02/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
FROM HERE TO ETERNITY
Até à Eternidade
de Fred Zinnemann
com Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Frank Sinatra, Donna Reed, Ernest Borgnine, Claude Akins
Estados Unidos, 1953 - 118 min
legendado em espanhol | M/12

Baseado num best-seller cuja crueza foi atenuada no cinema, situado num quartel americano de Pearl Harbour pouco antes do ataque japonês, FROM HERE TO ETERNITY é menos um filme de guerra (apesar de algumas magníficas sequências, algumas com combates reais) do que um estudo sobre as frustrações sexuais dos protagonistas. O filme que estabeleceu Sinatra como um verdadeiro ator e lhe deu o Óscar de melhor ator secundário, enquanto Donna Reed conquistava o de atriz secundária. Clift dá uma lição do “Método” e Lancaster e Deborah Kerr têm uma célebre cena de amor na praia, com um beijo que causou escândalo.

02/10/2015, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Cyril Neyrat / Jean-Luc Godard

(conclusão)
HISTOIRE(S) DU CINÉMA 3A LA MONNAIE DE L’ABSOLU | ADIEU AU LANGAGE
duração total da projeção: 96 min | M/12
Contrariamente ao anunciado HISTOIRE(S) DU CINÉMA 3B UNE VAGUE NOUVELLE não será exibido e ADIEU AU LANGAGE substitui ALLEMAGNE NEUF ZÉRO

sessão-conferência, apresentada e comentada por Cyril Neyrat, em inglês

 HISTOIRE(S) DU CINÉMA 3A LA MONNAIE DE L’ABSOLU
de Jean-Luc Godard
França, 1998 – 26 min / legendado eletronicamente em português
ADIEU AU LANGAGE
Adeus à Linguagem
de Jean-Luc Godard
com Héloise Godet, Kamel Abdeli, Richard Chevallier
França, 2014 – 70 min / legendado em português | M/12

O episódio 3A das HISTOIRE(S) DU CINÉMA é dedicado a Gianni Amico e James Agee. O título LA MONNAIE DE L’ABSOLU (3A) inspira-se em Malraux, para o episódio mais político mas também mais pessimista das HISTOIRE(S) DU CINÉMA. Godard sobre a sua mais recente longa-metragem: "A ideia é simples: uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Amam-se, discutem, separam-se. Um cão erra entre a cidade e o campo. As estações passam. O homem e a mulher encontram-se outra vez. O cão entre eles. O outro é um. Um é o outro. São três." No fim de ADIEU AU LANGAGE, a longa-metragem em que Godard (re)inventa o 3D segundo as contemporâneas possibilidades tecnológicas digitais, um filme “do fim de tudo”, é o cão que fica, talvez, “a sonhar com as ilhas Marquesas”. ADIEU AU LANGAGE é uma primeira exibição na Cinemateca, a apresentar na versão 3D.
 

02/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
ON THE TOWN
Um Dia em Nova Iorque
de Stanley Donen, Gene Kelly
com Gene Kelly, Frank Sinatra, Vera-Ellen, Betty Garrett, Ann Miller
Estados Unidos, 1949 - 98 min
legendado em espanhol | M/6

Donen e Kelly estrearam-se na realização com ON THE TOWN e provocaram uma revolução nos filmes musicais. Pela primeira vez, as câmaras abandonaram os estúdios, sendo as coreografias quase todas filmadas em cenários naturais. Inspirado em parte no ballet Fancy Free, de Leonard Bernstein e Jerome Robbins, ON THE TOWN segue os passos de três marinheiros pelas ruas de Nova Iorque, simultaneamente cenário real e espaço coreográfico pontuado pelas silhuetas dos arranha-céus. “Eles” – Kelley, Sinatra e Garrett – são Gabey, Chip e Ozzie. ON THE TOWN é também o filme que repega no tema original de Bernstein para o musical da Broadway, New York, New York.

02/10/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Arquiteturas

Em colaboração com o Arquiteturas Film Festival 2015
OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM
de António de Macedo
com apresentada por João Rosmaninho
Portugal, 1987 - 113 min | M/12
sessão apresentada por João Rosmaninho

OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM é um raro exemplo, no cinema português, de um filme de ficção científica: um grupo de investigadores executa um projeto científico, com o intuito de impedir uma guerra nuclear eminente. Como acontece muitas vezes nestes casos, há um elemento imprevisto e da experiência resultam dois misteriosos seres que viajam no tempo e no espaço. Inspirado no conto de António de Macedo A Noiva Vestida de Nuvens, tem fotografia de José Luís Carvalhosa e música de António de Sousa Dias. A decoração é da responsabilidade de Susana de Sousa Dias.

02/10/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Com as Artes Marciais de Bruce Lee e Jackie Chan
JING WU MEN / FIST OF FURY
O Invencível
de Lo Wei
com Bruce Lee, Nora Miao, James Tien, Jackie Chan
Hong-Kong, 1971 - 102 min
legendado em português | M/16

É o segundo filme em que Bruce Lee tem o papel principal, depois do êxito extraordinário de TANG CHANG DIA XIONG/BIG BOSS/BIG BOSS O IMPLACÁVEL. A ação passa-se em 1908, durante a Guerra dos Boxers, um movimento de revolta antiocidental. Bruce Lee é um professor de kung fu, às voltas com os alunos da academia de karaté, que dizem que a China é “o homem doente da Ásia”. Naturalmente, graças às artes do kung fu, Bruce Lee poderá restaurar o orgulho nacional chinês. O argumento é do próprio Bruce Lee. De notar, a presença de Jackie Chan no pequeno papel de um estudante que atravessa uma parede, depois de receber um violento golpe de Bruce Lee. Um clássico. A apresentar na versão falada em inglês, em primeira exibição na Cinemateca.