01/09/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Christopher Lee – O Príncipe das Trevas
Dark Shadows
Sombras da Escuridão
de Tim Burton
com Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter, Christopher Lee
2012 - 113 min
legendado em português | M/12

Baseado na série “Dark Shadows”, realizada por Dan Curtis e transmitida no canal americano ABC entre 1966 e 1971, DARK SHADOWS recua a finais do século XVIII para uma história de amor desprezado e de uma feiticeira negra que transforma num vampiro e enterra vivo o homem que não a quis. Quando ele regressa ao mundo dos vivos duzentos anos depois, acorda numa mansão familiar do século XX onde conhece a sua excêntrica linhagem e reaprende a lidar com o génio da rapariga, Angelique, que regressa com ele, mas também com o amor obsessivo por ele. Christopher Lee é Silas Clarney, um “rei dos peixes que passa muito do seu tempo no pub The Blue Whale”. “Uma cartografia rápida, e velozmente conduzida, das principais paragens do mundo burtoniano” (Luís Miguel Oliveira, Ípsilon). Primeira exibição na Cinemateca.

01/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Recordações da Casa Amarela
de João César Monteiro
com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Teresa Calado, Luís Miguel Cintra, Ruy Furtado, Henrique Viana, Sabina Sacchi
Portugal, 1989 - 119 min
legendado em francês | M/16

RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, “uma comédia lusitana”, marca o nascimento de João de Deus, personagem cáustica e poética que só João César Monteiro poderia interpretar. À primeira vez, saído de um manicómio para divagar diletante por Lisboa e “dar-¬lhes trabalho”, João de Deus encanta-se com uma menina que toca clarinete, passa uma noite de amor sob o olhar de Stroheim em imagem pregada na parede em cima da cama da pensão e transfigura-se em criatura das trevas como Nosferatu no fim do filme.

01/09/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Christopher Lee – O Príncipe das Trevas
The Curse of Frankenstein
A Máscara de Frankenstein
de Terence Fisher
com Peter Cushing, Christopher Lee, Hazel Lee, Robert Urguhart
Reino Unido, 1957 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Vagamente baseado em Frankenstein de Mary Shelley (1818), THE CURSE OF FRANKENSTEIN foi o primeiro filme de terror a cores da Hammer Film Productions, inaugurou a justamente famosa série “Frankenstein” da produtora, estabeleceu a “marca gótica” do “Terror Hammer” e esteve na origem das novas versões de DRACULA e THE MUMMY (1959). Peter Cushing e Christopher Lee juntos, sob a direção de Fisher. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.

01/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso
Lola
Lola
de Jacques Demy
com Anouk Aimée, Marc Michel, Elina Labourdette, Margot Lion
França, 1960 - 83 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Alberto Vaz da Silva

Alguns consideram esta longa-metragem de estreia de Demy como a sua obra-prima. Em LOLA, estão todos os temas de Demy, os encontros e desencontros amorosos, os jogos de simetrias, o tom agridoce, a paixão pelo cinema americano. Dois dos protagonistas voltarão a aparecer em filmes posteriores, Lola em MODEL SHOP e Roland (Marc Michel) em LES PARAPLUIES DE CHERBOURG. Filmado em preto e branco e em scope, LOLA, dedicado à memória de Max Ophuls, também é uma homenagem à cidade natal do cineasta, Nantes. Anouk Aimée tem aqui um papel inesquecível.