26/02/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Fevereiro 2013
Atame!
Ata-me
de Pedro Almodóvar
com Antonio Banderas, Victoria Abril, Francisco Rabal
Espanha, 1989 - 101 min
legendado em português

Esta oitava longa-metragem de Pedro Almodóvar já pertence ao período em que o cineasta ultrapassara o mercado espanhol e se impusera no mercado internacional, pela “extravagância” e o “excesso” dos seus filmes. Depois de MATADOR e MUJERES AL BORDE UN ATAQUE DE NERVIOS, Almodóvar tornou-se um fenómeno de moda e ATA-ME! explora astutamente esta moda, misturando elementos cómicos e policiais, ambos com muito tempero sexual. Quando fez este filme, em 1990, Antonio Banderas já falava espanhol com a pronúncia andaluza, mas ainda não falava inglês com a mesma pronúncia.

26/02/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
Mask
A Máscara
de Peter Bogdanovich
com Cher, Eric Stoltz, Sam Elliott, Estelle Getty, Laura Dern, Harry Carey, Jr.
Estados Unidos, 1985 - 120 min
legendado eletronicamente em português
In Memoriam Harry Carey, Jr.

Para Bogdanovich, MASK foi o filme do sucesso comercial e de desentendimentos vários (com o produtor pelo final cut e pelas intromissões na banda sonora, onde há canções de Bob Seager em vez de Bruce Springsteen, o desejo do realizador; com a atriz protagonista durante a rodagem, se bem que Cher tenha conquistado o prémio de melhor atriz no Festival de Cannes de 1985). A história é baseada na vida prematuramente interrompida de Roy L. “Rocky” Dennis, um rapaz que sofria de uma doença rara. O filme também é exibido no contexto do Ciclo “In Memoriam: Harry Carey, Jr.”.

26/02/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Retratos da Infância
Dare Mo Shiranao
Ninguém Sabe
de Hirokazu Kore-eda
com Yuya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimuta, Momoko Shimizu
Japão, 2004 - 140 min
legendado em português

Um filme extremamente inteligente, que conta a história de quatro crianças, cada qual de um pai diferente, abandonadas pela mãe num pequeno apartamento em Tóquio, com muito pouco dinheiro. As mais novas têm a ilusão que a mãe vai voltar. Os quatro conseguem sobreviver no seu pequeno mundo fechado, com as suas regras, constantemente ameaçado pela realidade exterior. Comovente mas desprovido de qualquer sentimentalismo, DARE MO SHIRANAO mostra a que ponto as crianças podem ser adultas e os adultos egoístas e irresponsáveis.

26/02/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
Nana
Nana
de Valérie Massadian
com Kelyna Lecomte, Alain Sabras, Marie Delmas, Yves Monguillon, Etienne e Max Penot
França, 2011 - 68 min
legendado eletronicamente em português

A sinopse diz que Nana tem quatro anos, vive numa casa de pedra na floresta, e que um dia, ao regressar a casa da escola, encontra apenas silêncio. NANA propõe-se como “uma viagem à noite da sua infância. O mundo à sua altura.” É a primeira longa-metragem de Valérie Massadian. “Por vezes os filmes, como as crianças, são terrivelmente imperscrutáveis, e têm ideias próprias”, escreveu Jay Kuehner na Cinema Scope, a propósito de NANA.

26/02/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Retratos da Infância
Le Vieil Homme et l’Enfant
O Velho e a Criança
de Claude Berri
com Michel Simon, Alain Cohen, Luce Fabiole, Roger Carel
França, 1966 - 82 min
legendado em português

Primeira longa-metragem de Claude Berri, ancorada no universo da infância de reflexos autobiográficos: na França Ocupada pelos alemães, Claude, um miúdo judeu, é enviado pelos pais para junto de um velho casal no campo. Pepé, o marido (Michel Simon), é antissemita, mas desconhece a ascendência judaica de Claude. O filme segue a história da relação de afecto que se consolida entre o “velho e a criança”.