19/04/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Censura II: Uma Viagem Maior
Flesh and the Devil
O Demónio e a Carne
de Clarence Brown
com Greta Garbo, John Gilbert, Lars Hanson
Estados Unidos, 1926 - 125 min
mudo, intertítulos em inglês, traduzidos eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

De modo geral, os filmes mudos protagonizados por Greta Garbo são de qualidade superior aos sonoros e THE FLESH AND THE DEVIL é um dos seus melhores filmes mudos. Nesta história situada na Europa Central, Greta Garbo faz o papel de uma pérfida vamp, que se vai interpor na amizade entre John Gilbert e Lars Hanson. Numa cena famosa, durante a comunhão, Garbo faz girar o cálice que o padre lhe apresenta para pousar os lábios no mesmo sítio onde o seu amante o fizera, sorvendo o vinho com volúpia. Trata-se também de um dos melhores filmes do prolífero Clarence Brown, numa sumptuosíssima produção da MGM. O filme provocou a ira das associações religiosas e foi proibido em vários Estados americanos.

19/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
Música, Moçambique!
de José Fonseca e Costa
com Naguirele, Chacacha, Grupo Coral de Manica, Miriam Makeba
Moçambique/Portugal, 1981 - 90 min | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo

sessão apresentada por Maria do Carmo Piçarra, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (U. Minho) e do Centro de Estudos Comparatistas (U. Lisboa)

Documentário sobre o I Festival da Canção e da Música Tradicional de Moçambique, realizado na cidade de Maputo entre 28 de dezembro e 6 de janeiro de 1981, dando conta da diversidade e da riqueza da cultura moçambicana, num período de consolidação da independência de uma nação. Como escreveu Fonseca e Costa, este é um filme em que a música tem primazia, acrescentando “à imagem uma qualidade que ela, por si só, não possuía: a alma”.

19/04/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Censura II: Uma Viagem Maior
Titicut Follies
de Frederick Wiseman
Estados Unidos, 1967 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Da filmografia inicial de Frederick Wiseman, já um retrato das instituições americanas, marca de água do seu trabalho cinematográfico, TITICUT FOLLIES foi filmado num hospital psiquiátrico prisional no Massachusetts (o Bridgwater Institute for the Criminally Insane), cujas terríveis condições o realizador quis mostrar, mas foi alvo de uma longa batalha judicial, e o primeiro filme americano censurado por motivos alheios à “obscenidade” ou “segurança nacional”, como então tornou público a Zipporah Films: imediatamente proibido pelo Supremo Tribunal do Massachusetts em nome da privacidade dos reclusos, que ordenou a destruição de todas as cópias, foi autorizado exclusivamente para profissionais quando Wiseman apresentou recurso, tendo o caso chegado ao Supremo Tribunal Federal, que se recusou a emitir parecer. A situação só mudou em 1987, quando as famílias de sete dos reclusos filmados processaram a instituição psiquiátrica e o Estado do Massachusetts, alegando que o que se queria ocultar eram os métodos bárbaros utilizados, e só em 1991 a sua circulação generalizada obteve autorização judicial. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 1994.

19/04/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Censura II: Uma Viagem Maior
Paths of Glory
de Stanley Kubrick
com Kirk Douglas, Adolphe Menjou, Ralph Meeker, George Macready
Estados Unidos, 1957 - 86 min
legendado em espanhol | M/12

A partir de um romance de Humphrey Cobb, Kubrick aborda a questão dos fuzilamentos militares no interior do exército francês durante a Primeira Guerra, “para servir de exemplo”, quando alguns soldados se revoltaram contra a carnificina de que eram vítimas. Kirk Douglas é o oficial que vai defender os três soldados escolhidos para serem julgados e servirem de exemplo. Kubrick declarou que “esta situação histórica poderia ter acontecido em qualquer exército do mundo. Inicialmente, pensei situar a história num exército imaginário. E teria preferido que os soldados fossem americanos, mas nada de semelhante aos motins de 1917 ocorreu no exército americano à época”. Em França, que se encontrava em plena Guerra da Argélia, PATHS OF GLORY foi proibido durante 18 anos. Na Bélgica, foi retirado de cartaz devido à pressão francesa, o que provocou violentos protestos.