leachman, Ellen Burstyn
Estados Unidos, 1971 - 115 min
legendado em português

1951. A vida de um grupo de adolescentes numa pequena cidade do Texas. A passagem para a idade adulta, as primeiras desilusões e o fim de uma época, representado pelo encerramento da única sala de cinema da localidade e pelo embarque de alguns para a guerra na Coreia. Nostalgia do passado, requiem pelo cinema clássico americano e alegoria dos dramas presentes em 1971, com a Coreia sugerindo o Vietname, num filme melancólico e magnífico.

25/02/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
In Memoriam Nagisa Oshima, Harry Carey, Jr., Jean-Henri Roger

Fevereiro 2013
Something Big
Golpe de Mestre
de Andrew McLaglen
com Dean Martin, Brian Keith, Carol White, Ben Johnson, Harry Carey Jr.
Estados Unidos, 1971 - 102 min
legendado em português
In Memoriam Harry Carey, Jr.

“Toda a gente quer fazer uma coisa em grande uma vez na vida. Mas nem todas as pessoas têm que assaltar uma caravana, roubar uma rapariga, e trocar uma arma por ela para o conseguir”. Assim apregoava o cartaz SOMETHING BIG produzido e realizado por Andrew McLaglen no duplo registo do western e da comédia. A canção tema do filme é de Burt Bacharach. Primeira exibição na Cinemateca.