16/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Thunderbolt and Lightfoot
A Última Golpada
de Michael Cimino
com Clint Eastwood, Jeff Bridges, George Kennedy, Geoffrey Lewis
Estados Unidos, 1974 - 114 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Clint Eastwood apadrinhou (e ajudou a concretizar) a estreia de Michael Cimino na realização, impressionado com o seu trabalho no argumento de MAGNUM FORCE (a sequela de DIRTY HARRY). Neste “western on the road” Clint (Thunderbolt) interpreta o papel de um assaltante de bancos que, entusiasmado com o encontro com um jovem ambicioso (Jeff Bridges, Ligthfoot), reúne o seu velho gang para um regresso à atividade. Um retrato americano na época da ressaca da guerra do Vietname, de traços excêntricos. A exibir em cópia digital.
 
16/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Gruppo di Famiglia in un Interno
Violência e Paixão
de Luchino Visconti
com Burt Lancaster, Silvana Mangano, Helmut Berger
Itália, 1974 - 120 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Burt Lancaster de novo com Visconti depois de IL GATTOPARDO. Com argumento original de Visconti, GRUPPO DI FAMIGLIA… é uma obra com muitas referências autobiográficas, em particular na filosofia de vida do professor interpretado por Lancaster. Vivendo em reclusão e isolado do mundo, o professor é, contra vontade, de novo chamado à vida pela intrusão de um fascinante jovem e da sua família, que lhe invadem a mansão.
 
16/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Bella Ciao - Per la Libertà
de Giulia Giapponesi
Itália, 2022 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Bella Ciao, hino da resistência partigiana, tornou-se na canção revolucionária por excelência, inspirando novas gerações por todo o mundo, e entrando no circuito comercial através de hits musicais e de séries televisivas. O documentário de Giulia Giapponesi revela o atualíssimo potencial subversivo e a força insurgente de Bella Ciao, e salienta a forma como as várias histórias de poder popular e de luta de resistência se entrelaçam e convergem num objetivo comum: a liberdade. Primeira apresentação na Cinemateca.
 
16/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Daisy Miller
Daisy Miller – Uma Mulher às Direitas
de Peter Bogdanovich
com Cybil Shepherd, Barry Brown, Cloris Leachman, Mildred Natwick
Estados Unidos, 1974 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Para esta adaptação da novela homónima de Henry James (sobre um par de americanos que se conhecem durante uma viagem pela Europa), Bogdanovich tentou que fosse o seu amigo Orson Welles a encarregar-se da realização, ficando ele, Bogdanovich, como produtor e ator, a contracenar com a namorada Cybil Shepherd. Como Welles recusou, foi Bogdanovich quem realizou. Achincalhado pela crítica e ignorado pelo público, DAISY MILLER foi um flop. A exibir em cópia digital.