08/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
THE SAD SACK
O Herói do Regimento
de George Marshall
com Jerry Lewis, Phyllis Kirk, David Wayne, Peter Lorre, Gene Evans
Estados Unidos, 1957 - 98 min
legendado em português | M/6

Segundo filme de Jerry Lewis "a solo", após a rutura com Dean Martin. Inspirado numa conhecida e popular banda desenhada humorística, THE SAD SACK é uma irresistível sátira à vida na tropa, com a personagem de Jerry passando incólume por uma série de provas e aventuras, que incluem um sequestro por uma tribo árabe que conta com a presença irresistível de Peter Lorre.

08/06/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Badlands
THEY LIVE
Eles Vivem
de John Carpenter
com Roddy Piper, Keuth David, Meg Foster, George “Buck” Flower
Estados Unidos, 1988 - 93 min
legendado em português | M/12

A ficção científica, o terror e a sátira: THEY LIVE é o filme em que um homem chega a Los Angeles para descobrir que a sociedade de consumo está a ser dominada por mensagens subliminares ditadas por “aliens” disfarçados de humanos. O “real” só se torna visível através de óculos escuros especiais. “Stay asleep”, “no imagination”, “submit to authority” são algumas das palavras de ordem para subjugar os humanos. “THEY LIVE, o filme da vingança de Carpenter sobre os anos oitenta, a plena assunção de uma dimensão política furiosamente combativa – este é, com muito poucos concorrentes à altura, o grande filme político do cinema americano dos anos oitenta” (Luís Miguel Oliveira).

08/06/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Manuel Guimarães – Abertura

Em colaboração com o Museu do Neo-Realismo
SALTIMBANCOS
de Manuel Guimarães
com Maria Olguim, Helga Liné, Artur Semedo, Fernando Gusmão
Portugal, 1951 - 92 min | M/12

Primeira longa-metragem de Manuel Guimarães (também produtor), SALTIMBANCOS marcou a diferença no cinema português do começo da década de cinquenta relativamente às comédias "à portuguesa" que então se faziam, procurando aproximar-se dos modelos do neorrealismo italiano, numa história adaptada do romance O Circo, de Leão Penedo, sobre a vida e a morte de uma companhia de saltimbancos. A apresentar em cópia resultante de um processo de preservação de 2005.