16/05/2015, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
THE RIVER
O Rio Sagrado
de Jean Renoir
com Adrienne Corri, Patricia Walter, Nora Swinburne, Radha Shri Ran, Esmond Knight, Thomas E. Breen
França, Índia, Estados Unidos, 1951 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12

THE RIVER marca o início da fase final da carreira de Renoir. Filmado na Índia, a cores, o filme conta a história de uma família inglesa e a “ação” resume-se ao facto de nascer, morrer e amar pela primeira vez. O rio do título é ao mesmo tempo físico (o Ganges) e metafísico (a vida, o tempo). Um dos filmes mais celebrados de Renoir, imbuído de uma espiritualidade assombrosamente serena.

16/05/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
BELLE DE JOUR | BELLE TOUJOURS
duração total da projeção: 168 min | M/16
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

BELLE DE JOUR
A Bela de Dia
de Luis Buñuel
com Catherine Deneuve, Jean Sorel, Michel Piccoli, Pierre Clémenti
França, 1967 – 100 min / legendado em português
BELLE TOUJOURS
de Manoel de Oliveira
com Michel Piccoli, Bulle Ogier, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque
Portugal, França, 2006 – 68 min / legendado em português

Adaptação por Jean-Claude Carrière do romance de Joseph Kessel, BELLE DE JOUR é um filme percorrido por referências sadomasoquistas, seguindo a história de uma mulher da sociedade que se prostitui de dia para materializar fantasias noturnas. Em muito singulares encontros com as perversões dos seus clientes. Um dos papéis mais famosos de Catherine Deneuve e uma das obras-primas de Buñuel. Em BELLE TOUJOURS, Manoel de Oliveira presta tributo a Luis Buñuel propondo uma continuação de BELLE DE JOUR que junta os dois protagonistas de Buñuel, em Paris, 39 anos depois do seu encontro. Michel Piccoli volta a interpretar o papel de Henri, guardador do segredo que Séverine (Bulle Ogier no papel interpretado por Catherine Deneuve no primeiro filme) quer descobrir.
 

16/05/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 30, O Cinema Antes da Regra
YOU AND ME
de Fritz Lang
com George Raft, Sylvia Sydney, Robert Cummings
Estados Unidos, 1938 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

“Não és tu e não sou eu, és tu e eu”, diz a personagem de Sylvia Sidney. Raramente visto, YOU AND ME, o terceiro filme americano de Fritz Lang, merece ser (re)descoberto. Lotte Eisner comparava-o a uma Lehrstuck (peça didática) de Brecht. A ação passa-se num grande armazém, onde o dono emprega pessoas condenadas pela justiça, que se encontram em liberdade condicional, para as ajudar no “bom caminho”. Furioso por ter sido enganado pela namorada, que ocultara o facto de também estar em liberdade condicional, um deles planeia assaltar a loja. O filme é extremamente original e não se enquadra em nenhum género estabelecido. Há inclusive uma cena em que as personagens rememoram os tempos da prisão com um número musical. Música de Kurt Weil.