07/12/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terras Frias
Dersu Uzala
Dersu Uzala, a Águia da Estepe
de Akira Kurosawa
com Maxim Mounzouk, Youti Solomine, M. Bytchkov.
URSS, Japão, 1974 - 137 min
legendado em português | M/12

A história do encontro, no começo do século XX, de um militar, explorador e topógrafo, e de um caçador e guia, de nome Dersu Uzala, cuja amizade se cimenta ao longo de uma expedição. É também uma admirável reflexão sobre o fim de um mundo e de uma forma de vida.

07/12/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Novíssimo Cinema Espanhol
Color Perro que Huye
de Andrés Duque
Espanha, 2011 - 70 min
legendada eletronicamente em português | M/12

Nascido na Venezuela, Andrés Duque instalou-se em 2000 em Barcelona, onde estudou documentário criativo. Os seus filmes mais conhecidos são ENSAYO FINAL PARA LA UTOPIA (2012) e IVÁN Z (2004) sobre Iván Zulueta. Em COLOR PERRO QUE HUYE, um realizador acamado por algum tempo na sequência de um acidente, recupera diversas imagens que apagara do disco duro do seu computador. Com elas, constrói um filme com retratos de amigos e de lugares, numa montagem de “objets trouvés” que na verdade não são objetos encontrados mas sim reencontrados. O realizador define os seus filmes como ensaios cinematográficos, na medida em que, como tantas obras contemporâneas, nelas se fazem cruzamentos entre ficção, documentário e diário íntimo.

07/12/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Porto/Post/Doc | Thom Andersen e Lionel Rogosin

Em colaboração com o Porto/Post/Doc
Juke: Passages from the Films of Spencer Williams | Eadweard Muybridge, Zoopraxographer
duração total da projeção: 88 min | M/12
Thom Andersen

JUKE: PASSAGES FROM THE FILMS OF SPENCER WILLIAMS
Estados Unidos, 2015 – 29 min / legendado eletronicamente em português
EADWEARD MUYBRIDGE, ZOOPRAXOGRAPHER
Estados Unidos, 1975 – 59 min / legendado eletronicamente em português
de Thom Andersen

JUKE: PASSAGES FROM THE FILMS OF SPENCER WILLIAMS é o mais recente trabalho de curta-metragem de Thom Andersen que a apresenta assim: “Durante os anos quarenta, Spencer Williams dirigiu nove ‘race films’ para a Stack Entertainment no interior do Texas, interpretando oito deles. Apenas um destes títulos está ainda dado como perdido. Em JUKE tento resgatar o seu trabalho, demonstrar a sua originalidade e beleza bem como o seu valor documental. Williams regressa sempre ao mesmo tema: a luta entre o sagrado e o profano, a igreja e o ‘juke joint’, o gospel e os blues. Retrata-os a ambos com a mesma convicção. A igreja prevalece sempre, mas ele dá ao diabo o que lhe é devido”. Refletindo sobre as origens do cinema e um dos seus grandes precursores, EADWEARD MUYBRIDGE, ZOOPRAXOGRAPHER centra-se nos magníficos estudos do movimento humano e do movimento animal fotografados por Muybridge (1839-1904) com as suas múltiplas câmaras, intercalados com sequências que abordam a sua biografia e os desafios com que se deparou. Narrado por Dean Stockwell, é um dos primeiros trabalhos de Andersen, cujos primeiros filmes datam dos anos sessenta.
 

07/12/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Porto/Post/Doc | Thom Andersen e Lionel Rogosin

Em colaboração com o Porto/Post/Doc
The Thoughts We Once Had
de Thom Andersen
Estados Unidos, 2015 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Thom Andersen

Intitulado a partir de um poema de Christina Rossetti e inspirado na teoria do cinema de Gilles Deleuze, THE THOUGHTS WE ONCE HAD reflete acima de tudo o muito pessoal trabalho de Thom Andersen nos seus “filmes ensaio” que confrontam a história do cinema, o poder formal das suas imagens mas também o do pensamento. Neste filme, Andersen volta a olhar transversalmente o cinema – e a história – do século XX através de uma variedade de excertos de filmes (de Griffith a Laurel e Hardy ou a Godard ou à dança oriental de Debra Paget filmada por Lang), mas também recorrendo a material de proveniência e registos diversos que evocam o nazismo, o comunismo, a espionagem, as guerras que marcaram a segunda metade do século passado. E uma dedicatória: “To those who have nothing must be restored … the cinema.”