19/10/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
ANIM: 20 Anos (I)
Kiss of Death
O Denunciante
de Henry Hathaway
com Victor Mature, Brian Donlevy, Richard Widmark, Coleen Gray, Karl Malden
Estados Unidos, 1947 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O Trabalho dos Arquivos
Um dos grandes filmes “negros” da década de quarenta, KISS OF DEATH revelou, logo na sua estreia, um dos maiores “vilões” do cinema americano (embora temporariamente, frequentando depois o outro lado da barreira): Richard Widmark, aqui como gangster, e inesquecível na cena em que, com riso demente, empurra sadicamente uma velha paralítica na cadeira de rodas pela escada abaixo. A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation.
19/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Filmes de Joana Toste
duração total da projeção: 48 min | M/12
com a presença de Joana Toste
A DAMA DA LAPA
Portugal, 2004 – 5 min
MENU
Portugal, 2005 – 3 min
SERÃO
Portugal, 2006 – 4 min
CÃES MARINHEIROS
Portugal, 2007 – 7 min
GUISADO DE GALINHA
Portugal, 2008 – 4 min
IN OTHER WORDS
Portugal, 2007 – 7 min
VOA VOA NUM PRÉDIO DE LISBOA
Portugal, 2009 – 4 min
QUEM É ESTE CHAPÉU?
Portugal, 2011 – 5 min
RAIO XYZ
Portugal, 2011 – 4 min
LISBOA –  PORTO
Portugal, 2012 – 1 min
ANA – UM PALÍNDROMO
Portugal, 2013 – 4 min
de Joana Toste
 
Licenciada em design industrial, com formação em pintura e animação, que estudou em Tobistoon, Joana Toste trabalha em animação desde o início dos anos noventa, colaborando com vários estúdios e desenvolvendo os seus próprios projetos, além da atividade em ilustração, cenários para teatro “workshops” para crianças e criação de páginas de Internet. Formou a sua própria produtora, a Gomtch Gomtch, em 2004 e é uma relevante autora do cinema de animação contemporâneo. Além dos títulos mencionados, o programa conta com a apresentação de pequenos filmes publicitários da realizadora. À exceção de A DAMA DA LAPA e GUISADO DE GALINHA, os filmes a apresentar são primeiras exibições na Cinemateca.
19/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Borsalino City
de Enrica Viola
Itália, França, 2015 - 78 min
legendado em inglês | M/12
com a presença de Enrica Viola

Entrada gratuita mediante o levantamento de bilhete
A sinopse do filme documental de Enrica Viola lembra que o chapéu borsalino se tornou um ícone graças ao cinema da Hollywood clássica. “O que, no entanto, poucos sabem é que o mito nasceu na região italiana de Alessandria, numa fábrica gerida pela mesma família há mais de 120 anos”. A história que aqui se segue começa com Giuseppe Borsalino, que se fez mestre chapeleiro em Paris, em 1857 e se estabeleceu em Alessandria. “É a história de uma família, de uma comunidade de trabalhadores e de uma cidade.” BORSALINO CITY é apresentado numa iniciativa organizada em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, no contexto da XVI edição da Settimana della Lingua Italina nel Mundo, este ano dedicada ao tema “O italiano e a criatividade: marcas e costumes, moda e design”.
19/10/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
ANIM: 20 Anos (I)
Tristana
Tristana, Amor Perverso
de Luis Buñuel
com Catherine Deneuve, Fernando Rey, Franco Nero, Lola Gaos
Espanha, França, Itália, 1970 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/14
O Trabalho dos Arquivos / Homenagem a Catherine Gautier e José María Prado

com a presença de Catherine Gautier e José María Prado
Adaptação de um romance de Perez Galdós, TRISTANA é um dos filmes mais famosos de Luis Buñuel, à volta de um velho conquistador que não quer reconhecer o seu fim, e de uma jovem, Tristana, vítima de estranhos pesadelos eróticos. Um humor feroz e truculento, por vezes grotesco (“esperpêntico”, como dizem os espanhóis), faz deste filme uma das mais perturbantes incursões no desejo, nos seus objetos e perversões. A apresentar numa cópia 35 mm da coleção da Filmoteca Española.