20/04/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Sessão Crónicas de Moçambique
duração total da projeção: 72 min | M/12
UM PRESENTE ESPECIAL
de Nildo Essá
Moçambique2022 – 6 min

GIANT LITTLE CHOPPERS: MOZAMBIQUE’S HELICOPTER KID
de J.J. Nota
Moçambique, 2022 – 10 min

O GRANDE BAZAR
de Licínio Azevedo
com Manuel Adamo, Chico Antonio, Bento Castigo
Moçambique, 2006 – 56 min

Nesta sessão vamos conhecer três histórias de sobrevivência, engenho e amizade em formatos e géneros diferentes. Na curta-metragem de animação digital UM PRESENTE ESPECIAL, Nildo Essá põe em cena um grupo de miúdos rufias, mais conhecidos por “os pestinhas”, que, bem vistas as coisas, talvez sejam “gnomos de Natal”. Na curta documental GIANT LITTLE CHOPPERS, o jovem realizador, produtor e argumentista J.J. Nota coloca na mira da sua câmara Luciano Armindo, um adolescente de 12 anos, fascinado pela engenharia e com um hobby notável: construir meticulosamente, em tamanho real, carros e helicópteros de papelão e metal.  A fechar a sessão, O GRANDE BAZAR, média metragem do veterano Licínio Azevedo, acompanha a vivência de duas crianças num grande mercado africano. Uma procura trabalho para repor o que lhe foi roubado e poder voltar a casa, a outra não olha a meios para fugir da família. Os filmes estão também programados numa sessão do Ciclo “Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique”.

 
20/04/2024, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Mesa-Redonda “Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique”
Entrada livre mediante levantamento de bilhete 30 minutos antes da mesa-redonda
Com a participação de três protagonistas da “invenção do cinema” moçambicano - José Luís Cabaço (Ministro da Informação de Moçambique a partir de 1980, impulsionador da "Nova Estratégia para a Imagem", no âmbito da qual se deu a restruturação do jornal de atualidades KUXA KANEMA), Luis Carlos Patraquim (escritor, autor de vários guiões do cinema feito em Moçambique, integrou a redação do KUXA KANEMA), Camilo de Sousa (realizador) - e de um dos seus realizadores emergentes mais relevantes (Inadelso Cossa), a conversa percorrerá a história desta cinematografia desde a independência até ao presente. Moderação por Maria do Carmo Piçarra. A abrir a conversa, exibe-se o número 36 do KUXA KANEMA produzido em 1981.

 
20/04/2024, 19h00 | Sala Luís de Pina
FILMar: Chegada a Bom Porto
Sweetwater
de Lasse Glomm
com Bentein Baardson, Petronella Barker, Alphonsia Emmanuel
Noruega, 1988 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filmado em Roma e Londres, este é, na verdade, um filme que se pretende ambientado numa Noruega distópica, depois de um grande desastre mundial. A luta pela sobrevivência e a reconstrução social são, neste filme de Lasse Glomm, ampla oportunidade para analisar os limites da conveniência e da ética. A busca de água, um bem escasso, é o caminho de uma família que procura um lugar e se vê confrontada com uma sociedade de riscos, falsas oportunidades e traição. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
20/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
FILMar: Chegada a Bom Porto
Malteses, Burgueses E Às Vezes...
de Artur Semedo
com Artur Semedo, Nicolau Breyner, Vasco Rafael, Yola, Alda Rodrigues
Portugal, 1974 - 105 min | M/12
Estreado a 11 de abril de 1974, MALTESES, BURGUESES E ÀS VEZES... é um filme que avança sobre os valores e os paradoxos da burguesia lisboeta, desmontando-os com a sagacidade e humor que o realizador Artur Semedo trouxe a um cinema entre a resistência, primeiro, e a militância, depois da revolução. Incompreendido, posto de lado e amplamente ignorado, é um objeto que regista o tempo nas suas contradições, falhas e potencial de derisão, como só o tempo viria a poder demonstrar. Parcialmente rodado em 1973 em Angola, a comédia de Artur Semedo retrata mordazmente a burguesia colonial pondo em cena a aventureira história de um engajador de imigrantes que muda os seus negócios para Angola onde se envolve num obscuro ambiente social e político. Esta falsa comédia de costumes de fundo político e económico, é também um exemplo de como podemos olhar para o cinema enquanto janela histórica.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui