25/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Breakdance
Breakdance, Ritmo da Rua
de Joel Silberg
com Lucinda Dickey, Ice-T, Adolfo Quinonos, Michael Chamber
Estados Unidos, 1984 - 85 min
legendado em português | M/6

BREAKDANCE é menos um filme do que um fenómeno social. Teve tamanho êxito que foi feita de imediata uma “sequela” e depois uma série de televisão. A trama narrativa segue uma linha ultraclássica: depois de muitos esforços, um grupo de jovens artistas consegue montar um espetáculo. Em BREAKDANCE, uma estudante de dança contemporânea conhece dois dançarinos de rua (“breakdancers”), junta-se a eles e triunfa ao som do hip-hop. Primeira exibição na Cinemateca.

25/05/2016, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Adrian Martin / Fritz Lang
Scarlet Street
Almas Perversas
de Fritz Lang
com Edward G. Robinson, Joan Bennett, Dan Duryea
Estados Unidos, 1945 - 100 min
legendado em português | M/12
sessão-conferência | apresentada por Adrian Martin, em inglês

Segunda versão do romance de La Fouchardière, anteriormente adaptado por Jean Renoir em LA CHIENNE. Trata-se da história de um pintor que abandona a mulher e mata a amante num acesso de ciúmes. Em relação à versão de Renoir, Lang abandona a faceta realista para acentuar uma sombria incursão pela culpa e pelo peso do destino, numa atmosfera de filme negro. Volta a dirigir Edward G. Robinson e Joan Bennett. “Os dois temas que Lang escolheu para as suas produções Diana [SCARLETT STREET e SECRET BEYOND THE DOOR] giram à volta do assassínio da mulher e da solidão do homem. Sem qualquer complacência, e de algum modo crucificando-se quando envelhece Robinson e o faz ser humilhado por Bennett, insistindo na sua fealdade e na repugnância física que ele lhe inspira” (Bernard Eisenschitz).

25/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
Kismet
Um Estranho no Paraíso
de Vincente Minnelli
com Howard Keel, Ann Blyth, Dolores Gray
Estados Unidos, 1955 - 113 min
legendado em espanhol | M/12

Realizado no mesmo ano de um dos seus mais espantosos e "realistas" melodramas (THE COBWEB), KISMET é um mergulho numa fantasia das mil e umas noites, numa Bagdade lendária fabricada em estúdio, e baseado – apesar de já se terem filmado vários KISMETS em Hollywood – num musical da Broadway de um par de anos antes. De todos os musicais de Minnelli, será o que faz mais tangentes ao “kitsch” – algo que no caso nem chega a ser defeito, apenas feitio.

25/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Universidade Aberta – Encontro

Em colaboração com a Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Aberta
La Jaula de Oro
A Jaula de Ouro
de Diego Quemada-Díez
com Brandón López, Rodolfo Dominguez, Karen Martínez, Carlos Chajon
Espanha, México, 2013 - 112 min
legendado em português | M/12
projeção seguida de debate

Longa-metragem de estreia de um cineasta espanhol instalado no México, LA JAULA DE ORO foi apresentado com êxito no Festival de Cannes (“Un Certain Regard”), onde o conjunto dos atores recebeu o prémio de melhor interpretação. O filme teve distribuição em diversos países, inclusive Portugal. Filmado com amadores, num estilo que mistura documentário e ficção, LA JAULA DE ORO narra o périplo de três jovens guatemaltecos, dois rapazes e uma rapariga (que se disfarça de homem para escapar à violência sexual), que decidem emigrar clandestinamente para os Estados Unidos, como milhares de outras pessoas, numa viagem muito arriscada, durante o qual os atores correram, por vezes, os mesmos riscos que os verdadeiros emigrantes. “O realizador opta por um tom sério e mistura um duro realismo social com uma verdadeira poesia, numa história em cujo centro estão os bastidores do que se passa no domínio do trabalho manual na Califórnia” (Sight & Sound). Primeira exibição na Cinemateca.