24/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
IT’$ ONLY MONEY
Dinheiro e Só Dinheiro
de Frank Tashlin
com Jerry Lewis, Joan O’Brien, Zachary Scott, Jack Weston, Jesse White
Estados Unidos, 1962 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Jerry às voltas com uma intriga "policial" neste novo encontro com Frank Tashlin. Jerry é (mais uma vez, depois de ROCK-A-BYE BABY) um reparador de televisões que anseia ser um "detetive privado", a exemplo de um seu amigo, a quem vai auxiliar a resolver um mistério que envolve uma herdeira desaparecida. O último filme de Jerry Lewis a preto e branco.

24/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Rever Manuel Guimarães

Em colaboração com o Museu do Neo-Realismo
O CRIME DE ALDEIA VELHA
de Manuel Guimarães
com Barbara Laage, Rogério Paulo, Mário Pereira, Maria Olguim, Rui Gomes, Glicínia Quartin
Portugal, 1964 - 115 min | M/12

Adaptação de uma peça de Bernardo Santareno, por sua vez inspirada num facto verídico, ocorrido no norte do país em 1908. A história de uma mulher que se julga possessa e que é queimada numa fogueira pelo povo da aldeia como forma de exorcismo, depois de dois homens se terem suicidado por amor dela. Um requisitório contra a superstição num dos filmes mais interessantes de Manuel Guimarães. Seis anos depois de A COSTUREIRINHA DA SÉ, o regresso de Guimarães às longas-metragens de ficção, faz-se com António da Cunha Telles como produtor (produção para a Tobis Portuguesa), no mesmo ano de BELARMINO de Fernando Lopes, que com OS VERDES ANOS de Paulo Rocha (produções Cunha Telles) abriram o caminho do “Cinema Novo Português”. A apresentar numa cópia resultante do processo de preservação de 1997.

24/06/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Mario Monicelli, Cem Anos de Cinema

Em colaboração com a Associação Il Sorpasso
PADRI E FIGLI
Pais e Filhos
de Mario Monicelli
com Marcello Mastroianni, Vittorio De Sica, Marisa Merlini, Antonella Lualdi
Itália, 1957 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A projeção de PADRI E FIGLI, de Mario Monicelli, substitui a do inicialmente programado UN EROE DEI NOSTRI TEMPI, por indisponibilidade da cópia.

Premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, este é considerado um filme de transição na carreira de Monicelli, pois foi realizado pouco antes do grande êxito de I SOLITI IGNOTI. Alguns críticos vêem em PADRI E FIGLI um filme de transição entre o neo-realismo e a comédia. O filme, cuja ação se passa num espaço de cerca de três meses, lança um olhar observador sobre uma sociedade em plena mutação, através do trabalho de uma enfermeira que completa o seu salário trabalhando junto a várias famílias. Os problemas destas famílias e os conflitos entre as gerações são vistos através do prisma da comédia. Primeira apresentação na Cinemateca.

24/06/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
THE FAMILY JEWELS
Jerry e os Seis Tios
de Jerry Lewis
com Jerry Lewis, Donna Butterworth, Sebastian Cabot, Robert Strauss
Estados Unidos, 1965 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Uma criança, filha de um milionário recentemente falecido, tem que escolher um tutor entre os seis tios que lhe restam! Jerry "desafia" Alec Guinness em KIND HEARTS AND CORONETS, assumindo o papel de todos os tios, entre eles um velho marinheiro e um gangster. A apresentar em cópia digital.